Produção de masculinidade em matérias da revista vip
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205413 |
Resumo: | Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista. |
id |
UFRGS-2_28d0d0828e31de1915c1da6c61e5752c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pizzinato, AdolfoCardoso, João Gabriel MaracciRosa, Eduarda Noal2020-02-05T04:09:32Z20181413-7372http://hdl.handle.net/10183/205413001109752Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista.The media is understood as an important channel of discourses that produce contemporary subjectivities, composing the “truths” that delimit our understanding of the culture. In this sense, the mediatic formulations about gender and sexuality stand out, which set the boundaries for understanding intelligible or unintelligible gender performativity in the culture. Thus, magazines aimed to the male audience are cultural elements of an important symbolic value, which help us to understand the attributes that are inserted in the composition of ideals of masculinity in our social environment. Therefore, the present study addressed the construction of masculinity patterns in VIP magazine virtual website. In the first place, 240 magazine articles were categorized. Secondly, a qualitative analysis was performed based on Critical Discourse Studies of two publications classified with the highest number of categories in the previous stage. In this way, it is discussed the ideals of masculinity spread by the magazine, the direction towards the public based on specific groups of race and social class, beyond the relation to institutions as compulsory heterosexuality and the capitalist mode of production.Los medios de comunicación son entendidos como importantes canales de discursos que producen subjetividades contemporáneas, en la composición de “verdades” que delimitan nuestra comprensión de la cultura. En este sentido, las formulaciones mediáticas sobre el género y la sexualidad se destacan, estableciendo los límites de la comprensión de performactividadesde género inteligibles e ininteligibles. Así, revistas dirigidas al público masculino son elementos culturales de importante valor simbólico, que nos ayudan a comprender los atributos que componen ideales de masculinidad en nuestro ambiente social. De este modo, en el presente estudio se analiza la construcción de ideales de masculinidades en la página virtual de la Revista VIP. En primer lugar, se categorizaron 240 artículos. Posteriormente, se hizo un análisis cualitativo basado en los Estudios Críticos del Discurso de dos publicaciones clasificados con el más grande número de categorías en la etapa anterior. Así, se discuten los ideales de masculinidad propagados por la revista, su direccionamiento a un público específico, basado en recortes de clase y raza, además de su relación con instituciones como la heterosexualidad compulsoria y el modo de producción capitalista.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 23 (2018), e34928, 20 p.MasculinidadeMídiaConsumoMediaMasculinidadConsumoMediaMasculinityConsumptionProdução de masculinidade em matérias da revista vipProduction of masculinity in vip magazine’s articles Producción de masculinidades en artículos de la revista vip info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109752.pdf.txt001109752.pdf.txtExtracted Texttext/plain67994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/3/001109752.pdf.txt02a0d32f37838f4282a7da0b632b7405MD53001109752-02.pdf.txt001109752-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain65798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/4/001109752-02.pdf.txt34e99a0d1accb02c6c7d9ac6979409cfMD54ORIGINAL001109752.pdfTexto completoapplication/pdf428419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/1/001109752.pdfd73ef54e5ef3259a48651ccd3edd6be0MD51001109752-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf425355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/2/001109752-02.pdfdba5929140c152eeeaad091541b44406MD5210183/2054132024-01-08 04:22:23.089263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-08T06:22:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Production of masculinity in vip magazine’s articles |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Producción de masculinidades en artículos de la revista vip |
title |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
spellingShingle |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip Pizzinato, Adolfo Masculinidade Mídia Consumo Media Masculinidad Consumo Media Masculinity Consumption |
title_short |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
title_full |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
title_fullStr |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
title_full_unstemmed |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
title_sort |
Produção de masculinidade em matérias da revista vip |
author |
Pizzinato, Adolfo |
author_facet |
Pizzinato, Adolfo Cardoso, João Gabriel Maracci Rosa, Eduarda Noal |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, João Gabriel Maracci Rosa, Eduarda Noal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzinato, Adolfo Cardoso, João Gabriel Maracci Rosa, Eduarda Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masculinidade Mídia Consumo |
topic |
Masculinidade Mídia Consumo Media Masculinidad Consumo Media Masculinity Consumption |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Masculinidad Consumo |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Media Masculinity Consumption |
description |
Entende-se a mídia como importante veiculadora de discursos que produzem subjetividades no contemporâneo, compondo “verdades” que delimitam nossa compreensão do âmbito cultural. Neste sentido, destacam-se as formulações midiáticas acerca do gênero e da sexualidade, que estabelecem os limites para a compreensão de performatividades de gênero inteligíveis ou ininteligíveis na cultura. Assim, revistas voltadas ao público masculino são elementos culturais de amplo valor simbólico, que nos auxiliam a compreenderos atributos que se intercalam na composição de ideais de masculinidade em nosso meio social. Deste modo, o presente trabalho aborda a construção de padrões de masculinidade no discurso da página virtual da revista VIP. Para tanto, foram categorizadas 240matérias da revista. Em seguida, foi realizada uma análise qualitativa baseada nos Estudos Críticos do Discurso de duas publicações classificadas com maior número de categorias na etapa anterior. Desta forma, discutem-se os ideais de masculinidade propagados pela revista, seu direcionamento ao público baseado em recortes específicos de classe e raça, além da relação a instituições como a heterossexualidade compulsória e o modo de produção capitalista. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-05T04:09:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205413 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109752 |
identifier_str_mv |
1413-7372 001109752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 23 (2018), e34928, 20 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/3/001109752.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/4/001109752-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/1/001109752.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205413/2/001109752-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02a0d32f37838f4282a7da0b632b7405 34e99a0d1accb02c6c7d9ac6979409cf d73ef54e5ef3259a48651ccd3edd6be0 dba5929140c152eeeaad091541b44406 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224985035931648 |