Processo de morte-morrer à luz do pensamento complexo: percepções de docentes e discentes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6686 |
Resumo: | Atualmente os fenômenos que envolvem a vida e a morte necessitam ser discutidos e ampliados à luz de novos referenciais. Entende-se, que o pensamento linear, pontual e verticalizado já não responde de forma satisfatória aos desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, é necessário conceber novas abordagens capazes de responder à complexidade dos fenômenos sociais. Dentre os referenciais capazes de promover a ampliação do campo de visão e transcender a linearidade dos fatos, destaca-se o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Sob esse pensamento, a morte passa a ser considerada como um fenômeno integrante do ciclo vital e não apenas ruptura no processo de viver. Para tanto, foi proposta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que teve como objetivo geral delinear estratégias que possibilitem ampliar as discussões acadêmicas acerca do processo de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo e como objetivos específicos: conhecer a percepção do processo de morte-morrer para docentes de enfermagem e conhecer a percepção do processo de morte-morrer para discentes de enfermagem. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal com docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário privado, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Foi utilizada a técnica de análise focal estratégica, desenvolvida com o propósito de oferecer além de novas compreensões, também estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas na perspectiva da complexidade. Ressalta-se que foi respeitada a Resolução 466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. Esse estudo recebeu o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (número 105/2013). Após a análise aprofundada e ampliada dos dados, nota-se que os entrevistados reconhecem a necessidade de se ampliar as reflexões acerca da morte com base em referenciais que transcendam a linearidade da compreensão ainda vigente. Os docentes entrevistados relataram que a sua própria formação advém de um modelo fragmentado no que diz respeito à temática morte e processo de morte-morrer. Com isso, o processo torna-se cíclico, uma vez que eles reproduzem a formação a que foram moldados. Os discentes de enfermagem acreditam que a temática necessita ser abordada de forma ampliada e complexa, a fim de que sejam, ao menos, norteados para a sua atuação profissional. Porém, discute-se que a temática morte e o processo de morte-morrer necessitam fazer parte dos discursos dos docentes e intrinsecamente nas disciplinas que compõem as diretrizes curriculares. |
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Processo de morte-morrer à luz do pensamento complexo: percepções de docentes e discentes de enfermagemThe process of death-dying in the frame of complexity ideas: perceptions of faculty and students of nursingEl proceso de la muerte-morir a la luz del pensamiento complejo: percepciones de docentes y estudiantes de enfermeríaDocentes de EnfermagemAlunos de enfermagemMorteAtitude frente a MorteDinâmica não linearFacultyNursingNursing, studentsAttitude to deathNonlinear dynamicsDocentes de EnfermeríaEstudiantes de EnfermeríaMuerteActitude Frente a La MuerteDinámicas no LinealesAtualmente os fenômenos que envolvem a vida e a morte necessitam ser discutidos e ampliados à luz de novos referenciais. Entende-se, que o pensamento linear, pontual e verticalizado já não responde de forma satisfatória aos desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, é necessário conceber novas abordagens capazes de responder à complexidade dos fenômenos sociais. Dentre os referenciais capazes de promover a ampliação do campo de visão e transcender a linearidade dos fatos, destaca-se o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Sob esse pensamento, a morte passa a ser considerada como um fenômeno integrante do ciclo vital e não apenas ruptura no processo de viver. Para tanto, foi proposta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que teve como objetivo geral delinear estratégias que possibilitem ampliar as discussões acadêmicas acerca do processo de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo e como objetivos específicos: conhecer a percepção do processo de morte-morrer para docentes de enfermagem e conhecer a percepção do processo de morte-morrer para discentes de enfermagem. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal com docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário privado, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Foi utilizada a técnica de análise focal estratégica, desenvolvida com o propósito de oferecer além de novas compreensões, também estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas na perspectiva da complexidade. Ressalta-se que foi respeitada a Resolução 466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. Esse estudo recebeu o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (número 105/2013). Após a análise aprofundada e ampliada dos dados, nota-se que os entrevistados reconhecem a necessidade de se ampliar as reflexões acerca da morte com base em referenciais que transcendam a linearidade da compreensão ainda vigente. Os docentes entrevistados relataram que a sua própria formação advém de um modelo fragmentado no que diz respeito à temática morte e processo de morte-morrer. Com isso, o processo torna-se cíclico, uma vez que eles reproduzem a formação a que foram moldados. Os discentes de enfermagem acreditam que a temática necessita ser abordada de forma ampliada e complexa, a fim de que sejam, ao menos, norteados para a sua atuação profissional. Porém, discute-se que a temática morte e o processo de morte-morrer necessitam fazer parte dos discursos dos docentes e intrinsecamente nas disciplinas que compõem as diretrizes curriculares.Currently phenomena that involve life and death need to be discussed and expanded