Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Saionara Figueiredo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6002
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre o papel dos recursos imagéticos e sua relação com a significação de surdos, à luz da Educação Ambiental. Justifico meu estudo realizado devido à minha vivência com a Língua de Sinais, como intérprete de sinais; diante desta, percebi que o surdo é um ser visual e, para tanto, necessita de imagens que sejam significativas para eles. Pensando sob essa ótica, minha questão de pesquisa foi: Como os recursos imagéticos podem contribuir na produção de significados e sentidos no campo da Educação Ambiental em uma professora surda? Assim, o objetivo geral foi analisar a produção de significação imagética de uma professora surda do Rio Grande do Sul no campo da Educação Ambiental. A partir desse objetivo geral, foi identificado e analisado como essa professora surda construiu algumas noções, conceitos, percepções e representações sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental em sua trajetória de vida por meio de recursos imagéticos. Também foi analisado o potencial dos recursos imagéticos como metodologias de ensino e aprendizagem no campo da Educação Ambiental para a educação de surdos, bem como o uso da imagem como um recurso acadêmico viável. Os pressupostos teóricos ancoram-se na abordagem sócio-histórica, com enfoque na constituição do sujeito e nas relações subjetivas, em especial na singularidade humana. Foram utilizados autores como Molon, Freitas, Vygotsky e Bakhtin. A metodologia empregada consistiu na realização de três entrevistas semiestruturadas, que permitiram à pesquisadora e à entrevistada maior flexibilidade durante sua realização e mais facilidade e naturalidade para a consecução dos dados. A partir do material coletado, as unidades de análise foram divididas em duas categorias principais: o preconceito e a comunidade surda. A partir delas, surgiram outros itens de análise, como: o igual e o diferente, vários tipos de preconceitos envolvendo a comunidade surda, LIBRAS e seu desenrolar como idioma brasileiro, disciplina nas faculdades, entre outros. Além disso, foi analisado o valor da metodologia visual nas escolas e nesta pesquisa, bem como a Educação Ambiental se relaciona com as significações dadas pela entrevistada. A conclusão aponta que os recursos imagéticos exercem um papel importante nas narrativas e como método de coleta de dados, principalmente para os surdos, evidenciando sua importância como recurso acadêmico. Ressalta-se, ainda, a relação intrínseca entre Educação Ambiental e Educação de surdos, evidenciando assim a transversalidade da temática.
id FURG_e13ceedddf35f78d14dc309b72652c38
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6002
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdoSurdosEducação ambientalRecursos imagéticosDeafEnvironmental educationResources imagisticEsta pesquisa propõe um estudo sobre o papel dos recursos imagéticos e sua relação com a significação de surdos, à luz da Educação Ambiental. Justifico meu estudo realizado devido à minha vivência com a Língua de Sinais, como intérprete de sinais; diante desta, percebi que o surdo é um ser visual e, para tanto, necessita de imagens que sejam significativas para eles. Pensando sob essa ótica, minha questão de pesquisa foi: Como os recursos imagéticos podem contribuir na produção de significados e sentidos no campo da Educação Ambiental em uma professora surda? Assim, o objetivo geral foi analisar a produção de significação imagética de uma professora surda do Rio Grande do Sul no campo da Educação Ambiental. A partir desse objetivo geral, foi identificado e analisado como essa professora surda construiu algumas noções, conceitos, percepções e representações sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental em sua trajetória de vida por meio de recursos imagéticos. Também foi analisado o potencial dos recursos imagéticos como metodologias de ensino e aprendizagem no campo da Educação Ambiental para a educação de surdos, bem como o uso da imagem como um recurso acadêmico viável. Os pressupostos teóricos ancoram-se na abordagem sócio-histórica, com enfoque na constituição do sujeito e nas relações subjetivas, em especial na singularidade humana. Foram utilizados autores como Molon, Freitas, Vygotsky e Bakhtin. A metodologia empregada consistiu na realização de três entrevistas semiestruturadas, que permitiram à pesquisadora e à entrevistada maior flexibilidade durante sua realização e mais facilidade e naturalidade para a consecução dos dados. A partir do material coletado, as unidades de análise foram divididas em duas categorias principais: o preconceito e a comunidade surda. A partir delas, surgiram outros itens de análise, como: o igual e o diferente, vários tipos de preconceitos envolvendo a comunidade surda, LIBRAS e seu desenrolar como idioma brasileiro, disciplina nas faculdades, entre outros. Além disso, foi analisado o valor da metodologia visual nas escolas e nesta pesquisa, bem como a Educação Ambiental se relaciona com as significações dadas pela entrevistada. A conclusão aponta que os recursos imagéticos exercem um papel importante nas narrativas e como método de coleta de dados, principalmente para os surdos, evidenciando sua importância como recurso acadêmico. Ressalta-se, ainda, a relação intrínseca entre Educação Ambiental e Educação de surdos, evidenciando assim a transversalidade da temática.This research proposes a study on the role of resource imagery and its relation to the significance of the deaf, in the light of environmental education. I justify my study because of my experience with sign language such as sign language interpreter, before this, I realized that being deaf is a visual and, therefore, requires images that are meaningful to them. Thinking from this perspective, my research question was: How funds imagery can contribute in the production of meanings and senses in the field of environmental education in a deaf teacher? Thus, the overall objective was to analyze the production of meaning imagery of a deaf teacher of Rio