Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9987 |
Resumo: | Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízo persistente na comunicação e interação social, além de demonstrarem comportamento restrito e repetitivo. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo em três níveis: Nível 1 - Demanda apoio; Nível 2 - Demanda apoio substancial; e Nível 3 - Demanda apoio muito substancial. Os indivíduos com autismo aprendem por meio da observação e desta forma a tecnologia se torna uma aliada devido ao estímulo visual, fácil acesso e a possibilidade de abranger vários tipos de déficts. Diversos autistas apresentam déficts em habilidades da vida diária, também conhecidas como habilidades de vida independente, que os impedem de realizar tarefas básicas, como por exemplo, fazer a higiene pessoal, utilizar o sanitário, alimentar-se e vestir-se. Levando em consideração essas afirmações, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o uso de uma ferramenta de Realidade Virtual para facilitar crianças, entre 7 e 10 anos, diagnosticadas com TEA, nível 1 e 2, a aprimorar suas habilidades de vida independente. Para isso, foi desenvolvido um ambiente simulando uma residência onde o usuário encontrará atividades que remetem as tarefas básicas, anteriormente elencadas. Para validar a ferramenta foram realizados testes de interação com um usuário final e dois profissionais da área da saúde, após os testes foram aplicados questionários para obter as percepções dos voluntários sobre a ferramenta. Como resultado, pode-se evidenciar o potencial da ferramenta, visto o resultado dos dados apresentados nos questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa. |
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Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro AutistaVirtual Reality as Assistive Technology to improve in independently living skills for Autistic Spectrum Disorder diagnosed childrenRealidade virtualHabilidades da vida diáriaTecnologia assistivaAutismoVirtual realityIndependent living skillsAssistive technologyAutismIndivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízo persistente na comunicação e interação social, além de demonstrarem comportamento restrito e repetitivo. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo em três níveis: Nível 1 - Demanda apoio; Nível 2 - Demanda apoio substancial; e Nível 3 - Demanda apoio muito substancial. Os indivíduos com autismo aprendem por meio da observação e desta forma a tecnologia se torna uma aliada devido ao estímulo visual, fácil acesso e a possibilidade de abranger vários tipos de déficts. Diversos autistas apresentam déficts em habilidades da vida diária, também conhecidas como habilidades de vida independente, que os impedem de realizar tarefas básicas, como por exemplo, fazer a higiene pessoal, utilizar o sanitário, alimentar-se e vestir-se. Levando em consideração essas afirmações, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o uso de uma ferramenta de Realidade Virtual para facilitar crianças, entre 7 e 10 anos, diagnosticadas com TEA, nível 1 e 2, a aprimorar suas habilidades de vida independente. Para isso, foi desenvolvido um ambiente simulando uma residência onde o usuário encontrará atividades que remetem as tarefas básicas, anteriormente elencadas. Para validar a ferramenta foram realizados testes de interação com um usuário final e dois profissionais da área da saúde, após os testes foram aplicados questionários para obter as percepções dos voluntários sobre a ferramenta. Como resultado, pode-se evidenciar o potencial da ferramenta, visto o resultado dos dados apresentados nos questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa.People diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) have persistent difficulties in communication and social interaction. Also, they present restricted and repetitive behavior. The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th edition (DSM-5), classifies in three gravity levels: Level 1 - Demanding support; Level 2 - Demanding substantial support; Level 3 - Demanding very substantial support. As people with ASD learn by observation, technology is becoming a valuable asset because of the visual stimulation, easy access, and the possibility of encompassing several deficit types. Numerous autistic people have a deficit in self-help abilities, also known as independent living skills, impeding them to complete basic tasks, for instance, take a shower, using the bathroom, eating, and dressing. The objective of this work is to introduce the development and the use of a Virtual Reality (VR) tool to help children between 7 and 10 years old diagnosed with ASD Level 1 and 2 to improve independent living skills. For this, we developed an environment that simulated a house where the user will find the basic tasks listed above. To validate the tool we realized interaction tests with one final user and two health professionals. After the tests, questionnaires were applied to get the voluntary perceptions of the tool. As a result, the potential of the tool can be seen, given the result of the data presented in the questionnaires completed by the research volunteers.Barwaldt, ReginaFreitas, André Luis Castro deMenezes, Stefane Vieira2021-12-17T14:18:08Z2021-12-17T14:18:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Stefane Vieira. Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/9987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-25T19:23:02Zoai:repositorio.furg.br:1/9987Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-25T19:23:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízo persistente na comunicação e interação social, além de demonstrarem comportamento restrito e repetitivo. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo em três níveis: Nível 1 - Demanda apoio; Nível 2 - Demanda apoio substancial; e Nível 3 - Demanda apoio muito substancial. Os indivíduos com autismo aprendem por meio da observação e desta forma a tecnologia se torna uma aliada devido ao estímulo visual, fácil acesso e a possibilidade de abranger vários tipos de déficts. Diversos autistas apresentam déficts em habilidades da vida diária, também conhecidas como habilidades de vida independente, que os impedem de realizar tarefas básicas, como por exemplo, fazer a higiene pessoal, utilizar o sanitário, alimentar-se e vestir-se. Levando em consideração essas afirmações, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o uso de uma ferramenta de Realidade Virtual para facilitar crianças, entre 7 e 10 anos, diagnosticadas com TEA, nível 1 e 2, a aprimorar suas habilidades de vida independente. Para isso, foi desenvolvido um ambiente simulando uma residência onde o usuário encontrará atividades que remetem as tarefas básicas, anteriormente elencadas. Para validar a ferramenta foram realizados testes de interação com um usuário final e dois profissionais da área da saúde, após os testes foram aplicados questionários para obter as percepções dos voluntários sobre a ferramenta. Como resultado, pode-se evidenciar o potencial da ferramenta, visto o resultado dos dados apresentados nos questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa. |
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