Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlow, Sergio Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.
id UNISINOS-3_bd0f0d1c98ab8bccc2ba9d12601f953a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11600
network_acronym_str UNISINOS-3
network_name_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multiculturalImigraçãoIdentidade NacionalMulticulturalismo.Imigração no Brasil. Ensino de HistóriaIdentidade NacionalO presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.Editora da FURG2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1160010.14295/rbhcs.v13i25.11600Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 420-4472175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600/8624Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlowhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarlow, Sergio Luiz2021-04-05T13:39:59Zoai:periodicos.furg.br:article/11600Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2021-04-05T13:39:59Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
title Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
spellingShingle Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
Marlow, Sergio Luiz
Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo.
Imigração no Brasil. Ensino de História
Identidade Nacional
title_short Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
title_full Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
title_fullStr Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
title_full_unstemmed Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
title_sort Ensino de História, identidade nacional e imigração estrangeira no Brasil: : desafios para uma proposta multicultural
author Marlow, Sergio Luiz
author_facet Marlow, Sergio Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marlow, Sergio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo.
Imigração no Brasil. Ensino de História
Identidade Nacional
topic Imigração
Identidade Nacional
Multiculturalismo.
Imigração no Brasil. Ensino de História
Identidade Nacional
description O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de formação étnica do povo brasileiro, levando-se em consideração a importância dos grupos de imigrantes que se deslocaram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, bem como também das levas de imigrantes, numa nova dinâmica, nas primeiras décadas do século XXI. Ao mesmo tempo, procura entender a importância do Ensino de História pelo Estado Brasileiro enquanto fomentador de uma identidade nacional. Desta forma, esse artigo busca expressar a complexa relação entre identidades étnicas e identidade nacional brasileira através do Ensino de História, tendo como desafio uma prática educacional baseada na perspectiva do multiculturalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600
10.14295/rbhcs.v13i25.11600
url https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600
identifier_str_mv 10.14295/rbhcs.v13i25.11600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11600/8624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlow
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sergio Luiz Marlow
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
publisher.none.fl_str_mv Editora da FURG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 13 n. 25 (2021): Direitos das Crianças e Adolescentes na América Latina – Homenagem a Profa. Esmeralda Moura (Edição Especial/2021); 420-447
2175-3423
reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcs.cardozo@gmail.com
_version_ 1800218831630630912