O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Juliana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Araújo, Vitória, Garavito, Bruno, Souza, Emanuela, Ruschival, Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694
Resumo: Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) exhibit characteristics such as anomalies in the domain of reciprocal social interactions and communication, along with the presence of a restricted, stereotyped, and repetitive repertoire of interests and activities, making the development of cognitive skills a significant challenge. The majority of adults on the autism spectrum face challenges in their academic daily lives when acquiring and sharing knowledge, due to their specific teaching and learning needs. The main objective is to conduct a narrative review of the literature on Assistive Technologies (AT) employing Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) to enhance communication for individuals with ASD in adulthood, addressing social interactivity obstacles. The review highlights the growing interest in the use of AR and VR to improve the communication of these individuals, exploring their potential as strategies in the design of AT aimed at enhancing functionalities at both individual and social levels.
id UNB-22_69bf43c25e08f7fc650036160ac1e723
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51694
network_acronym_str UNB-22
network_name_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository_id_str
spelling O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão NarrativaTranstorno do Espectro AutistaTEARealidade AumentadaRealidade VirtualComunicaçãoDesignAutism Spectrum DisorderASDAugmented RealityVirtual RealityCommunicationDesignIndividuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) exhibit characteristics such as anomalies in the domain of reciprocal social interactions and communication, along with the presence of a restricted, stereotyped, and repetitive repertoire of interests and activities, making the development of cognitive skills a significant challenge. The majority of adults on the autism spectrum face challenges in their academic daily lives when acquiring and sharing knowledge, due to their specific teaching and learning needs. The main objective is to conduct a narrative review of the literature on Assistive Technologies (AT) employing Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) to enhance communication for individuals with ASD in adulthood, addressing social interactivity obstacles. The review highlights the growing interest in the use of AR and VR to improve the communication of these individuals, exploring their potential as strategies in the design of AT aimed at enhancing functionalities at both individual and social levels.Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características que incluem algumas anomalias nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além da manifestação de um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades, o que torna o desenvolvimento das habilidades cognitivas um grande desafio. A maioria dos adultos no espectro do autismo enfrenta desafios no cotidiano acadêmico ao adquirir e compartilhar conhecimento, devido às necessidades específicas de ensino e aprendizagem que possuem. O objetivo principal é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Tecnologias Assistivas (TA) que utilizam Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para aprimorar a comunicação de pessoas com TEA na vida adulta, abordando os obstáculos de interatividade social. A revisão destaca o interesse crescente na aplicação de RA e RV para melhorar a comunicação desses indivíduos, explorando seu potencial com estratégias no design de TA visando aprimorar as funcionalidades tanto em nível individual quanto social.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2024-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 11 n. 1 (2024)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694/40070Copyright (c) 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, JulianaAraújo, VitóriaGaravito, BrunoSouza, EmanuelaRuschival, Claudete2024-05-02T20:07:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51694Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2024-05-02T20:07:51Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
title O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
spellingShingle O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
Pompeu, Juliana
Transtorno do Espectro Autista
TEA
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Comunicação
Design
Autism Spectrum Disorder
ASD
Augmented Reality
Virtual Reality
Communication
Design
title_short O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
title_full O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
title_fullStr O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
title_full_unstemmed O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
title_sort O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa
author Pompeu, Juliana
author_facet Pompeu, Juliana
Araújo, Vitória
Garavito, Bruno
Souza, Emanuela
Ruschival, Claudete
author_role author
author2 Araújo, Vitória
Garavito, Bruno
Souza, Emanuela
Ruschival, Claudete
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Juliana
Araújo, Vitória
Garavito, Bruno
Souza, Emanuela
Ruschival, Claudete
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
TEA
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Comunicação
Design
Autism Spectrum Disorder
ASD
Augmented Reality
Virtual Reality
Communication
Design
topic Transtorno do Espectro Autista
TEA
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Comunicação
Design
Autism Spectrum Disorder
ASD
Augmented Reality
Virtual Reality
Communication
Design
description Individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) exhibit characteristics such as anomalies in the domain of reciprocal social interactions and communication, along with the presence of a restricted, stereotyped, and repetitive repertoire of interests and activities, making the development of cognitive skills a significant challenge. The majority of adults on the autism spectrum face challenges in their academic daily lives when acquiring and sharing knowledge, due to their specific teaching and learning needs. The main objective is to conduct a narrative review of the literature on Assistive Technologies (AT) employing Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) to enhance communication for individuals with ASD in adulthood, addressing social interactivity obstacles. The review highlights the growing interest in the use of AR and VR to improve the communication of these individuals, exploring their potential as strategies in the design of AT aimed at enhancing functionalities at both individual and social levels.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694
url https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694/40070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 11 n. 1 (2024)
2525-7471
reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
collection Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313148174827520