Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlow, Sergio Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10882
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600
Resumo: Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
id FURG_c94d7a7973fb8464c70d72faf7c9d220
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10882
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multiculturalHistory teaching, national identity and foreing immigration in Brazil: challenges for a multicultural proposalEnseñanza de Historia, identidad nacional e inmigración extranjera en Brasil: desafíos para una propuesta multiculturalImigraçãoIdentidade NacionalMulticulturalismoImmigrantsNational IdentityMulticulturalismInmigraciónIdentidad NacionalMulticulturalidadArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.This article proposes a reflection on the process of ethnic formation of the Brazilian people, taking into account the importance of groups of immigrants who moved to Brazil between the 19th and 20th centuries, as well as the waves of immigrants, in a new dynamics in the first decades of the 21st century. At the same time, it seeks to understand the importance of the Teaching of History by the Brazilian State as a promoter of a national identity. Thus, this article seeks to express the complex relationship between ethnic identities and Brazilian national identity through the Teaching of History, having as a challenge an educational practice based on the perspective of multiculturalism.Este artículo propone una reflexión sobre el proceso de formación étnica del pueblo brasileño, teniendo en cuenta la importancia de los grupos de inmigrantes que se trasladaron a Brasil entre los siglos XIX y XX, así como las oleadas de inmigrantes, en una nueva dinámica en el primeras décadas del siglo XXI. Al mismo tiempo, busca comprender la importancia de la Enseñanza de la Historia por parte del Estado brasileño como promotor de una identidad nacional. Así, este artículo busca expresar la compleja relación entre las identidades étnicas y la identidad nacional brasileña a través de la Enseñanza de la Historia, teniendo como desafío una práctica educativa basada en la perspectiva del multiculturalismo.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-27T03:05:11Z2023-04-27T03:05:11Z2021-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARLOW, Sergio Luiz. Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600. Acesso em: 23 abr. 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10882https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600porRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 420–447Marlow, Sergio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-27T03:05:13Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10882Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-27T03:05:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
History teaching, national identity and foreing immigration in Brazil: challenges for a multicultural proposal
Enseñanza de Historia, identidad nacional e inmigración extranjera en Brasil: desafíos para una propuesta multicultural
title Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
spellingShingle Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
Marlow, Sergio Luiz
Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo
Immigrants
National Identity
Multiculturalism
Inmigración
Identidad Nacional
Multiculturalidad
title_short Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
title_full Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
title_fullStr Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
title_full_unstemmed Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
title_sort Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural
author Marlow, Sergio Luiz
author_facet Marlow, Sergio Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marlow, Sergio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo
Immigrants
National Identity
Multiculturalism
Inmigración
Identidad Nacional
Multiculturalidad
topic Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo
Immigrants
National Identity
Multiculturalism
Inmigración
Identidad Nacional
Multiculturalidad
description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
2023-04-27T03:05:11Z
2023-04-27T03:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARLOW, Sergio Luiz. Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600. Acesso em: 23 abr. 2023.
2175-3423
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10882
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600
identifier_str_mv MARLOW, Sergio Luiz. Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: desafios para uma proposta multicultural. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 420–447, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600. Acesso em: 23 abr. 2023.
2175-3423
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10882
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 420–447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187250946572288