Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Karine Dutra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9183
Resumo: A satisfação é uma variável que depende de inúmeras características que variam de individuo para individuo, o que dificulta consideravelmente a sua mensuração. Alguns métodos são comumente utilizados na literatura para mensurar esta variável. No entanto, o foco deste trabalho é testar o modelo Coppe-Cosenza fuzzy de análise hierárquica, que foi inicialmente desenvolvido para tomada de decisão de localizações industriais. A proposta de modelagem apresentada consistiu em modificar operadores e incorporar algumas propriedades dos controladores fuzzy a este modelo com a pretensão de obter melhor precisão em seus resultados. Para tais procedimentos, fez-se uso de alguns softwares, desenvolveu-se um algoritmo de execução de operadores, utilizou-se de algumas equações de modelagem e ainda, um banco de dados proveniente de uma pesquisa da satisfação de usuários do transporte público de uma determinada região. Os resultados foram submetidos a algumas técnicas estatísticas, tais como: medidas descritivas, testes de normalidade, testes de hipótese não-paramétricos e coeficientes de concordância. Após a análise dos dados, nas condições verificadas, conclui-se que a proposta de modelagem do construto em estudo foi satisfatória, embora ainda necessite de alguns ajustes.
id FURG_d69b71f9ee0fe1d8ca7483ef61a51855
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9183
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de ClientesAnálise de satisfaçãoLógica fuzzyModelo hierárquicoSatisfaction analysisFuzzy logicHierarchical modelA satisfação é uma variável que depende de inúmeras características que variam de individuo para individuo, o que dificulta consideravelmente a sua mensuração. Alguns métodos são comumente utilizados na literatura para mensurar esta variável. No entanto, o foco deste trabalho é testar o modelo Coppe-Cosenza fuzzy de análise hierárquica, que foi inicialmente desenvolvido para tomada de decisão de localizações industriais. A proposta de modelagem apresentada consistiu em modificar operadores e incorporar algumas propriedades dos controladores fuzzy a este modelo com a pretensão de obter melhor precisão em seus resultados. Para tais procedimentos, fez-se uso de alguns softwares, desenvolveu-se um algoritmo de execução de operadores, utilizou-se de algumas equações de modelagem e ainda, um banco de dados proveniente de uma pesquisa da satisfação de usuários do transporte público de uma determinada região. Os resultados foram submetidos a algumas técnicas estatísticas, tais como: medidas descritivas, testes de normalidade, testes de hipótese não-paramétricos e coeficientes de concordância. Após a análise dos dados, nas condições verificadas, conclui-se que a proposta de modelagem do construto em estudo foi satisfatória, embora ainda necessite de alguns ajustes.The satisfaction is a variable that depends on numerous characteristics that vary from individual to individual, which makes its measurement very difficult. Some methods are commonly used in the literature to measure this variable. However, the focus of this study is to test the fuzzy Coppe-Cosenza model of hierarchical analysis, which was initially developed for decision-making in industrial locations. The proposed modeling consists of modifying operators and incorporating some properties of the fuzzy controllers to this model with the pretension of obtaining better precision in its results. For these procedures, some software was used, an algorithm for the execution of operators was developed, some modeling equations were used, and an already validated database from a survey of the satisfaction of public transport users Of a given region. The results were submitted to statistical techniques such as descriptive analyzes, normality tests and non-parametric hypothesis tests. After the analysis of the data, under the conditions verified, it is concluded that the modeling proposal of the construct under study was satisfactory, although still needs more studies in some points for better adjustments.Mattos, Viviane Leite Dias deViana, Karine Dutra2020-11-19T12:28:39Z2020-11-19T12:28:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Karine Dutra. Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Instituto de matemática, estatística e física. Universidade Federal do Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/9183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-20T14:03:07Zoai:repositorio.furg.br:1/9183Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-20T14:03:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
title Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
spellingShingle Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
Viana, Karine Dutra
Análise de satisfação
Lógica fuzzy
Modelo hierárquico
Satisfaction analysis
Fuzzy logic
Hierarchical model
title_short Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
title_full Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
title_fullStr Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
title_full_unstemmed Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
title_sort Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes
author Viana, Karine Dutra
author_facet Viana, Karine Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Viviane Leite Dias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Karine Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de satisfação
Lógica fuzzy
Modelo hierárquico
Satisfaction analysis
Fuzzy logic
Hierarchical model
topic Análise de satisfação
Lógica fuzzy
Modelo hierárquico
Satisfaction analysis
Fuzzy logic
Hierarchical model
description A satisfação é uma variável que depende de inúmeras características que variam de individuo para individuo, o que dificulta consideravelmente a sua mensuração. Alguns métodos são comumente utilizados na literatura para mensurar esta variável. No entanto, o foco deste trabalho é testar o modelo Coppe-Cosenza fuzzy de análise hierárquica, que foi inicialmente desenvolvido para tomada de decisão de localizações industriais. A proposta de modelagem apresentada consistiu em modificar operadores e incorporar algumas propriedades dos controladores fuzzy a este modelo com a pretensão de obter melhor precisão em seus resultados. Para tais procedimentos, fez-se uso de alguns softwares, desenvolveu-se um algoritmo de execução de operadores, utilizou-se de algumas equações de modelagem e ainda, um banco de dados proveniente de uma pesquisa da satisfação de usuários do transporte público de uma determinada região. Os resultados foram submetidos a algumas técnicas estatísticas, tais como: medidas descritivas, testes de normalidade, testes de hipótese não-paramétricos e coeficientes de concordância. Após a análise dos dados, nas condições verificadas, conclui-se que a proposta de modelagem do construto em estudo foi satisfatória, embora ainda necessite de alguns ajustes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-11-19T12:28:39Z
2020-11-19T12:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Karine Dutra. Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Instituto de matemática, estatística e física. Universidade Federal do Rio Grande, 2017.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9183
identifier_str_mv VIANA, Karine Dutra. Modelo Hierárquico Coppe-Cosenza Fuzzy: adaptação e análise de seu desempenho para a avaliação da satisfação de Clientes. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Instituto de matemática, estatística e física. Universidade Federal do Rio Grande, 2017.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187275165532160