Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10774 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021. |
id |
FURG_b8e8ca2652f5ea1171790b860957c23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10774 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamentalEstereotipos de género y superhéroes: un estudio realizado con niños de escuela primariaGender stereotypes and superheroes: a study carried out with elementary school childrenEstereótipos de gêneroEnsino FundamentalRelações sociaisCrençasEstereotipos de géneroEnseñanza fundamentalRelaciones socialesCreenciasGender stereotypesElementary schoolSocial relationsBeliefsRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021.Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.Este artículo tiene como objetivo indagar cómo se manifiestan las representaciones de género en la configuración de las relaciones sociales de los alumnos de 4º y 5º de primaria. Se realizó un estudio descriptivo cualitativo, en el que participaron 36 estudiantes de una escuela municipal de la región de Formosa - GO, Brasil. Como instrumentos se utilizó una entrevista abierta semiestructurada y dos historias de estímulo, acercándose al escenario de superhéroes y superheroínas para favorecer la recopilación y análisis de las perspectivas de los niños sobre el tema. Los resultados indicaron que, incluso con el desarrollo de la personalidad y la subjetividad, los niños tienen creencias respaldadas por estereotipos de género.This article aims to investigate how gender representations are manifested in the configuration of social relationships of students in the 4th and 5th year of Elementary School. A descriptive qualitative study was conducted with 36 students from a municipal school in the region of Formosa, Goiás state, Brazil. The instruments used were an open semi-structured interview and two thought-provoking stories of superheroes and superheroines to favor the collection and analysis of children’s perspectives about the subject. The results show that the children’s beliefs were supported by gender stereotypes even though their personalities are still developing.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-24T23:15:49Z2023-03-24T23:15:49Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, M. S.; MIRANDA, J. M. F.; BESSA, S. Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do Ensino Fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 739–756, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13205. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205. Acesso em: 16 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1077410.14295/de.v9i2.13205porBarbosa, Milena de SouzaMiranda, Jade Milena Fonseca deBessa, Sôniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-24T23:15:49Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10774Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-24T23:15:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental Estereotipos de género y superhéroes: un estudio realizado con niños de escuela primaria Gender stereotypes and superheroes: a study carried out with elementary school children |
title |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental Barbosa, Milena de Souza Estereótipos de gênero Ensino Fundamental Relações sociais Crenças Estereotipos de género Enseñanza fundamental Relaciones sociales Creencias Gender stereotypes Elementary school Social relations Beliefs |
title_short |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
title_full |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
title_sort |
Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do ensino fundamental |
author |
Barbosa, Milena de Souza |
author_facet |
Barbosa, Milena de Souza Miranda, Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Milena de Souza Miranda, Jade Milena Fonseca de Bessa, Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereótipos de gênero Ensino Fundamental Relações sociais Crenças Estereotipos de género Enseñanza fundamental Relaciones sociales Creencias Gender stereotypes Elementary school Social relations Beliefs |
topic |
Estereótipos de gênero Ensino Fundamental Relações sociais Crenças Estereotipos de género Enseñanza fundamental Relaciones sociales Creencias Gender stereotypes Elementary school Social relations Beliefs |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.739-756, 2021. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-28 2023-03-24T23:15:49Z 2023-03-24T23:15:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, M. S.; MIRANDA, J. M. F.; BESSA, S. Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do Ensino Fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 739–756, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13205. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205. Acesso em: 16 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10774 10.14295/de.v9i2.13205 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, M. S.; MIRANDA, J. M. F.; BESSA, S. Estereótipos de gênero e super-heróis: um estudo realizado com crianças do Ensino Fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 739–756, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13205. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13205. Acesso em: 16 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v9i2.13205 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187248820060160 |