Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7426 |
Resumo: | Nos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade. |
id |
FURG_b8260a6f06faff6444c97bf64d295ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7426 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamentalEducação estatísticaEnsino da estatísticaProposta pedagógicaEnsino fundamentalNos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade.Pinto, Suzi SamáSilva, Camila Rubira2017-07-20T01:37:41Z2017-07-20T01:37:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/7426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-20T01:37:41Zoai:repositorio.furg.br:1/7426Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-20T01:37:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
title |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental Silva, Camila Rubira Educação estatística Ensino da estatística Proposta pedagógica Ensino fundamental |
title_short |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Silva, Camila Rubira |
author_facet |
Silva, Camila Rubira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Suzi Samá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Rubira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estatística Ensino da estatística Proposta pedagógica Ensino fundamental |
topic |
Educação estatística Ensino da estatística Proposta pedagógica Ensino fundamental |
description |
Nos dias de hoje, tem-se utilizado com maior frequência técnicas estatísticas para sintetizar e comunicar informações recorrentes no cotidiano. No entanto, para que o cidadão possa compreendê-las é necessário o conhecimento de conceitos básicos da Estatística. Considera-se que a Educação Estatística possa possibilitar ao estudante organizar, ler, interpretar e analisar dados criticamente, bem como auxiliar na tomada de decisões. O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo construir uma proposta pedagógica que potencialize o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidas duas oficinas: “Dialogando com os Dados” e “Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água”. Esta proposta foi oferecida para estudantes da Educação Básica do 7° ano de uma escola pública municipal da zona oeste do município de Rio Grande – RS. As atividades desenvolvidas nessas oficinas proporcionaram, aos estudantes, além do estudo de conceitos e procedimentos estatísticos, a vivência da pesquisa, o desenvolvimento da criatividade, interatividade e coletividade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-07-20T01:37:41Z 2017-07-20T01:37:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. http://repositorio.furg.br/handle/1/7426 |
identifier_str_mv |
SILVA, Camila Rubira. Da teoria à prática: uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187252073791488 |