Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maycon dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Shaw, Gisele Soares Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10624
Resumo: A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mostram que trabalhar a pesquisa no ensino, com o uso de Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI), pode contribuir para a formação docente voltada para a interdisciplinaridade. Com base nessa perspectiva, objetivou-se investigar, segundo as percepções de residentes pedagógicos em Ciências da Natureza, as contribuições de uma experiência formativa envolvendo pesquisa no ensino e práticas interdisciplinares para a formação interdisciplinar. Neste trabalho qualitativo foi utilizado o paradigma da fenomenologia para investigar as percepções e as experiências dos participantes, obtidas por meio de questionários e de relatos de experiências e depois analisadas por meio da análise de conteúdos de Bardin. Os resultados mostraram que os residentes compreendem a interdisciplinaridade, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), dentre outros que fundamentam este estudo, bem como a relacionam com a pesquisa no ensino e com a utilização de SDI. Ainda, todos concordam que tais ferramentas contribuem para a reflexão e para a melhoria de sua própria prática pedagógica.
id FURG_c8814c51b76770f649a119314df2623f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10624
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da naturezaEnsino de CiênciasInterdisciplinaridadeSequência DidáticaFormação DocenteScience TeachingInterdisciplinarity. Didactic SequenceTeacher formationEnseñanza de CienciasInterdisciplinariedadSecuencia DidácticaFormación DocenteA formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mostram que trabalhar a pesquisa no ensino, com o uso de Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI), pode contribuir para a formação docente voltada para a interdisciplinaridade. Com base nessa perspectiva, objetivou-se investigar, segundo as percepções de residentes pedagógicos em Ciências da Natureza, as contribuições de uma experiência formativa envolvendo pesquisa no ensino e práticas interdisciplinares para a formação interdisciplinar. Neste trabalho qualitativo foi utilizado o paradigma da fenomenologia para investigar as percepções e as experiências dos participantes, obtidas por meio de questionários e de relatos de experiências e depois analisadas por meio da análise de conteúdos de Bardin. Os resultados mostraram que os residentes compreendem a interdisciplinaridade, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), dentre outros que fundamentam este estudo, bem como a relacionam com a pesquisa no ensino e com a utilização de SDI. Ainda, todos concordam que tais ferramentas contribuem para a reflexão e para a melhoria de sua própria prática pedagógica.The formation of science teachers takes into consideration a series of factors ranging from personal and cultural aspects to social and economic aspects. Moreover, when an interdisciplinary formacion is considered, the process becomes even more complex, since there is little research on this subject. However, studies show that working on research in teaching, with the use of Interdisciplinary Teaching Sequences (SDI), can contribute to teacher formation focused on interdisciplinarity. Based on this perspective, the objective was to investigate, according to the perceptions of pedagogical residents in Nature Sciences, the contributions of a formative experience involving research in teaching and interdisciplinary practices for interdisciplinary formation. In this qualitative work, the phenomenology paradigm was used to investigate the perceptions and experiences of the participants, obtained through questionnaires and experience reports, and then analyzed through Bardin's content analysis. The results showed that the residents understand interdisciplinarity, according to authors such as Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), among others that underpin this study, as well as relate it to research in teaching and to the use of SDI. Still, all agree that such tools contribute to reflection and to the improvement of their own pedagogical practice.La formación de profesores de Ciencias toma en consideración una serie de factores que van desde aspectos personales y culturales hasta aspectos sociales y económicos.Además, cuando se piensa en una formación interdisciplinaria, el proceso se vuelve aún más complejo, teniendo en cuenta que existen pocas investigaciones sobre esa temática. Sin embargo, los estudios muestran que trabajar la búsqueda en la enseñanza, con el uso de secuencias didácticas interdisciplinares (SDI), puede contribuir a la formación docente orientada a la interdisciplinariedad. Con base en esa perspectiva, se objetivó investigar, según las percepciones de residentes pedagógicos en Ciencias de la Naturaleza, las contribuciones de una experiencia formativa involucrando investigación en la enseñanza y prácticas