A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Susana Inês
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Arruda, Rogério Dias de, Paredes, Joaquín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3305
Resumo: Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
id FURG_ba6253db77be9bedb35b48b0615d6bfa
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3305
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - BrasilThe formation in environmental education and ICT: a glance at PPGEA/FurgEducação ambientalPós graduaçãoTICAbordagem sócio-históricaEnvironmental educationPost graduateICTSocio historical approachNeste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.This text is to discuss the training process in Environmental Education in the Postgraduate Program in Environmental Education, Master's and Doctoral level, at the Federal University of Rio Grande (PPGE / FURG) and reflect on the possibility of contribution of Information and Communication Technologies (ICT) in this process. It presents a brief contextualization of the field of Environmental Education and the complexity of the dimensions involved in the training of environmental educators. We focus the various denominations and a number of possible classifications of environmental education, emphasizing its identification in the field of Education and problematized the relationship between and among the environment. It takes the process of training of environmental educators in PPGE / FURG, bearing in mind some questions and positions taken in the training process, but also the forms of contribution of ICT in the educational training. Finally, it emphasizes the link between the socio-historical approach and transformative Environmental Education as potentiators of the possibilities of working with the fabric of mutual constitution of the subjects involved in the process of training in Environmental Education, covering the different subjects, teachers and students in the context of post-graduate in Environmental Education, committed to the transformation in society.2013-04-23T19:36:31Z2013-04-23T19:36:31Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín. A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil. Revista Electrónica Didácticas Específicas, v. 1, p. 1-18, 2009. Disponível em: <http://www.didacticasespecificas.com/files/download/1/articulos/InesDiasYParedes.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2013.1989-5240http://repositorio.furg.br/handle/1/3305porMolon, Susana InêsArruda, Rogério Dias deParedes, Joaquíninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-23T19:36:31Zoai:repositorio.furg.br:1/3305Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-23T19:36:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
The formation in environmental education and ICT: a glance at PPGEA/Furg
title A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
spellingShingle A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
Molon, Susana Inês
Educação ambiental
Pós graduação
TIC
Abordagem sócio-histórica
Environmental education
Post graduate
ICT
Socio historical approach
title_short A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
title_full A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
title_fullStr A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
title_full_unstemmed A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
title_sort A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil
author Molon, Susana Inês
author_facet Molon, Susana Inês
Arruda, Rogério Dias de
Paredes, Joaquín
author_role author
author2 Arruda, Rogério Dias de
Paredes, Joaquín
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Susana Inês
Arruda, Rogério Dias de
Paredes, Joaquín
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Pós graduação
TIC
Abordagem sócio-histórica
Environmental education
Post graduate
ICT
Socio historical approach
topic Educação ambiental
Pós graduação
TIC
Abordagem sócio-histórica
Environmental education
Post graduate
ICT
Socio historical approach
description Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio-histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-04-23T19:36:31Z
2013-04-23T19:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín. A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil. Revista Electrónica Didácticas Específicas, v. 1, p. 1-18, 2009. Disponível em: <http://www.didacticasespecificas.com/files/download/1/articulos/InesDiasYParedes.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2013.
1989-5240
http://repositorio.furg.br/handle/1/3305
identifier_str_mv MOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín. A formação em educação ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FURG - Brasil. Revista Electrónica Didácticas Específicas, v. 1, p. 1-18, 2009. Disponível em: <http://www.didacticasespecificas.com/files/download/1/articulos/InesDiasYParedes.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2013.
1989-5240
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278971863040