Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1090 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem. |
id |
FURG_b5de4d7705add786c4199a67535a17a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1090 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitaisConversation networks, teacher education and digital technologiesFormação de professoresRede de conversaçãoAmbiente virtualTecnologiasTeacher educationConversation networkVirtual environmentTechnologiesEste trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem.This paper aims at discussing teacher education in a conversation network supported by information and communication technologies. Understanding teacher education in a network allows thinking with others and having a different attitude by comparing, sharing, and listening so that beliefs, knowledge and meanings can be faced in an authorial way; it will lead to signification, rather than to mere obedience to the collective. Therefore, technological resources may be important tools for the development of conversation networks which can trigger teachers’ commitment to cooperative work, knowledge updating, experience sharing and learning.2011-10-11T17:46:28Z2011-10-11T17:46:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011.2178-079Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/1090porRodrigues, Sheyla CostaMaraschin, CleciLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-11T17:46:28Zoai:repositorio.furg.br:1/1090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-11T17:46:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais Conversation networks, teacher education and digital technologies |
title |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
spellingShingle |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais Rodrigues, Sheyla Costa Formação de professores Rede de conversação Ambiente virtual Tecnologias Teacher education Conversation network Virtual environment Technologies |
title_short |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
title_full |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
title_fullStr |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
title_sort |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
author |
Rodrigues, Sheyla Costa |
author_facet |
Rodrigues, Sheyla Costa Maraschin, Cleci Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Cleci Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sheyla Costa Maraschin, Cleci Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Rede de conversação Ambiente virtual Tecnologias Teacher education Conversation network Virtual environment Technologies |
topic |
Formação de professores Rede de conversação Ambiente virtual Tecnologias Teacher education Conversation network Virtual environment Technologies |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2011-10-11T17:46:28Z 2011-10-11T17:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011. 2178-079X http://repositorio.furg.br/handle/1/1090 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011. 2178-079X |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187279043166208 |