A retirada dos termos “igualdade de gênero e orientação sexual” do plano nacional de educação – PNE 2014-2024
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10640 |
Resumo: | Trata-se de um artigo de pesquisa documental para a retirada dos termos de igualdade de gênero e de orientação sexual do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, notadamente na análise dos enunciados de parlamentares. O procedimento metodológico baseou-se em M. Bakhtin e J. Rancière. Nos relatos de Parlamentares contrários foram identificados aspectos relacionados à compreensão essencialista da existência, com argumentos constituídos por meio de uma compreensão biológica e a-histórica, também vinculados às crenças e valores fundamentados nos preceitos religiosos. Nas falas de deputados/as favoráveis os enunciados expressaram a escuta de vozes dos movimentos de Direitos Humanos e o conhecimento das violências presentes no racismo, na homofobia e nas desigualdades de gênero. Constata-se a gravidade dos retrocessos que se configuram no campo político e a importância de debater nos espaços educativos o comprometimento de ações que abordem e implementem na matriz curricular a diversidade sexual. |
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A retirada dos termos “igualdade de gênero e orientação sexual” do plano nacional de educação – PNE 2014-2024La retirada de los términos “igualdad de género y orientación sexual” del plan nacional de educación - PNE 2014-2024The withdrawal of the terms “gender equality and sexual orientation” from the education national plan – PNE 2014-2024GêneroOrientação SexualPolíticas PúblicasEducaçãoGéneroOrientación sexualPolíticas PúblicaEducaciónGenderSexual OrientationPublic PoliciesEducationTrata-se de um artigo de pesquisa documental para a retirada dos termos de igualdade de gênero e de orientação sexual do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, notadamente na análise dos enunciados de parlamentares. O procedimento metodológico baseou-se em M. Bakhtin e J. Rancière. Nos relatos de Parlamentares contrários foram identificados aspectos relacionados à compreensão essencialista da existência, com argumentos constituídos por meio de uma compreensão biológica e a-histórica, também vinculados às crenças e valores fundamentados nos preceitos religiosos. Nas falas de deputados/as favoráveis os enunciados expressaram a escuta de vozes dos movimentos de Direitos Humanos e o conhecimento das violências presentes no racismo, na homofobia e nas desigualdades de gênero. Constata-se a gravidade dos retrocessos que se configuram no campo político e a importância de debater nos espaços educativos o comprometimento de ações que abordem e implementem na matriz curricular a diversidade sexual.Se trata de un artículo de investigación documental para la eliminación de los términos de igualdad de género y orientación sexual del Plan Nacional de Educación - PNE 2014-2024, especialmente en el análisis de las declaraciones de los parlamentarios. El procedimiento metodológico se basó en M. Bakhtin y J. Rancière. En los informes de los parlamentarios opositores se identificaron aspectos relacionados con la comprensión esencialista de la existencia, con argumentos constituidos a través de una comprensión biológica y ahistórica, vinculada también a creencias y valores basados en preceptos religiosos. En los discursos de diputados favorables, las declaraciones expresaron la escucha de las voces de los movimientos de derechos humanos y el conocimiento de la violencia presente en el racismo, la homofobia y las desigualdades de género. Se comprueba la gravedad de los retrocesos que se configuran en el ámbito político y la importancia de debatir en los espacios educativos el compromiso de acciones que aborden e implementen la diversidad sexual en la matriz curricular.This is a documentary research article on the withdrawal of the terms “gender equality and sexual orientation” from the Education National Plan – PNE 2014-2024, especially in the analysis of the statements of members of parliament. Methodological procedures are based on M. Bakhtin e J. Rancière. Within the statements of members of parliament who are against the matter, aspects have been identified related to the essentialist comprehension of existence, with points made up through a biological and nonhistorical understanding, also linked to beliefs and values based on religious precepts. It has been observed in the statements of members of parliament who are favorable to the matter that they listened to the voices of human rights groups and have considered the violence from racism, homophobia and gender inequality. It has been verified the severity of the backward steps occurred in the political arena and the importance of discussing within educational space the commitment of actions addressing and including sexual diversity in the curriculum.2023-02-08T18:57:20Z2023-02-08T18:57:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, P. de O. e S. P.; MAHEIRIE, K. .; GESSER, . M. . A RETIRADA DOS TERMOS “IGUALDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE 2014-2024. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 128–151, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12282. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12282. Acesso em: 27 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1064010.14295/de.v8i2.12282porMendes, Patrícia de Oliveira e Silva PereiraMaheirie, KátiaGesser, Mariveteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-08T18:57:21Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10640Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-08T18:57:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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