in light of new references. It is understood that the linear, vertical thinking punctual and no longer responds satisfactorily to the challenges of the contemporary world. For the sake of such correspondence, it is necessary to elaborate novel approaches capable of adapting to complexity of social phenomena. Among referential aspects suitable for promotion and amplification of perspectives and transcending the linearity of facts, the complexity ideas proposed by Edgar Morin ought to be applied. In such perspective, the process of death-dying is considered as integral phenomenon of vital cycle and not only as interruption of life process. In order to perform the present work, the qualitative investigation of exploratorydescriptive mode was proposed, with general aim of formulating the strategies that are capable of amplifying academic discussions of the process of death-dying in the perspective of complexity ideas. The specific aim of this investigation included recognizing the perceptions of both teachers and students of nursing course in relation to the process of deathdying. The data of such study were gathered by means of focal group techniques, with participation of teachers and students of graduate nursing course at one private University Center, localized in central region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The techniques of focal strategic analysis were utilized, in order to elaborate not only novel ideas, but also new strategies capable of amplifying academic discussion in the perspective of complexity ideas. It should be stressed that in general, all the criteria were fulfilled, as referred to Resolution No. 466/12 of National Committee of Ethics in Research of Brazilian Ministry of Health that regulates scientific investigations involving human beings. In corresponding mode, this work was approved by the Committee of Ethics in Health Area Research of Federal University of Rio Grande (protocol No. 105/2013). After deepened and extended the data analysis we note that respondents recognize the need to broaden the reflections about death based on frameworks that transcend the linearity of the current understanding yet. The teachers interviewed reported that their own training comes from a fragmented model with regard to the theme of death and death-dying process. Therefore, the process becomes cyclical once they reproduce the formation that were molded. Nursing students believe that the subject needs to be approached in a broad and complex way, so that they are at least guided to their professional practice. However, it is argued that the theme of death and death-dying process need to be part of the discourse of teachers and intrinsically in the disciplines that make up the curriculum guidelines.Actualmente fenómenos que involucran la vida y la muerte deben ser discutidos y ampliado en función de las nuevas referencias. Se entiende que la lineal, vertical pensamiento puntual y ya no responde satisfactoriamente a los desafíos del mundo contemporáneo. Por lo tanto, es necesario idear nuevos enfoques que puedan responder a la complejidad de los fenómenos sociales. Entre las referencias que promueven la expansión del campo de visión y trascienden la linealidad de los hechos, pone de relieve el pensamiento complejo propuesto por Edgar Morin. Bajo esta forma de pensar , la muerte será considerada como un fenómeno integral del ciclo de vida y no sólo a romper en el proceso de la vida . Para ello, hemos propuesto un cualitativo, exploratorio y descriptivo, cuyo objetivo principal era diseñar estrategias que permitan ampliar las discusiones académicas acerca de la muerte, muerte desde la perspectiva del proceso de pensamiento complejo y objetivos específicos: las percepciones del proceso de muerte-morir por profesores de enfermería y las percepciones del proceso de la muerte-morir por estudiantes de enfermería. Los datos fueron recogidos a partir de la técnica de grupos focales con los profesores y estudiantes de la graduación en un centro universitario privado, ubicado en la región central de Rio Grande do Sul/Brasil . Análisis técnico de orientación estratégica, desarrollada con el propósito de ofrecer y nuevos entendimientos, también estrategias de expansión se utilizaron los debates académicos sobre la perspectiva de la complejidad . Es de destacar que se respetó la Resolución 466/12 de la Comisión Nacional de Ética en Investigación del Ministerio de Salud, que regula la investigación con seres humanos. Este estudio recibió la aprobación del dictamen del Comité de Ética de la Universidad Federal de Rio Grande (el 105 /2013) Área de Salud. Después de unos datos exhaustivos y ampliados, se observa que los encuestados de análisis reconocen la necesidad de ampliar las reflexiones acerca de la muerte sobre la base de los marcos que trascienden la linealidad de la comprensión sigue siendo válida. Los profesores entrevistados informaron de que su propia formación proviene de un modelo fragmentado con respecto al tema de la muerte y el proceso de la muerte. Por lo tanto , el proceso se vuelve cíclico una vez que reproducen la formación que se moldea. Los estudiantes de enfermería consideran que el tema debe abordarse de una manera amplia y compleja, por lo que están, al menos, guiados a su práctica profesional. Sin embargo, se argumenta que el tema de la muerte y el proceso de la muerte tienen que ser parte del discurso de los profesores y intrínsecamente en las disciplinas que conforman las directrices del plan de estúdios.Backes, Dirce SteinDias, Matheus Viero2016-11-14T13:28:42Z2016-11-14T13:28:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Matheus Viero. Processo de morte-morrer à luz do pensamento complexo: percepções de docentes e discentes de enfermagem. 2013. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-14T13:28:42Zoai:repositorio.furg.br:1/6686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-14T13:28:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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