Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suleiman, Miriam [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131
http://hdl.handle.net/11449/124700
Resumo: This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.
id UNSP_0cfc9943423366f54140667bd0bd3da8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124700
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamentalEnvironmentTextbooksElementary Schooltemática ambientallivro didáticoensino fundamentalThis paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizadosnos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foianalisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Suleiman, Miriam [UNESP]Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]2015-07-15T18:27:30Z2015-07-15T18:27:30Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-303application/pdfhttp://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012.1517-1256http://hdl.handle.net/11449/124700ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf68479588620332527753128198048445Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:11:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
Suleiman, Miriam [UNESP]
Environment
Textbooks
Elementary School
temática ambiental
livro didático
ensino fundamental
title_short Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_full Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
title_sort Meio ambiente no ensino de Ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental
author Suleiman, Miriam [UNESP]
author_facet Suleiman, Miriam [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author_role author
author2 Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Suleiman, Miriam [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environment
Textbooks
Elementary School
temática ambiental
livro didático
ensino fundamental
topic Environment
Textbooks
Elementary School
temática ambiental
livro didático
ensino fundamental
description This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approachto the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:27:30Z
2015-07-15T18:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131
Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012.
1517-1256
http://hdl.handle.net/11449/124700
ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf
6847958862033252
7753128198048445
url http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131
http://hdl.handle.net/11449/124700
identifier_str_mv Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 289-303, 2012.
1517-1256
ISSN1517-1256-2012-28-289-303.pdf
6847958862033252
7753128198048445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 289-303
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045511784038400