Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heckler, Valmir
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6841
Resumo: Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu treze professores de Ciências, com formações em Química, Física e Biologia, no pensar/atuar em ações coletivas registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Tópico Especial: Experimentação em Ciências na EaD (TEECE) do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grade (FURG). Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem como forma de interligar o enfoque genético no desenvolvimento do professor/pesquisador à formação acadêmico-profissional de cada participante. Este é um campo investigativo recente na/sobre formação de professores da área de Ciências nesta modalidade educativa, que emerge, essencialmente, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na estruturação do histórico da experimentação em Ciências, são destacados diferentes potenciais às atividades do laboratório didático no contexto escolar e acadêmico, enfatizando processos mediados com artefatos científicos da Ciência contemporânea no possibilitar as comunicações e interações dos sujeitos em um cenário de pesquisa-formação online. Dessa forma, é abordada a constituição do campo empírico, delimitado à quinta semana de atividades, associada ao estudo dos intensos diálogos entre os colegas registrados em fóruns e chat frente às questões abertas em atividades com o uso de vídeo e simulador. A partir da linguagem registrada, acontece a construção conjunta da comunicação e do conhecimento, com os professores distantes geograficamente, em torno do efeito estufa, em AVA via/na web. O fenômeno é situado conexo à experiência vivida pelo professor/pesquisador, com aperfeiçoamentos teórico-práticos das atividades investigativas propostas em interfaces do ambiente Moodle na EaD. Esta é uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica fenomenológica hermenêutica, desenvolvida pela produção textual auto-organizada de metatexto, em que o corpus de análise das informações teóricas e empíricas é estudado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), incluindo as três categorias emergentes na construção dos argumentos centrais do estudo. O primeiro argumento contempla as interações entre os professores e os artefatos da experimentação em Ciências na EaD e amplia as compreensões na construção de modelos dos fenômenos. O segundo trata sobre o operar dos artefatos na experimentação em Ciências na EaD, que acontece pelo diálogo e pelos questionamentos dos professores em interfaces no AVA. O terceiro envolve a atuação com os professores no planejamento da aula, que se constitui em pesquisa-formação online pela construção conjunta das comunicações e dos conteúdos em AVA na EaD. Estes compõem o argumento aglutinador da pesquisa: A indagação online da experimentação em Ciências na EaD constitui pesquisa-formação com os professores em AVA pela interatividade no compreender os fenômenos.
id FURG_b66534a526c94b9fdd3aaa8e4d2b904c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6841
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVAExperimentação em Ciências na EaDPesquisa-formação onlinePesquisa qualitativaIndagação dialógicaATDPós-GraduaçãoExperimentation in Sciences in Distance EducationResearch-formation onlineResearch qualitativeDialogic inquiryAnálise Textual DiscursivaGraduate studiesEsta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu treze professores de Ciências, com formações em Química, Física e Biologia, no pensar/atuar em ações coletivas registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Tópico Especial: Experimentação em Ciências na EaD (TEECE) do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grade (FURG). Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem como forma de interligar o enfoque genético no desenvolvimento do professor/pesquisador à formação acadêmico-profissional de cada participante. Este é um campo investigativo recente na/sobre formação de professores da área de Ciências nesta modalidade educativa, que emerge, essencialmente, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na estruturação do histórico da experimentação em Ciências, são destacados diferentes potenciais às atividades do laboratório didático no contexto escolar e acadêmico, enfatizando processos mediados com artefatos científicos da Ciência contemporânea no possibilitar as comunicações e interações dos sujeitos em um cenário de pesquisa-formação online. Dessa forma, é abordada a constituição do campo empírico, delimitado à quinta semana de atividades, associada ao estudo dos intensos diálogos entre os colegas registrados em fóruns e chat frente às questões abertas em atividades com o uso de vídeo e simulador. A partir da linguagem registrada, acontece a construção conjunta da comunicação e do conhecimento, com os professores distantes geograficamente, em torno do efeito estufa, em AVA via/na web. O fenômeno é situado conexo à experiência vivida pelo professor/pesquisador, com aperfeiçoamentos teórico-práticos das atividades investigativas propostas em interfaces do ambiente Moodle na EaD. Esta é uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica fenomenológica hermenêutica, desenvolvida pela produção textual auto-organizada de metatexto, em que o corpus de análise das informações teóricas e empíricas é estudado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), incluindo as três categorias emergentes na construção dos argumentos centrais do estudo. O primeiro argumento contempla as interações entre os professores e os artefatos da experimentação em Ciências na EaD e amplia as compreensões na construção de modelos dos fenômenos. O segundo trata sobre o operar dos artefatos na experimentação em Ciências na EaD, que acontece pelo diálogo e pelos questionamentos dos professores em interfaces no AVA. O terceiro envolve a atuação com os professores no planejamento da aula, que se constitui em pesquisa-formação online pela construção conjunta das comunicações e dos conteúdos em AVA na EaD. Estes compõem o argumento aglutinador da pesquisa: A indagação online da experimentação em Ciências na EaD constitui pesquisa-formação com os professores em AVA pela interatividade no compreender os fenômenos.This doctoral thesis presents understandings about how an community of teachers in research-formation online develop/comprises of the experimentation in Sciences in distance education (DE). Involves thirteen science teachers with formation in chemistry, physics and biology, in think/acting in collective actions recorded in the Virtual Learning Environment (VLE) of the discipline Special Topics: Experimentation in Science in DE, in Graduate studies of Education in Sciences: Chemistry of Life and Health in Universidade Federal do Rio Grande (FURG). For both, it is assumed the sociocultural approach based on language as a way of linking the genetic approach in the development of the teacher/researcher to academic-professional formation of each participant. This is investigative a recent field on/in the formation of teachers in the area of science education in this modality, which emerges essentially after the creation of the system Universidade Aberta do Brasil (UAB). In structuring the history of experimentation