Lealdade do consumidor às marcas próprias de produtos alimentícios comercializados em supermercados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5488 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é a análise da lealdade do consumidor às marcas próprias de produtos alimentícios comercializados em supermercados e a influência de seus antecedentes sobre ela. Para o alcance do objetivo proposto foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo com cinco variáveis (qualidade percebida, valor, satisfação, confiança e lealdade) e oito hipóteses de pesquisa. Os itens das escalas utilizadas foram gerados a partir de revisão da literatura e pesquisa qualitativa. As escalas passaram pela avaliação da dimensionalidade por meio de análise fatorial exploratória e análise de confiabilidade (Alfa de Cronbach). O modelo e as hipóteses de pesquisa foram analisados utilizando-se do path analysis. O modelo apresentou bons índices de ajustamento. Das hipóteses de pesquisa, apenas a que considera a relação entre qualidade percebida e confiança não pôde ser corroborada. Este trabalho também propõe um escore de classificação da lealdade do consumidor às marcas próprias de supermercados. Com base neste escore verificou-se que os consumidores da amostra utilizada na pesquisa têm um moderado grau de lealdade às marcas próprias da categoria analisada (produtos alimentícios). |
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O objetivo principal deste estudo é a análise da lealdade do consumidor às marcas próprias de produtos alimentícios comercializados em supermercados e a influência de seus antecedentes sobre ela. Para o alcance do objetivo proposto foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo com cinco variáveis (qualidade percebida, valor, satisfação, confiança e lealdade) e oito hipóteses de pesquisa. Os itens das escalas utilizadas foram gerados a partir de revisão da literatura e pesquisa qualitativa. As escalas passaram pela avaliação da dimensionalidade por meio de análise fatorial exploratória e análise de confiabilidade (Alfa de Cronbach). O modelo e as hipóteses de pesquisa foram analisados utilizando-se do path analysis. O modelo apresentou bons índices de ajustamento. Das hipóteses de pesquisa, apenas a que considera a relação entre qualidade percebida e confiança não pôde ser corroborada. Este trabalho também propõe um escore de classificação da lealdade do consumidor às marcas próprias de supermercados. Com base neste escore verificou-se que os consumidores da amostra utilizada na pesquisa têm um moderado grau de lealdade às marcas próprias da categoria analisada (produtos alimentícios). |
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