A liaison como fenômeno fonético-fonológico e suas implicações socioculturais e de ensino e aprendizagem do francês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Adriano Luiz Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10263
Resumo: O presente trabalho surge da experiência docente com o ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE) da FURG, durante seis anos, bem como do ensino desta língua por mais de vinte anos em escolas de idiomas em Rio Grande e Pelotas e do contato com as comunidades de senegaleses haitianos a quem ensinei Português como Língua Estrangeira (PLE) e, assim, pude refletir sobre ensino e aprendizagem de línguas e aspectos culturais e sociais envolvidos no processo aquisição de um língua estrangeira. A partir das inquietações e dúvidas recorrentes de meus alunos, percebi a relevância dos aspectos fonético-fonológicos do francês que eram trabalhados em sala de aula. Assim, a liaison, em particular, fenômeno da oralidade da língua francesa, que ocorre na fronteira entre palavras contíguas, promovendo a ressilabificação, despertou meu interesse de estudo, pois observei que os aprendizes de FLE apresentavam incompreensão dos contextos de realização do fenômeno por não dominarem as regras de uso do mesmo e, também, por generalizarem a regra geral de que uma consoante muda deve ser pronunciada sempre que houver confronto com um som vocálico na cadeia prosódica. A liaison apresenta vários contextos de realização desde motivações puramente linguísticas (fonológicas, morfossintáticas e pragmáticas) até aquelas de natureza extralinguística como a historicidade do francês e os aspectos individuais de uso da língua na oralidade, os quais variam diacronicamente e segundo aspectos diafásicos que ocorrem em diferentes contextos como, por exemplo, fatores estilísticos e sociais de uso, como se evidencia nas liaisons facultativas. Para tanto, foram analisados materiais didáticos de ensino de FLE quanto a sua abordagem do fenômeno estudo, a maneira como a fonologia do francês era apresentada ao aprendiz e com que recorrência o estudo da liasion aparecia nos manuais de ensino. Por fim, este estudo tem por interesse ressaltar a importância do ensino dos aspectos fonético-fonológicos do francês, tanto em escolas de idiomas com a finalidade de diminuir a estigmatização do falante de língua estrangeira quando do não emprego da liaison, especialmente em se tratando de contexto obrigatório, promover a percepção do fenômeno fonológico por parte alunos e, deste modo, maximizar a competência comunicativa dos aprendizes e de estudante universitários durante sua formação como futuros docentes de FLE, capacitando-os a atuarem como replicadores ao transporem didaticamente em suas práticas docentes tal abordagem característica da oralidade da língua francesa.
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Assim, a liaison, em particular, fenômeno da oralidade da língua francesa, que ocorre na fronteira entre palavras contíguas, promovendo a ressilabificação, despertou meu interesse de estudo, pois observei que os aprendizes de FLE apresentavam incompreensão dos contextos de realização do fenômeno por não dominarem as regras de uso do mesmo e, também, por generalizarem a regra geral de que uma consoante muda deve ser pronunciada sempre que houver confronto com um som vocálico na cadeia prosódica. A liaison apresenta vários contextos de realização desde motivações puramente linguísticas (fonológicas, morfossintáticas e pragmáticas) até aquelas de natureza extralinguística como a historicidade do francês e os aspectos individuais de uso da língua na oralidade, os quais variam diacronicamente e segundo aspectos diafásicos que ocorrem em diferentes contextos como, por exemplo, fatores estilísticos e sociais de uso, como se evidencia nas liaisons facultativas. Para tanto, foram analisados materiais didáticos de ensino de FLE quanto a sua abordagem do fenômeno estudo, a maneira como a fonologia do francês era apresentada ao aprendiz e com que recorrência o estudo da liasion aparecia nos manuais de ensino. Por fim, este estudo tem por interesse ressaltar a importância do ensino dos aspectos fonético-fonológicos do francês, tanto em escolas de idiomas com a finalidade de diminuir a estigmatização do falante de língua estrangeira quando do não emprego da liaison, especialmente em se tratando de contexto obrigatório, promover a percepção do fenômeno fonológico por parte alunos e, deste modo, maximizar a competência comunicativa dos aprendizes e de estudante universitários durante sua formação como futuros docentes de FLE, capacitando-os a atuarem como replicadores ao transporem didaticamente em suas práticas docentes tal abordagem característica da oralidade da língua francesa.The present work arises from the teaching experience with French as a Foreign Language at the Foreign Language Teaching Center of Federal University of Rio Grande for six years, as well as from the teaching of this language for more than twenty years in private language schools in Rio Grande and Pelotas and from the contact with Haitian and Senegalese communities to whom I taught Portuguese as Foreign Language and, thus, I was able to ponder on language teaching and learning as well as the cultural and the social aspects involved in the process of foreign language acquisition. Based on the repeated concerns and doubts from learners, I have realized the importance of the phonetic-phonological aspects of French language studied in class. Thus, I was particularly interested in studying the liaison, a phenomenon of French language speaking, which occurs at the border between two attached words, promoting consequent new syllable development. I have observed that French learners presented misunderstanding of the contexts in which the phenomenon was carried out because they master the liaison general rule and also by generalizing the general rule that a silent consonant must be pronounced whenever there is a confrontation with a vowel sound in the prosodic chain. Liaison presents several contexts of achievement, from that purely linguistic motivations as phonological, morphosyntactic and pragmatic contexts to those according to extralinguistic reasons such as the historicity of French language and the individual aspects of language use when in personal speaking, which vary in agreement with diachrony and speaker’s personal aspects that occur in different contexts such as stylistic and social factors of language use, as evidenced in the optional liaisons. For this purpose, teaching materials of French were analyzed besides its approach of the phenomenon studied, as well as the way the phonology of French was presented to the foreign language student and how often liaison appeared in the teaching books. Finally, this study aims to emphasize the importance of teaching the phonetic-phonological aspects of French, both in private language schools in order to reduce the stigmatization of the foreign language learners when not using liaison, especially in the case of mandatory context. Furthermore, it is our purpose promoting the perception of the phonological phenomenon by students and, thus, enhance the communicative competence of usual language learners and university students during their way to become French teachers, enabling them to act as replicatory agents when teaching French during their practices as a characteristic of the speaking French.Fritsch, Valter Henrique de CastroFreitas, Adriano Luiz Ribeiro de2021-12-30T23:51:42Z2021-12-30T23:51:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Adriano Luiz Ribeiro de. A liaison como fenômeno fonético-fonológico e suas implicações socioculturais e de ensino e aprendizagem do francês. 2020 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/10263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-30T23:51:42Zoai:repositorio.furg.br:1/10263Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-30T23:51:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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