O audiovisual na educação ambiental não formal: jornaleco - um programa de TV ambiental produzido por crianças do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10193 |
Resumo: | Este estudo qualitativo problematiza a influência dos meios de comunicação de massa nos fenômenos de serialização da cultura, homogeneização dos desejos e dos modos de pensar e agir nas relações ambientais contemporâneas. Numa Pesquisa-Ação-Participante desenvolvida com nove crianças de oito a dez anos de idade, objetivamos estimular sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações sociais, ambientais e subjetivas. Para isto criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO, que têm por objetivo a constituição de espaços experimentativos de livre expressão, capazes de aportar a criação e a disseminação de micro-intervenções ecosóficas. Nosso objetivo é contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal a partir da criação de pequenas rupturas nos modos de ser instituídos pela mídia, promovendo a (re)descoberta das subjetividades e, contribuindo assim, para a constituição de sujeitos transformadores da crise ambiental vigente. Nossa proposta aposta na linguagem audiovisual para além do espetáculo televisivo, configurando-a como instrumento de mudança, - assim como é a educação ambiental -, capaz de resgatar valores de solidariedade e cooperação, reintegrando o ser humano ao contexto sistêmico do ambiente. A análise comparativa dos questionários aplicados antes e após a oficina mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental. |
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O audiovisual na educação ambiental não formal: jornaleco - um programa de TV ambiental produzido por crianças do ensino fundamentalEducação AmbientalEcosofiaKlinamemAudiovisualProdução de subjetividadeEducación AmbientalEcosofiaKlinamemAudiovisualProducción de subjetividadEste estudo qualitativo problematiza a influência dos meios de comunicação de massa nos fenômenos de serialização da cultura, homogeneização dos desejos e dos modos de pensar e agir nas relações ambientais contemporâneas. Numa Pesquisa-Ação-Participante desenvolvida com nove crianças de oito a dez anos de idade, objetivamos estimular sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações sociais, ambientais e subjetivas. Para isto criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO, que têm por objetivo a constituição de espaços experimentativos de livre expressão, capazes de aportar a criação e a disseminação de micro-intervenções ecosóficas. Nosso objetivo é contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal a partir da criação de pequenas rupturas nos modos de ser instituídos pela mídia, promovendo a (re)descoberta das subjetividades e, contribuindo assim, para a constituição de sujeitos transformadores da crise ambiental vigente. Nossa proposta aposta na linguagem audiovisual para além do espetáculo televisivo, configurando-a como instrumento de mudança, - assim como é a educação ambiental -, capaz de resgatar valores de solidariedade e cooperação, reintegrando o ser humano ao contexto sistêmico do ambiente. A análise comparativa dos questionários aplicados antes e após a oficina mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental.Esta investigación cualitativa discute la influencia de los medios de comunicación en los fenómenos de serialización de la cultura, homogeneización de los deseos y las maneras de pensar y actuar en las relaciones ambientales contemporáneas. En una Pesquisa-Acción-Participante desenvuelta con nueve niños de ocho a diez años de edad, objetivamos estimular su criticidad en relación a las imposiciones mediáticas y relacionar con la calidad de nuestras relaciones sociales, ambientales y subjetivas. Para esto hemos creado dos dispositivos: el taller Creando Ambientes Comunicativos Sustentables y el programa de TV JORNALECO, que tiene por objetivo la creación de espacios experimentativos de libre expresión, capaces de aportar la constitución y la diseminación de microintervenciones ecosóficas. Nuestro objetivo es contribuyer con la Educación Ambiental No-Formal a partir de la creación de pequeñas fisuras en los modos de ser instituidos por la media, promoviendo la (re)descubierta de las subjetividades y, contribuyendo así, para la constitución de sujetos transformadores de la crisis ambiental corriente. Nuestra propuesta apuesta al lenguaje audiovisual más allá del espectáculo televisivo, configurándolo como un instrumento de cambio -, así como lo es la educación ambiental - capaz de rescatar valores de solidaridad y cooperación, restituyendo el ser humano al contexto sistémico del medio ambiente. El análisis comparativo de los cuestionarios aplicados antes y después del taller muestra que los niños pudieron comprehender la manipulación de las subjetividades y establecer paralelos entre la serialización mediática, el incentivo al consumo y la degradación ambiental.Gentini, Alfredo Guillermo MartinDuarte, Krischna Silveira2021-12-23T17:32:02Z2021-12-23T17:32:02Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Krischna Silveira. O audiovisual na educação ambiental não formal: jornaleco - um programa de TV ambiental produzido por crianças do ensino fundamental. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/10193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-23T17:32:02Zoai:repositorio.furg.br:1/10193Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-23T17:32:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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