Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sheyla Costa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maraschin, Cleci, Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1090
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem.
id FURG_b5de4d7705add786c4199a67535a17a6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1090
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitaisConversation networks, teacher education and digital technologiesFormação de professoresRede de conversaçãoAmbiente virtualTecnologiasTeacher educationConversation networkVirtual environmentTechnologiesEste trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem.This paper aims at discussing teacher education in a conversation network supported by information and communication technologies. Understanding teacher education in a network allows thinking with others and having a different attitude by comparing, sharing, and listening so that beliefs, knowledge and meanings can be faced in an authorial way; it will lead to signification, rather than to mere obedience to the collective. Therefore, technological resources may be important tools for the development of conversation networks which can trigger teachers’ commitment to cooperative work, knowledge updating, experience sharing and learning.2011-10-11T17:46:28Z2011-10-11T17:46:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011.2178-079Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1090porRodrigues, Sheyla CostaMaraschin, CleciLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-11T17:46:28Zoai:repositorio.furg.br:1/1090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-11T17:46:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
Conversation networks, teacher education and digital technologies
title Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
spellingShingle Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
Rodrigues, Sheyla Costa
Formação de professores
Rede de conversação
Ambiente virtual
Tecnologias
Teacher education
Conversation network
Virtual environment
Technologies
title_short Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
title_full Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
title_fullStr Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
title_full_unstemmed Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
title_sort Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
author Rodrigues, Sheyla Costa
author_facet Rodrigues, Sheyla Costa
Maraschin, Cleci
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
Laurino, Débora Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sheyla Costa
Maraschin, Cleci
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Rede de conversação
Ambiente virtual
Tecnologias
Teacher education
Conversation network
Virtual environment
Technologies
topic Formação de professores
Rede de conversação
Ambiente virtual
Tecnologias
Teacher education
Conversation network
Virtual environment
Technologies
description Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-10-11T17:46:28Z
2011-10-11T17:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011.
2178-079X
http://repositorio.furg.br/handle/1/1090
identifier_str_mv RODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011.
2178-079X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187279043166208