Grande do Sul in the field of environmental education. From this general goal, was identified and analyzed how this teacher deaf built some notions, concepts, perceptions and representations on Environment and Environmental Education in their life trajectory through features imagery. Was also analyzed as potential resources imagistic methods of teaching and learning in the field of environmental education for deaf education, as well as the use of the image as a viable academic resource. The theoretical assumptions are anchored in socio-historical approach, focusing on the constitution of the subject and the subjective relations, particularly in human uniqueness. Authors were used as Molon, Freitas, Vygotsky and Bakhtin. The methodology consisted of three semi-structured interviews, which allowed the researcher and the interviewee flexibility during, and more easily and naturally to achieve the data. From the collected material, the units of analysis were divided into two main categories: the bias and the deaf community. From them came other analysis items such as: equal and different, various types of biases involving the deaf community, LBS and its development as Brazilian language, discipline in schools, among others. Furthermore, we analyzed the value of visual methods in schools and in this research, as well as environmental education relates to the meanings given by the interviewee. The conclusion shows that the features imagery play an important role in the narrative and as a method of data collection, especially for the deaf, highlighting its importance as academic resource. We emphasize also the intrinsic relationship between Environmental Education and Deaf education, thus underlining the transversality of the theme.Molon, Susana InêsSantos, Saionara Figueiredo2016-03-31T17:43:04Z2016-03-31T17:43:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Saionara Figueiredo. Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo. 2013. 158p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-03-31T17:43:04Zoai:repositorio.furg.br:1/6002Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-03-31T17:43:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
title Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
spellingShingle Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
Santos, Saionara Figueiredo
Surdos
Educação ambiental
Recursos imagéticos
Deaf
Environmental education
Resources imagistic
title_short Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
title_full Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
title_fullStr Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
title_full_unstemmed Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
title_sort Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo
author Santos, Saionara Figueiredo
author_facet Santos, Saionara Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Saionara Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Educação ambiental
Recursos imagéticos
Deaf
Environmental education
Resources imagistic
topic Surdos
Educação ambiental
Recursos imagéticos
Deaf
Environmental education
Resources imagistic
description Esta pesquisa propõe um estudo sobre o papel dos recursos imagéticos e sua relação com a significação de surdos, à luz da Educação Ambiental. Justifico meu estudo realizado devido à minha vivência com a Língua de Sinais, como intérprete de sinais; diante desta, percebi que o surdo é um ser visual e, para tanto, necessita de imagens que sejam significativas para eles. Pensando sob essa ótica, minha questão de pesquisa foi: Como os recursos imagéticos podem contribuir na produção de significados e sentidos no campo da Educação Ambiental em uma professora surda? Assim, o objetivo geral foi analisar a produção de significação imagética de uma professora surda do Rio Grande do Sul no campo da Educação Ambiental. A partir desse objetivo geral, foi identificado e analisado como essa professora surda construiu algumas noções, conceitos, percepções e representações sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental em sua trajetória de vida por meio de recursos imagéticos. Também foi analisado o potencial dos recursos imagéticos como metodologias de ensino e aprendizagem no campo da Educação Ambiental para a educação de surdos, bem como o uso da imagem como um recurso acadêmico viável. Os pressupostos teóricos ancoram-se na abordagem sócio-histórica, com enfoque na constituição do sujeito e nas relações subjetivas, em especial na singularidade humana. Foram utilizados autores como Molon, Freitas, Vygotsky e Bakhtin. A metodologia empregada consistiu na realização de três entrevistas semiestruturadas, que permitiram à pesquisadora e à entrevistada maior flexibilidade durante sua realização e mais facilidade e naturalidade para a consecução dos dados. A partir do material coletado, as unidades de análise foram divididas em duas categorias principais: o preconceito e a comunidade surda. A partir delas, surgiram outros itens de análise, como: o igual e o diferente, vários tipos de preconceitos envolvendo a comunidade surda, LIBRAS e seu desenrolar como idioma brasileiro, disciplina nas faculdades, entre outros. Além disso, foi analisado o valor da metodologia visual nas escolas e nesta pesquisa, bem como a Educação Ambiental se relaciona com as significações dadas pela entrevistada. A conclusão aponta que os recursos imagéticos exercem um papel importante nas narrativas e como método de coleta de dados, principalmente para os surdos, evidenciando sua importância como recurso acadêmico. Ressalta-se, ainda, a relação intrínseca entre Educação Ambiental e Educação de surdos, evidenciando assim a transversalidade da temática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-31T17:43:04Z
2016-03-31T17:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Saionara Figueiredo. Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo. 2013. 158p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6002
identifier_str_mv SANTOS, Saionara Figueiredo. Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo. 2013. 158p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257097519104