Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Leonardo de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11439
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_c98dcdffb57c4e68a016043579bab036
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11439
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RSFrom ethnic relations to educational practices : the teaching of African History and afro-brazilian culture in public schools in the municipality of Rio Grande/RSEnsinoCultura Afro-BrasileiraHistória da ÁfricaRio GrandeCampo DemocráticoTeachingAfro-Brazilian cultureBrazilian cultureAfrican historyRio GrandeDemocratic FieldDissertação (mestrado)No presente trabalho pretende-se discorrer sobre o ensino de Cultura Afro-brasileira e de História da África no âmbito da rede escolar do Município do Rio Grande/RS. Tendo isso em vista este objetivo, almeja-se analisar experiências positivas com relação ao trato dos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira no que se refere, principalmente, às turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública de educação. As falas das professoras da rede municipal rio-grandina servirão como base para compreender como se pode discorrer acerca da construção de uma prática educativa com viés antirracista dos mesmos. Entrevistas com os profissionais da educação servirão assim para obter um maior aprofundamento acerca de como os mesmos enxergam sua prática e de como são apoiados pelas unidades escolares. Por meio de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Paulo Freire serão utilizados conceitos que se apresentam fundamentais para compreender os elementos culturais, sociais e políticos que dão base para a realização de práticas efetivas em sala de aula, no que tange aos conteúdos étnico-raciais. Neste trabalho, se faz presente a noção de que as práticas de ensino relacionadas à Cultura Afro-Brasileira e História da África são necessárias para a obtenção de uma sociedade com mais equidade de direitos e para a promoção do campo democrático por meio da educação das relações étnico-raciais.The present work intends to discuss the teaching of Afro-Brazilian Culture and African History within the school network of the Municipality of Rio Grande/RS. In view of this objective, the aim is to analyze positive experiences in relation to the treatment of Afro-Brazilian History and Culture contents with regard, mainly, to classes in the Final Years of Elementary School in the public education system. The speeches of teachers from the municipal network will serve as a basis for understanding how one can discuss the construction of an educational practice with an anti-racist bias. Interviews with education professionals will thus serve to obtain greater insight into how they see their practice and how they are supported by school units. Through authors such as Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes and Paulo Freire, concepts that are fundamental to understand the cultural, social and political elements that underlie the realization of effective practices in the classroom, with regard to ethnic-racial content, will be used. In this work, it is present the notion that teaching practices related to Afro-Brazilian Culture and African History are necessary to obtain a society with more equal rights and to promote the democratic field through the education of ethnic-racial relationships .Schiavon, Carmem Gessilda BurgertBelém, Leonardo de Melo2024-02-09T23:27:44Z2024-02-09T23:27:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELÉM, Leonardo de Melo. Das relações étnicas às práticas educativas: o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-09T23:27:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-09T23:27:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
From ethnic relations to educational practices : the teaching of African History and afro-brazilian culture in public schools in the municipality of Rio Grande/RS
title Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
spellingShingle Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
Belém, Leonardo de Melo
Ensino
Cultura Afro-Brasileira
História da África
Rio Grande
Campo Democrático
Teaching
Afro-Brazilian culture
Brazilian culture
African history
Rio Grande
Democratic Field
title_short Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
title_full Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
title_fullStr Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
title_full_unstemmed Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
title_sort Das relações étnicas às práticas educativas : o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS
author Belém, Leonardo de Melo
author_facet Belém, Leonardo de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém, Leonardo de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Cultura Afro-Brasileira
História da África
Rio Grande
Campo Democrático
Teaching
Afro-Brazilian culture
Brazilian culture
African history
Rio Grande
Democratic Field
topic Ensino
Cultura Afro-Brasileira
História da África
Rio Grande
Campo Democrático
Teaching
Afro-Brazilian culture
Brazilian culture
African history
Rio Grande
Democratic Field
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-02-09T23:27:44Z
2024-02-09T23:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELÉM, Leonardo de Melo. Das relações étnicas às práticas educativas: o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11439
identifier_str_mv BELÉM, Leonardo de Melo. Das relações étnicas às práticas educativas: o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira nas escolas públicas no município do Rio Grande/RS. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384365266632704