Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suleiman, Miriam
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zancul, Maria Cristina de Senzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3885
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizados nos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.
id FURG_ba842edb01631a3cbeedd8743a40c28b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3885
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamentalTemática ambientalLivro didáticoEnsino FundamentalEnvironmentTextbooksElementary schoolNeste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizados nos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approach to the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.2013-09-25T12:16:40Z2013-09-25T12:16:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSULEIMAN, Miriam; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 1-15, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131/1793>. Acesso em: 10 set 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3885porSuleiman, MiriamZancul, Maria Cristina de Senziinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-25T20:26:27Zoai:repositorio.furg.br:1/3885Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-25T20:26:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
Suleiman, Miriam
Temática ambiental
Livro didático
Ensino Fundamental
Environment
Textbooks
Elementary school
title_short Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_full Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_sort Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
author Suleiman, Miriam
author_facet Suleiman, Miriam
Zancul, Maria Cristina de Senzi
author_role author
author2 Zancul, Maria Cristina de Senzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suleiman, Miriam
Zancul, Maria Cristina de Senzi
dc.subject.por.fl_str_mv Temática ambiental
Livro didático
Ensino Fundamental
Environment
Textbooks
Elementary school
topic Temática ambiental
Livro didático
Ensino Fundamental
Environment
Textbooks
Elementary school
description Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizados nos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-25T12:16:40Z
2013-09-25T12:16:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SULEIMAN, Miriam; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 1-15, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131/1793>. Acesso em: 10 set 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3885
identifier_str_mv SULEIMAN, Miriam; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 1-15, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131/1793>. Acesso em: 10 set 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384387928457216