Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10910
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p. 20-44 , Jul/Dez 2019.
id FURG_d2506769b059a7d8b78853cc2fba963f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10910
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionaisHombres en el contexto escolar: cómo se enfoque el tema en artículos publicados en dossiers de la revista nacionalMale in the school context: how the theme is approached in articles published in national journal dossiersMasculinidadeContexto EscolarDossiêsMasculinidadDossiersMasculinitySchool ContextRevista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p. 20-44 , Jul/Dez 2019.Esse estudo emerge no contexto da produção de uma tese de doutorado em Educação, tendo como objetivo mapear artigos publicados em periódicos nacionais, que compõem dossiês sobre corpo, gênero e sexualidade, e, a partir deles apresentar a produção de estudos sobre masculinidades no contexto escolar. A construção das subjetividades é atravessada por modelos de ser homem e de ser mulher, relacionando-se a padrões estabelecidos socioculturalmente, inclusive na escola. No mapeamento, foram identificados 11 artigos produzidos entre 1998 e 2018, apontando que, nas interações vividas nas escolas, distintos discursos de masculinidades e sexualidades se entrelaçam e se atravessam, predominando o da masculinidade hegemônica e o da heterossexualidade compulsória. A escola possui importante papel a cumprir no sentido de desnaturalizar modelos hegemônicos de masculinidade, questionando expectativas em torno do que é dado como tipicamente feminino ou masculino, sendo urgente que outras educações sobre as masculinidades sejam desenhadas e praticadas nos contextos escolares.Este estudio surge en el contexto de la producción de una tesis doctoral en Educación, con el objetivo de mapear artículos publicados en revistas nacionales, que componen dossieres sobre cuerpo, género y sexualidad, y de ellos presentar la producción de estudios sobre masculinidades en el contexto escolar. La construcción de subjetividades está atravesada por modelos de ser hombre y de mujer, en relación con los estándares establecidos socioculturalmente, incluso en la escuela. En el mapeo, se identificaron 11 artículos producidos entre 1998 y 2018, señalando que, en las interacciones vividas en las escuelas, los diferentes discursos de masculinidades y sexualidades se entrelazan e intersectan, predominantemente la masculinidad hegemónica y la heterosexualidad obligatoria. La escuela tiene un papel importante que desempeñar en el sentido de desnaturalizar los modelos hegemónicos de masculinidad, cuestionando las expectativas en torno a lo que se considera típicamente femenino o masculino, y es urgente que otras educaciones sobre masculinidades se diseñen y practiquen en contextos escolares.This study emerges in the context of the production of a doctoral thesis in Education, with the objective of mapping articles published in national journals, which make up dossiers on body, gender and sexuality, and from them present the production of studies on masculinities in the school context. The construction of subjectivities is crossed by models of being a man and of being a woman, relating to standards established socioculturally, including at school. In the mapping, 11 articles produced between 1998 and 2018 were identified, pointing out that, in the interactions lived in schools, different discourses of masculinities and sexualities intertwine and intersect, predominantly hegemonic masculinity and compulsory heterosexuality. The school has an important role to play in the sense of denaturalizing hegemonic models of masculinity, questioning expectations around what is considered to be typically feminine or masculine, and it is urgent that other educations on masculinities be designed and practiced in school contexts.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-02T14:27:31Z2023-05-02T14:27:31Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 20–44, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9630. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9630. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1091010.14295/de.v7i2.963porSilva, Luciana Aparecida SiqueiraSilva, Elenita Pinheiro de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-02T14:30:53Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10910Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-02T14:30:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
Hombres en el contexto escolar: cómo se enfoque el tema en artículos publicados en dossiers de la revista nacional
Male in the school context: how the theme is approached in articles published in national journal dossiers
title Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
spellingShingle Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Masculinidade
Contexto Escolar
Dossiês
Masculinidad
Dossiers
Masculinity
School Context
title_short Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
title_full Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
title_fullStr Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
title_full_unstemmed Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
title_sort Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais
author Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author_facet Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author_role author
author2 Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade
Contexto Escolar
Dossiês
Masculinidad
Dossiers
Masculinity
School Context
topic Masculinidade
Contexto Escolar
Dossiês
Masculinidad
Dossiers
Masculinity
School Context
description Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p. 20-44 , Jul/Dez 2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
2023-05-02T14:27:31Z
2023-05-02T14:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 20–44, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9630. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9630. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10910
10.14295/de.v7i2.963
identifier_str_mv SILVA, L. A. S.; SILVA, E. P. Q. Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 20–44, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9630. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9630. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v7i2.963
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187254287335424