A açorianidade e o discurso paródico em pátio d'alfandega-meia noite, de Álamo Oliveira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9108 |
Resumo: | Esta dissertação analisa o romance Pátio d’Alfândega – meia noite, do escritor açoriano Álamo de Oliveira, para elencar a sua importância, e possível inovação, no sistema literário açoriano. Sendo assim, propõem-se ponderar a açorianidade de Nemésio e as características do sistema açoriano, constituídas e discutidas por Urbano Bettencourt, Onésio Almeida, Carlos Reis, João de Melo e Luiz Antonio de Assis Brasil. Além disso, a fim de apontar a novidade, indicaremos a presença do discurso paródico, à luz de teorias de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, nas quais percorreremos a sua utilização ao longo da história literária, a fim de estabelecer a sua função na obra escolhida. |
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A açorianidade e o discurso paródico em pátio d'alfandega-meia noite, de Álamo OliveiraÁlamo OliveiraDiscurso ParódicoAçorianidadePós-modernismoHistória da LiteraturaParodic DiscourseAzorianityPostmodernismHistory of LiteratureEsta dissertação analisa o romance Pátio d’Alfândega – meia noite, do escritor açoriano Álamo de Oliveira, para elencar a sua importância, e possível inovação, no sistema literário açoriano. Sendo assim, propõem-se ponderar a açorianidade de Nemésio e as características do sistema açoriano, constituídas e discutidas por Urbano Bettencourt, Onésio Almeida, Carlos Reis, João de Melo e Luiz Antonio de Assis Brasil. Além disso, a fim de apontar a novidade, indicaremos a presença do discurso paródico, à luz de teorias de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, nas quais percorreremos a sua utilização ao longo da história literária, a fim de estabelecer a sua função na obra escolhida.This study is an analysis of the novel O Pátio d'Alfândega – meia noite by the azorean Álamo de Oliveira with the aim of highlighting its importance, as well as to provide an innovative vision to the Azorean Literary System. Thus, it has proposed to consider Nemésio's azorianity and the characteristics of the Azorean System, which is constituted and discussed by Urbano Bettencourt, Onesio Almeida, Carlos Reis, João de Melo and Luiz Antonio de Assis Brasil. In addition, to point out the originality of this work, we have indicated the presence of a parodic discourse in the scope of Mikhail Bakhtin and Linda Hutcheon theories, where we explore its use throughout literary history to establish its function in the Alamo ́s novel.Fornos, José Luís GiovanoniRosa, Luiz Renato Silveira da2020-10-25T22:25:57Z2020-10-25T22:25:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Luiz Renato Silveira da. A açorianidade e o discurso paródico em pátio d'alfandega-meia noite, de Álamo Oliveira. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/9108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-10-25T22:25:57Zoai:repositorio.furg.br:1/9108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-10-25T22:25:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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Esta dissertação analisa o romance Pátio d’Alfândega – meia noite, do escritor açoriano Álamo de Oliveira, para elencar a sua importância, e possível inovação, no sistema literário açoriano. Sendo assim, propõem-se ponderar a açorianidade de Nemésio e as características do sistema açoriano, constituídas e discutidas por Urbano Bettencourt, Onésio Almeida, Carlos Reis, João de Melo e Luiz Antonio de Assis Brasil. Além disso, a fim de apontar a novidade, indicaremos a presença do discurso paródico, à luz de teorias de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, nas quais percorreremos a sua utilização ao longo da história literária, a fim de estabelecer a sua função na obra escolhida. |
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