Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tayziane Claudio de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11345
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados, denominado Português como Língua de Acolhimento – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015), Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.
id FURG_c2cfaf0a25f12adf8397ea89e478d23a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11345
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiadosImigraçãoRefúgioPortuguêsLíngua de AcolhimentoMaterial didáticoEste trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados, denominado Português como Língua de Acolhimento – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015), Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.This work has the general objective of carrying out a comparative analysis with a qualitative methodological approach between four teaching materials that were developed in Brazil for teaching Portuguese aimed at immigrants and refugees, called Portuguese as a Welcoming Language – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). This area is intended for research and teaching Portuguese to immigrants in vulnerable situations, mainly crisis immigrants who do not have Portuguese as their first language. The research question that guides the analysis is the following: are these teaching materials methodologically appropriate and do they meet the needs of the public (immigrants and refugees) for which they are intended? By observing how texts and activities relate to the sociocultural dimensions of these students' reality, we start from a perspective based on the principles of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) in a work that proposes critical and transformative, politically motivated and capable of making changes in social practices. The methodology of this work consists of documentary/bibliographical research with a qualitative approach, seeking to evaluate four teaching materials aimed at teaching PLAC, namely: Pode Entrar (2015), Porta Aberta (2017), Passarela (2020) and the Vamos Juntos/as (2020). The results point to differences in teaching materials, regarding: the themes of each teaching unit; speech genres; the use of authentic texts; the conceptions of language; the types of task sequences. The aim of carrying out this research is to contribute to researchers in the PLAC area who daily produce materials related to teaching/learning Portuguese for immigrants, as well as with the training process of teachers who work in the area.Ponso, Letícia CaoFreitas, Tayziane Claudio de2024-01-24T18:15:52Z2024-01-24T18:15:52Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Tayziane Claudio de. . 2023. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-01-24T18:15:53Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11345Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-01-24T18:15:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
title Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
spellingShingle Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
Freitas, Tayziane Claudio de
Imigração
Refúgio
Português
Língua de Acolhimento
Material didático
title_short Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
title_full Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
title_fullStr Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
title_full_unstemmed Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
title_sort Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados
author Freitas, Tayziane Claudio de
author_facet Freitas, Tayziane Claudio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponso, Letícia Cao
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tayziane Claudio de
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Refúgio
Português
Língua de Acolhimento
Material didático
topic Imigração
Refúgio
Português
Língua de Acolhimento
Material didático
description Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados, denominado Português como Língua de Acolhimento – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015), Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-24T18:15:52Z
2024-01-24T18:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Tayziane Claudio de. . 2023. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2023.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11345
identifier_str_mv FREITAS, Tayziane Claudio de. . 2023. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2023.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187236375560192