in science are highlighted different potential activities the laboratory didactic in context the school and academic, emphasizing mediated processes with scientific artifacts of contemporary science in enabling communication and interactions of individuals in a scenario research-formation online. Thus, this constitution the empirical field, happens bound to the fifth week of activities associated with the study of intense dialogues between colleagues recorded in forums and chat from the open questions in activities with the use of video and simulator. From the registered language, happens to joint construction of knowledge and communication with geographically distant teachers, around the theme greenhouse in VLE via/in web. Thus, the phenomenon is situated cohesive the lived experience by the teacher/researcher with theoretical-practical perfecting of the proposed research activities in the Moodle environment interfaces in DE. This is an research-action practical-collaborative with philosophical basis hermeneutic phenomenological, with the self-organized development of textual production metatext, in the corpus of theoretical and empirical analysis of the information's by Análise Textual Discursiva (ATD), including the three categories emerging in construction of the central arguments of the study. Includes in the first argument, interactions between the teachers and the artifacts of the experimentation in Sciences in DE enlarge understandings in building models of the phenomena. The second deals with the operate of the artifacts in the experimentation in Sciences in DE, which happens through dialogue and of the questioning between teachers in the VLE interfaces. The third involves the work with teachers in planning lessons, which constitutes research-formation online from the joint construction of communications and content in VLE in DE. Both make up the central argument of the research: The inquiry online of the experimentation in Sciences in distance education constitutes research- formation with teachers in the VLE by interactivity in understanding the phenomena.Galiazzi, Maria do CarmoHeckler, Valmir2016-12-01T19:06:24Z2016-12-01T19:06:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfHECKLER, Valmir. Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA. 2014. 242 f. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-11T19:59:09Zoai:repositorio.furg.br:1/6841Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-11T19:59:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
title Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
spellingShingle Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
Heckler, Valmir
Experimentação em Ciências na EaD
Pesquisa-formação online
Pesquisa qualitativa
Indagação dialógica
ATD
Pós-Graduação
Experimentation in Sciences in Distance Education
Research-formation online
Research qualitative
Dialogic inquiry
Análise Textual Discursiva
Graduate studies
title_short Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
title_full Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
title_fullStr Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
title_full_unstemmed Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
title_sort Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA
author Heckler, Valmir
author_facet Heckler, Valmir
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Heckler, Valmir
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação em Ciências na EaD
Pesquisa-formação online
Pesquisa qualitativa
Indagação dialógica
ATD
Pós-Graduação
Experimentation in Sciences in Distance Education
Research-formation online
Research qualitative
Dialogic inquiry
Análise Textual Discursiva
Graduate studies
topic Experimentação em Ciências na EaD
Pesquisa-formação online
Pesquisa qualitativa
Indagação dialógica
ATD
Pós-Graduação
Experimentation in Sciences in Distance Education
Research-formation online
Research qualitative
Dialogic inquiry
Análise Textual Discursiva
Graduate studies
description Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu treze professores de Ciências, com formações em Química, Física e Biologia, no pensar/atuar em ações coletivas registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Tópico Especial: Experimentação em Ciências na EaD (TEECE) do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grade (FURG). Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem como forma de interligar o enfoque genético no desenvolvimento do professor/pesquisador à formação acadêmico-profissional de cada participante. Este é um campo investigativo recente na/sobre formação de professores da área de Ciências nesta modalidade educativa, que emerge, essencialmente, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na estruturação do histórico da experimentação em Ciências, são destacados diferentes potenciais às atividades do laboratório didático no contexto escolar e acadêmico, enfatizando processos mediados com artefatos científicos da Ciência contemporânea no possibilitar as comunicações e interações dos sujeitos em um cenário de pesquisa-formação online. Dessa forma, é abordada a constituição do campo empírico, delimitado à quinta semana de atividades, associada ao estudo dos intensos diálogos entre os colegas registrados em fóruns e chat frente às questões abertas em atividades com o uso de vídeo e simulador. A partir da linguagem registrada, acontece a construção conjunta da comunicação e do conhecimento, com os professores distantes geograficamente, em torno do efeito estufa, em AVA via/na web. O fenômeno é situado conexo à experiência vivida pelo professor/pesquisador, com aperfeiçoamentos teórico-práticos das atividades investigativas propostas em interfaces do ambiente Moodle na EaD. Esta é uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica fenomenológica hermenêutica, desenvolvida pela produção textual auto-organizada de metatexto, em que o corpus de análise das informações teóricas e empíricas é estudado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), incluindo as três categorias emergentes na construção dos argumentos centrais do estudo. O primeiro argumento contempla as interações entre os professores e os artefatos da experimentação em Ciências na EaD e amplia as compreensões na construção de modelos dos fenômenos. O segundo trata sobre o operar dos artefatos na experimentação em Ciências na EaD, que acontece pelo diálogo e pelos questionamentos dos professores em interfaces no AVA. O terceiro envolve a atuação com os professores no planejamento da aula, que se constitui em pesquisa-formação online pela construção conjunta das comunicações e dos conteúdos em AVA na EaD. Estes compõem o argumento aglutinador da pesquisa: A indagação online da experimentação em Ciências na EaD constitui pesquisa-formação com os professores em AVA pela interatividade no compreender os fenômenos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-12-01T19:06:24Z
2016-12-01T19:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HECKLER, Valmir. Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA. 2014. 242 f. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6841
identifier_str_mv HECKLER, Valmir. Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA. 2014. 242 f. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187276278071296