Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo. |
id |
UNIR-3_35b78f9425e67dfe0a0fe3bdf1628ce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6019 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversaçãoEducación en la cibercultura a partir de uma red de conversaEducating in cyberculture from a conversation networkFormação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais370Formación de profesoresRed de conversaTecnologia digital.Teacher trainingConversation networkDigital technologiesEste artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.This article aims to discuss teacher understandings regarding the use of digital technologies in the training process in Higher Education. The research is constituted of a conversation network composed by members of a Research Group on Distance Education and Technology at the Federal University of Rio Grande - FURG. The research is based on the explanatory path of objectivity in parentheses by Humberto Maturana (2014), it used the Collective Subject Discourse technique to analyze the records produced in the forums, resulting in the discourse “Permanent formation in the context of technologies”. The discourse highlights the importance of permanent teacher training, updating it in the way it appropriates digital tools to develop didactic- pedagogical activities. Thus, this study allowed to conclude that the recursion of permanent formation and talking about the operation of digital technologies as an action to reconstruct and recreate teaching practices are possibilities to find ways to work and create concepts, procedures and attitudes in which the action of teaching is configured in an action of teaching jointly, since it is a collective of teachers that acts in the formative assessment.Este artículo tiene como objetivo discutir acerca de las comprensiones de los professores en relación al uso de las tecnologías digitales en el proceso de formación universitaria. Esta investigación está constituida por una red de conversación que está compuesta por integrantes del grupo de investigación em Educación a Distancia y Tecnología de la Universidad Federal de Rio Grande - FURG. Esta investigación es marcada por el camino de la objetividad entre paréntesis de Humberto Maturana (2014) y se utilizó la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo para realizar los registros producidos en los foros de conversa, dando resultado al discurso: “Formación permanente en el contexto de las tecnologías”. El discurso evidencia la importancia de la educación permanente del profesor, actualizándolo en el modo de cómo se apropia de la herramientas digitales para poder realizar suas actividades didácticas como pedagógicas. Así, este estudio permitie concluir que la recursividad de la formación permanente y del conversar sobre el uso de las tecnologías digitales, como incentivo para reconstruir y recrear las practicas de docencia, son posibilidades para encontrar caminos y trabajar nuevos métodos o conceptos, procedimientos y actitudes en el que el enseñar sea modificado a una acción de coenseñar, una vez que un colectivo de profesores actúe en el proceso formativo.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/601910.26568/2359-2087.2021.6019EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019/4142Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele Amaral2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6019Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação Educación en la cibercultura a partir de uma red de conversa Educating in cyberculture from a conversation network |
title |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
spellingShingle |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação Silveira, Daniel da Silva Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais 370 Formación de profesores Red de conversa Tecnologia digital. Teacher training Conversation network Digital technologies |
title_short |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
title_full |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
title_fullStr |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
title_full_unstemmed |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
title_sort |
Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação |
author |
Silveira, Daniel da Silva |
author_facet |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Daniele Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais 370 Formación de profesores Red de conversa Tecnologia digital. Teacher training Conversation network Digital technologies |
topic |
Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais 370 Formación de profesores Red de conversa Tecnologia digital. Teacher training Conversation network Digital technologies |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019 10.26568/2359-2087.2021.6019 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.6019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019/4142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-17 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543435956224 |