Fatores associados ao tabaco, às drogas ilícitas e à violência em escolares da rede pública: contribuições para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Camila Biazus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/10158
Resumo: O estudo objetivou identificar os fatores associados ao tabaco e às drogas ilícitas em escolares da rede pública; e identificar os fatores associados à violência em escolares da rede pública. O método do estudo foi observacional, transversal e analítico. A amostra foi constituída por 435 escolares com idades entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado em forma de entrevista, entre os meses de outubro de 2011 e dezembro de 2012. Modelo de regressão de Poisson foi utilizado para verificar as associações entre as variáveis dependentes e independentes, considerando-se um desfecho de 50%, um intervalo de confiança de 95% e uma taxa de não resposta de 30%. O referencial teórico utilizado foi o Pensamento da Complexidade de Edgar Morin, a fim de transcender uma visão linear e pontual da saúde. No que se refere ao tabaco e às drogas ilícitas, evidenciou-se que a baixa renda familiar e o turno de estudo noturno foram os fatores associados aos desfechos, sendo que raças, que não a branca, associaram-se às drogas ilícitas como proteção. No que se refere ao fenômeno da violência, verificou-se prevalência entre sofrer violência e as variáveis sexo masculino, maior número de irmãos e baixa renda familiar, enquanto a religião é associada com um indicador de proteção para a violência psicológica. Conclui-se que os fenômenos sociais e de saúde devem ser apreendidos de forma ampliada e contextualizada. Nesse processo, o enfermeiro apresenta papel integrador e proativo. Abordagens intersetoriais, interdisciplinares e multidimensionais revelam-se como estratégias para contribuir de forma efetiva e resolutiva na proteção, promoção e educação da saúde.
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spelling Fatores associados ao tabaco, às drogas ilícitas e à violência em escolares da rede pública: contribuições para a enfermagemFactors associated with tobacco, illicit drugs and violence in students of public schools: contributions to nursingFactores asociados con el tabaco, las drogas ilícitas y la violencia en los estudiantes de las escuelas públicas: contribuciones a la enfermeríaEstudantesTabacoDrogas IlícitasViolênciaSaúde do AdolescenteEnfermagem em Saúde ComunitáriaPesquisa em EnfermagemStudentsTobaccoStreet DrugsViolenceAdolescent HealthCommunity Health NursingNursing ResearchEstudiantesViolenciaSalud del AdolescenteEnfermería en Salud ComunitariaInvestigación en EnfermeríaO estudo objetivou identificar os fatores associados ao tabaco e às drogas ilícitas em escolares da rede pública; e identificar os fatores associados à violência em escolares da rede pública. O método do estudo foi observacional, transversal e analítico. A amostra foi constituída por 435 escolares com idades entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado em forma de entrevista, entre os meses de outubro de 2011 e dezembro de 2012. Modelo de regressão de Poisson foi utilizado para verificar as associações entre as variáveis dependentes e independentes, considerando-se um desfecho de 50%, um intervalo de confiança de 95% e uma taxa de não resposta de 30%. O referencial teórico utilizado foi o Pensamento da Complexidade de Edgar Morin, a fim de transcender uma visão linear e pontual da saúde. No que se refere ao tabaco e às drogas ilícitas, evidenciou-se que a baixa renda familiar e o turno de estudo noturno foram os fatores associados aos desfechos, sendo que raças, que não a branca, associaram-se às drogas ilícitas como proteção. No que se refere ao fenômeno da violência, verificou-se prevalência entre sofrer violência e as variáveis sexo masculino, maior número de irmãos e baixa renda familiar, enquanto a religião é associada com um indicador de proteção para a violência psicológica. Conclui-se que os fenômenos sociais e de saúde devem ser apreendidos de forma ampliada e contextualizada. Nesse processo, o enfermeiro apresenta papel integrador e proativo. Abordagens intersetoriais, interdisciplinares e multidimensionais revelam-se como estratégias para contribuir de forma efetiva e resolutiva na proteção, promoção e educação da saúde.The study aimed to identify factors associated with tobacco and illicit drugs in students of public schools; and to identify factors associated with violence in students of public school. The study method was observational, cross-sectional and analytical. The sample consisted of 435 students aged between 10 and 19 years old. Data were collected through a questionnaire applied as an interview, between the months of October 2011 and December 2012. Poisson regression model was used to assess associations between the dependent and independent variables, considering an outcome of 50%, confidence interval of 95% and a non-response rate of 30%. The theoretical framework used was Complexity Thought of Edgar Morin in order to transcend