Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732 |
Resumo: | Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar. |
id |
BASR-0_26ed598c2f75cd4c343822a203c95b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9732 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiryExperimentaçãoConhecimento por IndagaçãoEnsino de Química.Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/973210.34115/basrv4n3-011Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 881-888Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 881-8882595-36212595-362110.34115/basr.v4i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732/8170Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Nathália BarraSá, Pablo Souza dePortilho, Clintia CardosoAzevedo, Yasmin Santos dePaes, Steven SouzaSilva, Luely Oliveira da2020-06-29T18:19:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9732Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-06-29T18:19:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
title |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
spellingShingle |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry Viana, Nathália Barra Experimentação Conhecimento por Indagação Ensino de Química. |
title_short |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
title_full |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
title_fullStr |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
title_full_unstemmed |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
title_sort |
Experimentação na perspectiva investigativa no ensino de química: construindo conhecimento por meio da indagação / Experimentation from an investigative perspective in teaching chemistry: building knowledge through inquiry |
author |
Viana, Nathália Barra |
author_facet |
Viana, Nathália Barra Sá, Pablo Souza de Portilho, Clintia Cardoso Azevedo, Yasmin Santos de Paes, Steven Souza Silva, Luely Oliveira da |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Pablo Souza de Portilho, Clintia Cardoso Azevedo, Yasmin Santos de Paes, Steven Souza Silva, Luely Oliveira da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Nathália Barra Sá, Pablo Souza de Portilho, Clintia Cardoso Azevedo, Yasmin Santos de Paes, Steven Souza Silva, Luely Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Conhecimento por Indagação Ensino de Química. |
topic |
Experimentação Conhecimento por Indagação Ensino de Química. |
description |
Este trabalho buscou verificar o uso da experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química na educação básica. A aplicação de aulas práticas e investigativas consiste em uma estratégia importante para a construção do conhecimento científico levando desta forma o aluno a entender que a Química está em todos os lugares e que tendo aplicabilidade no dia-a-dia do educando. Destarte, esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, e assim corroborar, que a experimentação de forma investigativa possibilita um maior aprendizado, assim como, maiores reflexões sobre o problema abordado. A metodologia usada versa em um levantamento bibliográfico e procedimento pedagógico de aplicação de uma proposta que consiste em teste, aplicação de experimentos e apresentação oral do conteúdo. Uma vez aplicados obteve-se resultados significativos visto que houve uma maior participação dos alunos nos momentos da realização dos procedimentos pedagógicos. Os alunos conseguiram resolver as questões problemas lançadas com empenho e dedicação realizando significativas contribuições, e assim notou-se uma maior motivação de aprender, revelando a importância e a necessidade dessas atividades aplicadas por meio de uma abordagem investigativas, fazendo parte do cotidiano escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732 10.34115/basrv4n3-011 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n3-011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/9732/8170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 3 (2020); 881-888 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 3 (2020); 881-888 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006633324544 |