Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Nathália Barra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Pablo Souza de, Portilho, Clintia Cardoso, Azevedo, Yasmin Santos de, Paes, Steven Souza, Silva, Luely Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732
Resumo: Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar.
id BASR-0_26ed598c2f75cd4c343822a203c95b54
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9732
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiryExperimentaçãoConhecimento por IndagaçãoEnsino de Química.Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/973210.34115/basrv4n3-011Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 881-888Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 881-8882595-36212595-362110.34115/basr.v4i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732/8170Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Nathália BarraSá, Pablo Souza dePortilho, Clintia CardosoAzevedo, Yasmin Santos dePaes, Steven SouzaSilva, Luely Oliveira da2020-06-29T18:19:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9732Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-06-29T18:19:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
title Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
spellingShingle Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
Viana, Nathália Barra
Experimentação
Conhecimento por Indagação
Ensino de Química.
title_short Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
title_full Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
title_fullStr Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
title_full_unstemmed Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
title_sort Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
author Viana, Nathália Barra
author_facet Viana, Nathália Barra
Sá, Pablo Souza de
Portilho, Clintia Cardoso
Azevedo, Yasmin Santos de
Paes, Steven Souza
Silva, Luely Oliveira da
author_role author
author2 Sá, Pablo Souza de
Portilho, Clintia Cardoso
Azevedo, Yasmin Santos de
Paes, Steven Souza
Silva, Luely Oliveira da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Nathália Barra
Sá, Pablo Souza de
Portilho, Clintia Cardoso
Azevedo, Yasmin Santos de
Paes, Steven Souza
Silva, Luely Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Conhecimento por Indagação
Ensino de Química.
topic Experimentação
Conhecimento por Indagação
Ensino de Química.
description Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732
10.34115/basrv4n3-011
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n3-011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732/8170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 881-888
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 881-888
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006633324544