A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Talita Mazzini
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zancul, Maria Cristina de Senzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3755
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é considerada um componente essencial na formação do indivíduo e sua inserção no contexto escolar exige profissionais capacitados para lidar com os temas que ela abrange. Os cursos de formação de professores devem incluir a dimensão ambiental em seu currículo. Apesar disso, pesquisas apontam que a inclusão da EA nas licenciaturas ocorre de maneira incipiente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de temas ambientais em cursos de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, de universidades públicas paulistas. Foram analisadas as ementas das disciplinas que compõem o currículo dos cursos, em relação ao número de tópicos que fazem referência à temática ambiental. Como resultados, constatamos que apesar de todos os cursos analisados incluírem a dimensão ambiental nas ementas de algumas disciplinas, isso ocorre de forma pouco significativa. Também verificamos que, na maioria das vezes, as disciplinas se restringem aos aspectos ecológicos das questões ambientais. Concluímos que os cursos analisados não atendem às recomendações da legislação quanto à inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores, em todas as disciplinas.
id FURG_c90b16025bb3233715d0d3f3b65edfb0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3755
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistasEducação ambientalFormação de professoresCurrículoEnvironmental educationTeacher’s educationCurriculumA Educação Ambiental (EA) é considerada um componente essencial na formação do indivíduo e sua inserção no contexto escolar exige profissionais capacitados para lidar com os temas que ela abrange. Os cursos de formação de professores devem incluir a dimensão ambiental em seu currículo. Apesar disso, pesquisas apontam que a inclusão da EA nas licenciaturas ocorre de maneira incipiente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de temas ambientais em cursos de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, de universidades públicas paulistas. Foram analisadas as ementas das disciplinas que compõem o currículo dos cursos, em relação ao número de tópicos que fazem referência à temática ambiental. Como resultados, constatamos que apesar de todos os cursos analisados incluírem a dimensão ambiental nas ementas de algumas disciplinas, isso ocorre de forma pouco significativa. Também verificamos que, na maioria das vezes, as disciplinas se restringem aos aspectos ecológicos das questões ambientais. Concluímos que os cursos analisados não atendem às recomendações da legislação quanto à inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores, em todas as disciplinas.Environmental education (EE) is considered an essential component in individual education and requires prepared professionals to deal with the issues it covers. Teacher’s education courses should include the environmental dimension in their curriculum. Nevertheless, studies show that the EE in degrees occurs in an incipient way. This research aimed to analyze the inclusion of environmental issues in Biological Science teacher formation courses, at public universities in São Paulo. We analyzed the summaries of the disciplines in the curriculum of the courses in relation to the number of threads that refer to environmental issues. We found that the courses analyzed include the environmental dimension in the summaries of some disciplines, but in most of them, in an insignificant way. We also found that, in most cases, the disciplines are restricted to ecological aspects of environmental issues. We conclude that the investigated courses do not meet the recommendations of the legislation as regards the inclusion of the environmental dimension in the curriculum of teacher’s education.2013-09-10T18:07:44Z2013-09-10T18:07:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Talita Mazzini; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517 - 1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2968/1951>. Acesso em: 23 Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3755porLopes, Talita MazziniZancul, Maria Cristina de Senziinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-10T18:07:44Zoai:repositorio.furg.br:1/3755Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-10T18:07:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
title A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
spellingShingle A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
Lopes, Talita Mazzini
Educação ambiental
Formação de professores
Currículo
Environmental education
Teacher’s education
Curriculum
title_short A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
title_full A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
title_fullStr A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
title_full_unstemmed A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
title_sort A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas
author Lopes, Talita Mazzini
author_facet Lopes, Talita Mazzini
Zancul, Maria Cristina de Senzi
author_role author
author2 Zancul, Maria Cristina de Senzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Talita Mazzini
Zancul, Maria Cristina de Senzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação de professores
Currículo
Environmental education
Teacher’s education
Curriculum
topic Educação ambiental
Formação de professores
Currículo
Environmental education
Teacher’s education
Curriculum
description A Educação Ambiental (EA) é considerada um componente essencial na formação do indivíduo e sua inserção no contexto escolar exige profissionais capacitados para lidar com os temas que ela abrange. Os cursos de formação de professores devem incluir a dimensão ambiental em seu currículo. Apesar disso, pesquisas apontam que a inclusão da EA nas licenciaturas ocorre de maneira incipiente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de temas ambientais em cursos de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, de universidades públicas paulistas. Foram analisadas as ementas das disciplinas que compõem o currículo dos cursos, em relação ao número de tópicos que fazem referência à temática ambiental. Como resultados, constatamos que apesar de todos os cursos analisados incluírem a dimensão ambiental nas ementas de algumas disciplinas, isso ocorre de forma pouco significativa. Também verificamos que, na maioria das vezes, as disciplinas se restringem aos aspectos ecológicos das questões ambientais. Concluímos que os cursos analisados não atendem às recomendações da legislação quanto à inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores, em todas as disciplinas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-10T18:07:44Z
2013-09-10T18:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Talita Mazzini; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517 - 1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2968/1951>. Acesso em: 23 Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3755
identifier_str_mv LOPES, Talita Mazzini; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517 - 1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2968/1951>. Acesso em: 23 Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187252615905280