Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Rubira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7426
Resumo: Nos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade.
id FURG_b8260a6f06faff6444c97bf64d295ca6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7426
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamentalEducação estatísticaEnsino da estatísticaProposta pedagógicaEnsino fundamentalNos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade.Pinto, Suzi SamáSilva, Camila Rubira2017-07-20T01:37:41Z2017-07-20T01:37:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/7426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-20T01:37:41Zoai:repositorio.furg.br:1/7426Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-20T01:37:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
title Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
Silva, Camila Rubira
Educação estatística
Ensino da estatística
Proposta pedagógica
Ensino fundamental
title_short Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_full Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
author Silva, Camila Rubira
author_facet Silva, Camila Rubira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Suzi Samá
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Rubira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Ensino da estatística
Proposta pedagógica
Ensino fundamental
topic Educação estatística
Ensino da estatística
Proposta pedagógica
Ensino fundamental
description Nos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-07-20T01:37:41Z
2017-07-20T01:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7426
identifier_str_mv SILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384384470253568