interdisciplinarias para la formación interdisciplinaria. En este trabajo cualitativo se utilizó el paradigma de la fenomenología para investigar las percepciones y las experiencias de los participantes, obtenidas por medio de cuestionarios y de relatos de experiencias y luego analizadas por medio del análisis de contenidos de Bardin. Los resultados mostraron que los residentes comprenden la interdisciplinariedad, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), entre otros que fundamentan este estudio, así como la relacionan con la investigación en la enseñanza y con la utilización de SDI. Sin embargo, todos están de acuerdo en que tales herramientas contribuyen a la reflexión y a la mejora de su propia práctica pedagógica.2023-02-07T23:39:53Z2023-02-07T23:39:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, M. S; SHAW, G. S. L. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: percepções de licenciandos em ciências da natureza. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 317–341, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14143. Acesso em: 27 jan. 2023.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1062410.14295/momento.v31i03.14143porSouza, Maycon dos SantosShaw, Gisele Soares Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-07T23:39:54Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10624Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-07T23:39:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
title Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
spellingShingle Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
Souza, Maycon dos Santos
Ensino de Ciências
Interdisciplinaridade
Sequência Didática
Formação Docente
Science Teaching
Interdisciplinarity
. Didactic Sequence
Teacher formation
Enseñanza de Ciencias
Interdisciplinariedad
Secuencia Didáctica
Formación Docente
title_short Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
title_full Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
title_fullStr Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
title_full_unstemmed Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
title_sort Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica Percepções de licenciandos em ciências da natureza
author Souza, Maycon dos Santos
author_facet Souza, Maycon dos Santos
Shaw, Gisele Soares Lemos
author_role author
author2 Shaw, Gisele Soares Lemos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maycon dos Santos
Shaw, Gisele Soares Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Interdisciplinaridade
Sequência Didática
Formação Docente
Science Teaching
Interdisciplinarity
. Didactic Sequence
Teacher formation
Enseñanza de Ciencias
Interdisciplinariedad
Secuencia Didáctica
Formación Docente
topic Ensino de Ciências
Interdisciplinaridade
Sequência Didática
Formação Docente
Science Teaching
Interdisciplinarity
. Didactic Sequence
Teacher formation
Enseñanza de Ciencias
Interdisciplinariedad
Secuencia Didáctica
Formación Docente
description A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mostram que trabalhar a pesquisa no ensino, com o uso de Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI), pode contribuir para a formação docente voltada para a interdisciplinaridade. Com base nessa perspectiva, objetivou-se investigar, segundo as percepções de residentes pedagógicos em Ciências da Natureza, as contribuições de uma experiência formativa envolvendo pesquisa no ensino e práticas interdisciplinares para a formação interdisciplinar. Neste trabalho qualitativo foi utilizado o paradigma da fenomenologia para investigar as percepções e as experiências dos participantes, obtidas por meio de questionários e de relatos de experiências e depois analisadas por meio da análise de conteúdos de Bardin. Os resultados mostraram que os residentes compreendem a interdisciplinaridade, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), dentre outros que fundamentam este estudo, bem como a relacionam com a pesquisa no ensino e com a utilização de SDI. Ainda, todos concordam que tais ferramentas contribuem para a reflexão e para a melhoria de sua própria prática pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-07T23:39:53Z
2023-02-07T23:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, M. S; SHAW, G. S. L. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: percepções de licenciandos em ciências da natureza. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 317–341, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14143. Acesso em: 27 jan. 2023.
2316-3100
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10624
10.14295/momento.v31i03.14143
identifier_str_mv SOUZA, M. S; SHAW, G. S. L. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: percepções de licenciandos em ciências da natureza. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 317–341, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14143. Acesso em: 27 jan. 2023.
2316-3100
10.14295/momento.v31i03.14143
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384408451186688