Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cláudio Eduardo Resende
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10583
Resumo: Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu.
id FURG_e01d4d0db09803d8c410d28fce2b4910
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10583
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetosGender deviations in a curriculum-museum: meetings and compositions with (dis)objectsDesviaciones de género en un currículum-museo: encuentros y composiciones con (des)objetosCurrículoGêneroMuseuCurriculumGenderMuseumGéneroMuseoEste artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu.This article is the result of a post-doctoral research in Education that proposed the investigation of a curriculum-museum from meetings and compositions with the so-called (de)objects. Museum is read as a curriculum, a cultural artifact that has a pedagogy that teaches and produces readings about the world. In light of the post-critical studies of gender and curriculum, the researcher conducted an immersion in museums in the city of Belo Horizonte/MG, using participant observation and the field diary. For the construction of the text, three (de)objects – a scale, movie posters and sports trophies – were selected as problematizing elements in theoretical and empirical research. The results show that a curriculum-museum with gender enables powerful meetings with (de)objects in museums, generating deviations in the practice of learning about gender. The study points out the relevance of a curricular practice in non-school territories based on the debate of gender relations in the museum.Este artículo es el resultado de una investigación postdoctoral en Educación que propuso la investigación de un currículum-museo a partir de encuentros y composiciones con los llamados (des)objetos. El museo se lee como un artefacto cultural que tiene una pedagogía que enseña y produce lecturas sobre el mundo. A la luz de los estudios post-críticos, el investigador realizó una inmersión en los museos de la ciudad de Belo Horizonte/MG, utilizando la observación de los participantes y el diario de campo. Para el texto, se seleccionaron tres (des)objetos – una escala, carteles de películas y trofeos deportivos – como elementos problemáticos en la investigación. Los resultados muestran que un currículum-museo con género permite encuentros con (des)objetos en los museos, generando desviaciones en la práctica del aprendizaje sobre el género. El estudio señala la pertinencia de una práctica curricular en los territorios no escolares basada en el debate de las relaciones de género.2023-01-26T04:21:41Z2023-01-26T04:21:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, C. E. R. DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 314–340, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12568. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568. Acesso em: 25 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1058310.14295/de.v9iEspecial.12568porAlves, Cláudio Eduardo Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-26T04:21:41Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10583Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-26T04:21:41Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
Gender deviations in a curriculum-museum: meetings and compositions with (dis)objects
Desviaciones de género en un currículum-museo: encuentros y composiciones con (des)objetos
title Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
spellingShingle Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
Alves, Cláudio Eduardo Resende
Currículo
Gênero
Museu
Curriculum
Gender
Museum
Género
Museo
title_short Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
title_full Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
title_fullStr Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
title_full_unstemmed Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
title_sort Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos
author Alves, Cláudio Eduardo Resende
author_facet Alves, Cláudio Eduardo Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cláudio Eduardo Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Gênero
Museu
Curriculum
Gender
Museum
Género
Museo
topic Currículo
Gênero
Museu
Curriculum
Gender
Museum
Género
Museo
description Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-26T04:21:41Z
2023-01-26T04:21:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, C. E. R. DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 314–340, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12568. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10583
10.14295/de.v9iEspecial.12568
identifier_str_mv ALVES, C. E. R. DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 314–340, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12568. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12568
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187247774629888