A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1931 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa. |
id |
FURG_c329c7bdca58dc9bc2f10f5d8f680de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1931 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambientalPesquisa e MetodologiaDesenvolvimento SustentávelEducação AmbientalResearch and MethodologySustainable DevelopmentEnvironmental EducationNeste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa.This text presents the results of a collective research study, based on the discussion of the participants on the concept of sustainable development. The research was carried out as part of a discipline for the Master’s program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande, Brazil. The categories arising from the analysis show the growing complexity of dialog favored in classroom, based on the knowledge initially shown by the students. It is argued that research on environmental themes provides an educational methodology for enriching the understanding, theories, beliefs and values of the participants on environmental issues, as well as a learning procedure for carrying out qualitative research.2012-03-17T04:27:19Z2012-03-17T04:27:19Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012.1984-7114http://repositorio.furg.br/handle/1/1931porDuvoisin, Ivane AlmeidaSouza, Moacir Langoni deGaliazzi, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-14T02:39:46Zoai:repositorio.furg.br:1/1931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-14T02:39:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
title |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
spellingShingle |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental Duvoisin, Ivane Almeida Pesquisa e Metodologia Desenvolvimento Sustentável Educação Ambiental Research and Methodology Sustainable Development Environmental Education |
title_short |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
title_full |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
title_fullStr |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
title_sort |
A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental |
author |
Duvoisin, Ivane Almeida |
author_facet |
Duvoisin, Ivane Almeida Souza, Moacir Langoni de Galiazzi, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Moacir Langoni de Galiazzi, Maria do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duvoisin, Ivane Almeida Souza, Moacir Langoni de Galiazzi, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa e Metodologia Desenvolvimento Sustentável Educação Ambiental Research and Methodology Sustainable Development Environmental Education |
topic |
Pesquisa e Metodologia Desenvolvimento Sustentável Educação Ambiental Research and Methodology Sustainable Development Environmental Education |
description |
Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias emergentes da análise mostram a crescente complexidade favorecida no diálogo em aula, com base no conhecimento inicialmente explicitado pelos alunos. Argumenta-se em favor da pesquisa sobre temas ambientais como metodologia educativa para enriquecer os entendimentos, teorias, crenças e valores dos participantes nas questões ambientais, bem como procedimento de aprendizagem sobre como fazer pesquisa qualitativa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2012-03-17T04:27:19Z 2012-03-17T04:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012. 1984-7114 http://repositorio.furg.br/handle/1/1931 |
identifier_str_mv |
DUVOISIN, Ivane; SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A pesquisa em sala de aula como metodologia para complexificar o discurso ambiental. Contraponto, Itajaí, v. 3, n. 1, p. 69 - 80, 2003. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/707/558>. Acesso em: 13 jan. 2012. 1984-7114 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187243546771456 |