Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Stefane Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9987
Resumo: Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízo persistente na comunicação e interação social, além de demonstrarem comportamento restrito e repetitivo. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo em três níveis: Nível 1 - Demanda apoio; Nível 2 - Demanda apoio substancial; e Nível 3 - Demanda apoio muito substancial. Os indivíduos com autismo aprendem por meio da observação e desta forma a tecnologia se torna uma aliada devido ao estímulo visual, fácil acesso e a possibilidade de abranger vários tipos de déficts. Diversos autistas apresentam déficts em habilidades da vida diária, também conhecidas como habilidades de vida independente, que os impedem de realizar tarefas básicas, como por exemplo, fazer a higiene pessoal, utilizar o sanitário, alimentar-se e vestir-se. Levando em consideração essas afirmações, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o uso de uma ferramenta de Realidade Virtual para facilitar crianças, entre 7 e 10 anos, diagnosticadas com TEA, nível 1 e 2, a aprimorar suas habilidades de vida independente. Para isso, foi desenvolvido um ambiente simulando uma residência onde o usuário encontrará atividades que remetem as tarefas básicas, anteriormente elencadas. Para validar a ferramenta foram realizados testes de interação com um usuário final e dois profissionais da área da saúde, após os testes foram aplicados questionários para obter as percepções dos voluntários sobre a ferramenta. Como resultado, pode-se evidenciar o potencial da ferramenta, visto o resultado dos dados apresentados nos questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa.
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