Ideologia e produção do conhecimento científico no campo da Educação Ambiental: Uma análise da perspectiva crítica nos trabalhos publicados na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REPEA) de 2010 a 2015
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10195 |
Resumo: | A presente tese doutoral tem por ambição contribuir para a discussão sobre a forma como a pesquisa científica vem sendo conduzida, tanto no campo da Educação Ambiental de modo geral, como no PPGEA-FURG. Nela, busca-se discutir a crise socioambiental na qual se circunscreve a humanidade como consequência necessária do desenvolvimento da sociedade enquanto expressão da tensão entre classes, e cuja resolução exige a transformação radical do modo de sociabilização a partir de alternativas anticapitalistas. A partir de uma abordagem fundamentada na obra do filósofo húngaro György Lukács, se afirma que a determinação material-social da dominação de classe não opera apenas sobre o senso comum, mas que as formas mais sofisticadas de conhecimento (como a ciência e a filosofia) também estão eivadas de interesses de classe, o que implica afirmar, enquanto hipótese, que no campo da Educação Ambiental, os processos de produção de conhecimento se dão de modo que a ideologia burguesa afasta os pesquisadores, mesmo no interior da perspectiva crítica, da compreensão acerca das relações fundantes da crise ambiental. Deste modo, a tese em torno da qual se produziu a presente pesquisa consiste na afirmação de que o conhecimento que se produz, no campo da Educação Ambiental, em uma perspectiva crítica, enfrenta interferências da ideologia burguesa que lhe dificultam apontar para a superação radical das relações sociais capitalistas como meio de superação à crise engendrada por tais relações. Tendo presente o conteúdo da hipótese que se busca demonstrar, foram elaborados três objetivos de pesquisa, que são: 1) entender as relações entre ideologia e produção de conhecimento, tendo por referência a ontologia lukacsiana; 2) apresentar a Crítica-Marxista como fundamento teórico capaz de produzir uma ideologia compatível com as demandas objetivas do nosso tempo, e 3) estudar os efeitos da crise da ideologia burguesa sobre a produção do conhecimento relacionada à Educação Ambiental Crítica, e analisar como tais elementos se apresentam nas publicações dos pesquisadores desta área. Assim, decidiu-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em análise documental, que se ocupa de realizar um trabalho exegético, interpretativo e crítico, na busca pela comprovação da hipótese através da análise de artigos científicos veiculados na revista Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2010 a 2015. De modo geral, a pesquisa revelou que existem fortes determinantes ideológicos que investem a “Educação Ambiental Crítica” de saberes com diferentes condições de possibilidade e intencionalidades diversas. Assim, tem-se que o termo “crítica”, no campo da Educação Ambiental, tornou-se insuficiente para designar a perspectiva que trabalha com a denúncia de uma crise que tem na sociabilidade burguesa sua causa, e que reivindica alternativas pós-capitalistas como único horizonte capaz de deter o fluxo de destruição humana e ambiental imposto pela forma e pelo ritmo de produção material da vida social no planeta. |
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Ideologia e produção do conhecimento científico no campo da Educação Ambiental: Uma análise da perspectiva crítica nos trabalhos publicados na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REPEA) de 2010 a 2015IdeologiaProdução de ConhecimentoOntologia do Ser SocialMarxismoEducação Ambiental CríticaIdeologíaProducción de ConocimientosOntologia del Ser SocialEducación Ambiental CríticaA presente tese doutoral tem por ambição contribuir para a discussão sobre a forma como a pesquisa científica vem sendo conduzida, tanto no campo da Educação Ambiental de modo geral, como no PPGEA-FURG. Nela, busca-se discutir a crise socioambiental na qual se circunscreve a humanidade como consequência necessária do desenvolvimento da sociedade enquanto expressão da tensão entre classes, e cuja resolução exige a transformação radical do modo de sociabilização a partir de alternativas anticapitalistas. A partir de uma abordagem fundamentada na obra do filósofo húngaro György Lukács, se afirma que a determinação material-social da dominação de classe não opera apenas sobre o senso comum, mas que as formas mais sofisticadas de conhecimento (como a ciência e a filosofia) também estão eivadas de interesses de classe, o que implica afirmar, enquanto hipótese, que no campo da Educação Ambiental, os processos de produção de conhecimento se dão de modo que a ideologia burguesa afasta os pesquisadores, mesmo no interior da perspectiva crítica, da compreensão acerca das relações fundantes da crise ambiental. Deste modo, a tese em torno da qual se produziu a presente pesquisa consiste na afirmação de que o conhecimento que se produz, no campo da Educação Ambiental, em uma perspectiva crítica, enfrenta interferências da ideologia burguesa que lhe dificultam apontar para a superação radical das relações sociais capitalistas como meio de superação à crise engendrada