Projetos de educação patrimonial do concurso Pró-cultura no Rio Grande do Sul em 2019 : continuidades e rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Paulo Sousa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224852
Resumo: Este estudo analisa os projetos de Educação Patrimonial elaborados por municípios gaúchos, no âmbito do Concurso Pró-cultura 2019 para identificar concepções e tipos de Patrimônio Cultural que emergem dos mesmos, assim como a relação destes patrimônios com as ações de Educação Patrimonial desenhadas nos projetos. As fontes deste estudo são, portanto, os 28 projetos vencedores do Concurso Pró-cultura (2019), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Edital nº 01/2019). O procedimento metodológico utilizado envolveu a localização e análise dos projetos, assim como o estudo bibliográfico sobre o Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Com a análise do objeto e das justificativas dos projetos vencedores foi possível identificar, em algumas propostas, critérios para atribuição de valor patrimonial com tendências preservacionistas ligadas a uma colonialidade ainda presente, afastando o diálogo, a reflexão e a crítica, pressupostos para uma educação patrimonial efetiva. Porém há rupturas com a discussão de patrimônios imateriais, embora ainda prevaleça o patrimônio associado a herança cultural.
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