Produção de masculinidade em matérias da revista vip

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzinato, Adolfo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, João Gabriel Maracci, Rosa, Eduarda Noal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205413
Resumo: Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista.
id UFRGS-2_28d0d0828e31de1915c1da6c61e5752c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pizzinato, AdolfoCardoso, João Gabriel MaracciRosa, Eduarda Noal2020-02-05T04:09:32Z20181413-7372http://hdl.handle.net/10183/205413001109752Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista.The media is understood as an important channel of discourses that produce contemporary subjectivities, composing the “truths” that delimit our understanding of the culture. In this sense, the mediatic formulations about gender and sexuality stand out, which set the boundaries for understanding intelligible or unintelligible gender performativity in the culture. Thus, magazines aimed to the male audience are cultural elements of an important symbolic value, which help us to understand the attributes that are inserted in the composition of ideals of masculinity in our social environment. Therefore, the present study addressed the construction of masculinity patterns in VIP magazine virtual website. In the first place, 240 magazine articles were categorized. Secondly, a qualitative analysis was performed based on Critical Discourse Studies of two publications classified with the highest number of categories in the previous stage. In this way, it is discussed the ideals of masculinity spread by the magazine, the direction towards the public based on specific groups of race and social class, beyond the relation to institutions as compulsory heterosexuality and the capitalist mode of production.Los medios de comunicación son entendidos como importantes canales de discursos que producen subjetividades contemporáneas, en la composición de “verdades” que delimitan nuestra comprensión de la cultura. En este sentido, las formulaciones mediáticas sobre el género y la sexualidad se destacan, estableciendo los límites de la comprensión de performactividadesde género inteligibles e ininteligibles. Así, revistas dirigidas al público masculino son elementos culturales de importante valor simbólico, que nos ayudan a comprender los atributos que componen ideales de masculinidad en nuestro ambiente social. De este modo, en el presente estudio se analiza la construcción de ideales de masculinidades en la página virtual de la Revista VIP. En primer lugar, se categorizaron 240 artículos. Posteriormente, se hizo un análisis cualitativo basado en los Estudios Críticos del Discurso de dos publicaciones clasificados con el más grande número de categorías en la etapa anterior. Así, se discuten los ideales de masculinidad propagados por la revista, su direccionamiento a un público específico, basado en recortes de clase y raza, además de su relación con instituciones como la heterosexualidad compulsoria y el modo de producción capitalista.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 23 (2018), e34928, 20 p.MasculinidadeMídiaConsumoMediaMasculinidadConsumoMediaMasculinityConsumptionProdução de masculinidade em matérias da revista vipProduction of masculinity in vip magazine’s articles Producción de masculinidades en artículos de la revista vip info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109752.pdf.txt001109752.pdf.txtExtracted Texttext/plain67994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/3/001109752.pdf.txt02a0d32f37838f4282a7da0b632b7405MD53001109752-02.pdf.txt001109752-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain65798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/4/001109752-02.pdf.txt34e99a0d1accb02c6c7d9ac6979409cfMD54ORIGINAL001109752.pdfTexto completoapplication/pdf428419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/1/001109752.pdfd73ef54e5ef3259a48651ccd3edd6be0MD51001109752-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf425355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/2/001109752-02.pdfdba5929140c152eeeaad091541b44406MD5210183/2054132024-01-08 04:22:23.089263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-08T06:22:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de masculinidade em matérias da revista vip
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Production of masculinity in vip magazine’s articles
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Producción de masculinidades en artículos de la revista vip
title Produção de masculinidade em matérias da revista vip
spellingShingle Produção de masculinidade em matérias da revista vip
Pizzinato, Adolfo
Masculinidade
Mídia
Consumo
Media
Masculinidad
Consumo
Media
Masculinity
Consumption
title_short Produção de masculinidade em matérias da revista vip
title_full Produção de masculinidade em matérias da revista vip
title_fullStr Produção de masculinidade em matérias da revista vip
title_full_unstemmed Produção de masculinidade em matérias da revista vip
title_sort Produção de masculinidade em matérias da revista vip
author Pizzinato, Adolfo
author_facet Pizzinato, Adolfo
Cardoso, João Gabriel Maracci
Rosa, Eduarda Noal
author_role author
author2 Cardoso, João Gabriel Maracci
Rosa, Eduarda Noal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzinato, Adolfo
Cardoso, João Gabriel Maracci
Rosa, Eduarda Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade
Mídia
Consumo
topic Masculinidade
Mídia
Consumo
Media
Masculinidad
Consumo
Media
Masculinity
Consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Masculinidad
Consumo
dc.subject.spa.fl_str_mv Media
Masculinity
Consumption
description Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-05T04:09:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205413
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109752
identifier_str_mv 1413-7372
001109752
url http://hdl.handle.net/10183/205413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 23 (2018), e34928, 20 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/3/001109752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/4/001109752-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/1/001109752.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/2/001109752-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02a0d32f37838f4282a7da0b632b7405
34e99a0d1accb02c6c7d9ac6979409cf
d73ef54e5ef3259a48651ccd3edd6be0
dba5929140c152eeeaad091541b44406
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985035931648