a linear and closed view of health. With regard to tobacco and illicit drugs, it was observed that low family income and the night school shift were factors associated with this outcomes, and races other than white, were associated with illicit drugs as protection. With regard to the phenomenon of violence, there was prevalence of suffering violence and the variables male gender, higher number of siblings and low family income, while religion is associated with an indicator of protection for psychological violence. It is possible to concluded that social and health phenomena should be understand in an expanded and contextualized way. In this process, the nurses have and integrator and proactive role. Intersectoral, interdisciplinary and multidimensional approaches are revealed as strategies to contribute in an effective and resolute way in the protection, promotion and education health.El objetivo del estudio fue identificar los factores asociados a las drogas ilícitos y a lo tabaco en los estudiantes de las escuelas públicas; e identificar los factores asociados a la violencia en los estudiantes de las escuelas públicas. El método de estudio fue observacional, transversal y analítico. La muestra estuvo constituida por 435 estudiantes de edades comprendidas entre 10 y 19 años. Los datos fueron colectados a través de un cuestionario administrado como entrevista, entre los meses de octubre de 2011 y diciembre de 2012. Modelo de regresión de Poisson se utilizó para evaluar las asociaciones entre las variables dependientes e independientes, teniendo en cuenta un resultado de 50%, intervalo de confianza de 95% y una tasa de no respuesta de 30%. El marco teórico utilizado fue el Pensamiento de la Complejidad de Edgar Morin para trascender una visión lineal y cerrada de la salud. En relación con el tabaco y las drogas ilícitas, se observó que los bajos ingresos familiares y el turno nocturno fueron factores asociados con los resultados y razas distintas de blanco, estaban asociados con las drogas ilícitas como la protección. Con respecto al fenómeno de la violencia, hubo predominio de la sufrimiento de la violencia y las variables de género masculino, mayor número de hermanos y los bajos ingresos familiares, mientras que la religión se asocia con un indicador de protección de violencia psicológica. De ello se desprende que los fenómenos sociales y de salud deben ser estudiados de manera ampliada y contextualizada. En este proceso, la enfermera tiene papel integrador y proactivo. Los enfoques intersectoriales, interdisciplinarios y multidimensionales se revelan como estrategias para contribuir de una manera efectiva y decidida en la protección, promoción y educación para la salud.Backes, Dirce SteinDalcin, Camila Biazus2021-12-23T17:13:25Z2021-12-23T17:13:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDALCIN, Camila Biazus. Fatores associados ao tabaco, às drogas ilícitas e à violência em escolares da rede pública: contribuições para a enfermagem. 2014. 115p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/10158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-23T17:13:25Zoai:repositorio.furg.br:1/10158Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-23T17:13:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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description O estudo objetivou identificar os fatores associados ao tabaco e às drogas ilícitas em escolares da rede pública; e identificar os fatores associados à violência em escolares da rede pública. O método do estudo foi observacional, transversal e analítico. A amostra foi constituída por 435 escolares com idades entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado em forma de entrevista, entre os meses de outubro de 2011 e dezembro de 2012. Modelo de regressão de Poisson foi utilizado para verificar as associações entre as variáveis dependentes e independentes, considerando-se um desfecho de 50%, um intervalo de confiança de 95% e uma taxa de não resposta de 30%. O referencial teórico utilizado foi o Pensamento da Complexidade de Edgar Morin, a fim de transcender uma visão linear e pontual da saúde. No que se refere ao tabaco e às drogas ilícitas, evidenciou-se que a baixa renda familiar e o turno de estudo noturno foram os fatores associados aos desfechos, sendo que raças, que não a branca, associaram-se às drogas ilícitas como proteção. No que se refere ao fenômeno da violência, verificou-se prevalência entre sofrer violência e as variáveis sexo masculino, maior número de irmãos e baixa renda familiar, enquanto a religião é associada com um indicador de proteção para a violência psicológica. Conclui-se que os fenômenos sociais e de saúde devem ser apreendidos de forma ampliada e contextualizada. Nesse processo, o enfermeiro apresenta papel integrador e proativo. Abordagens intersetoriais, interdisciplinares e multidimensionais revelam-se como estratégias para contribuir de forma efetiva e resolutiva na proteção, promoção e educação da saúde.
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