Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Adélia Malena Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7158
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar como as temáticas das disciplinas de conservação e preservação são tratadas nas universidades brasileiras, qual a sua importância no curso de biblioteconomia e para a sociedade. Para isso foram pesquisadas no website da ABECIN as universidades que possuem o curso de biblioteconomia, na qual se identificou 39 escolas. Verificou-se também as grades curriculares para constatar se há ou não disciplinas de conservação e preservação de acervos e se eram obrigatórias ou optativas. Após a realização das análises se constatou que 19 das 39 escolas possuem pelo menos uma disciplina voltada para esse tema, sendo que onze disciplinas são optativas, quatro obrigatórias e sete delas não informam o tipo. Considera-se que disciplinas que contemplam as temáticas de conservação ou preservação de acervos é bastante relevante para estudantes de cursos de biblioteconomia, pois estes conhecimentos poderão determinar em ações qualificadas de resguardo da memória, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a história.
id FURG_dec00b7396f60e9f8baf8ddc7dbecef8
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7158
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?Biblioteconomia – ensinoBiblioteconomia – BrasilConservação de acervosPreservação de acervosBibliotecología – enseñanzaBibliotecología – BrasilConservación de las coleccionesPreservación de las coleccionesO presente trabalho tem como objetivo apresentar como as temáticas das disciplinas de conservação e preservação são tratadas nas universidades brasileiras, qual a sua importância no curso de biblioteconomia e para a sociedade. Para isso foram pesquisadas no website da ABECIN as universidades que possuem o curso de biblioteconomia, na qual se identificou 39 escolas. Verificou-se também as grades curriculares para constatar se há ou não disciplinas de conservação e preservação de acervos e se eram obrigatórias ou optativas. Após a realização das análises se constatou que 19 das 39 escolas possuem pelo menos uma disciplina voltada para esse tema, sendo que onze disciplinas são optativas, quatro obrigatórias e sete delas não informam o tipo. Considera-se que disciplinas que contemplam as temáticas de conservação ou preservação de acervos é bastante relevante para estudantes de cursos de biblioteconomia, pois estes conhecimentos poderão determinar em ações qualificadas de resguardo da memória, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a história.El presente trabajo tiene como objetivo presentar como las temáticas de las disciplinas de conservación y preservación son tratadas en las universidades brasileñas, cuál es su importancia en el curso de biblioteconomía y para la sociedad. Para eso fueron investigadas en el sitio web ABECIN las universidades que poseen el curso de biblioteconomía, en la cual se identificó 39 instituciones. Se verifico también los grados curriculares para constatar si hay o no disciplinas de conservación y preservación de colecciones, y si eran obligatorias u optativas. Luego de la realización del análisis se constató que solamente 19 de 39 escuelas tienen al menos un curso centrado en este tema, y que los once temas son opcionales, cuatro obligatoria y siete de ellos no informan del tipo. Se considera que las disciplinas que se ocupan de los problemas de conservación o preservación de las colecciones es muy relevante para los estudiantes de los cursos de bibliotecología, ya que este conocimiento puede determinar para calificar las acciones de la memoria de guardia para que las generaciones futuras tengan la oportunidad de conocer la historia.Maia, Maria de Fátima SantosBorba, Adélia Malena Medeiros2017-05-16T19:58:15Z2017-05-16T19:58:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBORBA, Adélia Malena Medeiros. Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-05-31T20:20:35Zoai:repositorio.furg.br:1/7158Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-05-31T20:20:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
title Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
spellingShingle Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
Borba, Adélia Malena Medeiros
Biblioteconomia – ensino
Biblioteconomia – Brasil
Conservação de acervos
Preservação de acervos
Bibliotecología – enseñanza
Bibliotecología – Brasil
Conservación de las colecciones
Preservación de las colecciones
title_short Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
title_full Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
title_fullStr Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
title_full_unstemmed Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
title_sort Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?
author Borba, Adélia Malena Medeiros
author_facet Borba, Adélia Malena Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Adélia Malena Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia – ensino
Biblioteconomia – Brasil
Conservação de acervos
Preservação de acervos
Bibliotecología – enseñanza
Bibliotecología – Brasil
Conservación de las colecciones
Preservación de las colecciones
topic Biblioteconomia – ensino
Biblioteconomia – Brasil
Conservação de acervos
Preservação de acervos
Bibliotecología – enseñanza
Bibliotecología – Brasil
Conservación de las colecciones
Preservación de las colecciones
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar como as temáticas das disciplinas de conservação e preservação são tratadas nas universidades brasileiras, qual a sua importância no curso de biblioteconomia e para a sociedade. Para isso foram pesquisadas no website da ABECIN as universidades que possuem o curso de biblioteconomia, na qual se identificou 39 escolas. Verificou-se também as grades curriculares para constatar se há ou não disciplinas de conservação e preservação de acervos e se eram obrigatórias ou optativas. Após a realização das análises se constatou que 19 das 39 escolas possuem pelo menos uma disciplina voltada para esse tema, sendo que onze disciplinas são optativas, quatro obrigatórias e sete delas não informam o tipo. Considera-se que disciplinas que contemplam as temáticas de conservação ou preservação de acervos é bastante relevante para estudantes de cursos de biblioteconomia, pois estes conhecimentos poderão determinar em ações qualificadas de resguardo da memória, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a história.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-16T19:58:15Z
2017-05-16T19:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBA, Adélia Malena Medeiros. Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7158
identifier_str_mv BORBA, Adélia Malena Medeiros. Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278399340544