por tais relações. Tendo presente o conteúdo da hipótese que se busca demonstrar, foram elaborados três objetivos de pesquisa, que são: 1) entender as relações entre ideologia e produção de conhecimento, tendo por referência a ontologia lukacsiana; 2) apresentar a Crítica-Marxista como fundamento teórico capaz de produzir uma ideologia compatível com as demandas objetivas do nosso tempo, e 3) estudar os efeitos da crise da ideologia burguesa sobre a produção do conhecimento relacionada à Educação Ambiental Crítica, e analisar como tais elementos se apresentam nas publicações dos pesquisadores desta área. Assim, decidiu-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em análise documental, que se ocupa de realizar um trabalho exegético, interpretativo e crítico, na busca pela comprovação da hipótese através da análise de artigos científicos veiculados na revista Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2010 a 2015. De modo geral, a pesquisa revelou que existem fortes determinantes ideológicos que investem a “Educação Ambiental Crítica” de saberes com diferentes condições de possibilidade e intencionalidades diversas. Assim, tem-se que o termo “crítica”, no campo da Educação Ambiental, tornou-se insuficiente para designar a perspectiva que trabalha com a denúncia de uma crise que tem na sociabilidade burguesa sua causa, e que reivindica alternativas pós-capitalistas como único horizonte capaz de deter o fluxo de destruição humana e ambiental imposto pela forma e pelo ritmo de produção material da vida social no planeta.Esta tesis doctoral tiene la ambición de contribuir a la discusión sobre cómo la investigación científica está siendo llevado a cabo tanto en el campo de la EA en general, como en PPGEA-FURG. En ella, tratamos de analizar la crisis social y ambiental en el que se circunscribe a la humanidad como una consecuencia necesaria del desarrollo de la sociedad como una expresión de la tensión entre las clases, y cuya resolución requiere una transformación radical de la socialización de modo anticapitalista. A partir de un enfoque basado en la obra del filósofo húngaro György Lukacs, indicó que la determinación material y social de la dominación de clase no opera sólo en el sentido común, pero las formas más sofisticadas de conocimiento (por ejemplo, la ciencia y la filosofía) que también están plagados de intereses de clase, lo que implica como hipótesis de que en el campo de la educación ambiental, los procesos de producción de conocimientos se llevan a cabo de manera que la ideología burguesa aleja a los investigadores, incluso dentro de la perspectiva crítica, la comprensión sobre las relaciones fundamentales de la crisis ambiental. Por lo tanto, la tesis en torno al cual produjo la presente investigación es la afirmación de que el conocimiento producido en el campo de la educación ambiental en una perspectiva crítica, se enfrenta a la interferencia de la ideología burguesa que dificultan que apunta a la superación radical las relaciones capitalistas sociales como un medio para superar la crisis resultantes de tales relaciones. Teniendo en cuenta el contenido de la hipótesis que se pretende demostrar, se desarrollaron tres objetivos de investigación, que son: 1) entender la relación entre la ideología y la producción de conocimiento, con referencia a la ontología lukacsciana; 2) presentar la crítica marxista como fundamento teórico capaz de producir una ideología coherente con las exigencias objetivas de nuestro tiempo, y 3) estudiar los efectos de la crisis de la ideología burguesa en la producción de conocimientos relacionados con la Educación Ambiental Crítica, y analizar cómo tales elementos se presentan en las publicaciones de los investigadores en esta área. Por lo tanto, se decidió por una investigación cualitativa, basada en el análisis de documentos, que se ocupa de llevar a cabo un trabajo exegético, interpretativo y crítico en la búsqueda de pruebas de la hipótesis mediante el análisis de artículos científicos publicados en la revista de investigación de Educación Ambiental en el período de 2010 a 2015. En general, la investigacion reveló que existen determinantes ideológicos fuertes que invierten la "Educación ambiental crítica" del conocimiento con diferentes condiciones de posibilidad y diferentes intenciones. Por lo tanto, el término "crítico" en el campo de la educación ambiental, se hizo insuficiente para describir la perspectiva que trabaja con la queja de una crisis que tiene en la sociabilidad burguesa su causa, y que reclama alternativas poscapitalistas como único horizonte capaz de detener el flujo de la destrucción humana y ambiental impuesta por la forma y el ritmo de la producción material de la vida social en el planeta.Minasi, Luis FernandoCruz, Ricardo Gauterio2021-12-23T17:32:37Z2021-12-23T17:32:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCRUZ, Ricardo Gauterio. Ideologia e produção do conhecimento científico no campo da Educação Ambiental: Uma análise da perspectiva crítica nos trabalhos publicados na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REPEA) de 2010 a 2015. 2017. 192 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. 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