A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duvoisin, Ivane Almeida
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Souza, Moacir Langoni de, Galiazzi, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1931
Resumo: Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.
id FURG_c329c7bdca58dc9bc2f10f5d8f680de2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1931
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambientalPesquisa e MetodologiaDesenvolvimento SustentávelEducação AmbientalResearch and MethodologySustainable DevelopmentEnvironmental EducationNeste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.This text presents the results of a collective research study, based on the discussion of the participants on the concept of sustainable development. The research was carried out as part of a discipline for the Master’s program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande, Brazil. The categories arising from the analysis show the growing complexity of dialog favored in classroom, based on the knowledge initially shown by the students. It is argued that research on environmental themes provides an educational methodology for enriching the understanding, theories, beliefs and values of the participants on environmental issues, as well as a learning procedure for carrying out qualitative research.2012-03-17T04:27:19Z2012-03-17T04:27:19Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012.1984-7114http://repositorio.furg.br/handle/1/1931porDuvoisin, Ivane AlmeidaSouza, Moacir Langoni deGaliazzi, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-14T02:39:46Zoai:repositorio.furg.br:1/1931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-14T02:39:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
title A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
spellingShingle A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
Duvoisin, Ivane Almeida
Pesquisa e Metodologia
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Research and Methodology
Sustainable Development
Environmental Education
title_short A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
title_full A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
title_fullStr A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
title_full_unstemmed A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
title_sort A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
author Duvoisin, Ivane Almeida
author_facet Duvoisin, Ivane Almeida
Souza, Moacir Langoni de
Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
author2 Souza, Moacir Langoni de
Galiazzi, Maria do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duvoisin, Ivane Almeida
Souza, Moacir Langoni de
Galiazzi, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa e Metodologia
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Research and Methodology
Sustainable Development
Environmental Education
topic Pesquisa e Metodologia
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Research and Methodology
Sustainable Development
Environmental Education
description Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2012-03-17T04:27:19Z
2012-03-17T04:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012.
1984-7114
http://repositorio.furg.br/handle/1/1931
identifier_str_mv DUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012.
1984-7114
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187243546771456