Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvana Sidney Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4556
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000200018
Resumo: A reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.
id FURG_e277709a76a480ffa397775244ce57a5
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4556
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximaçãoProfile of Nursing Schools egresses according to the National Curriculum Guidelines: an approachPerfil de los alumnos egresados de las Escuelas de Enfermería, según las Diretrizes Curriculares Nacionales: una aproximaciónEducação em enfermagemCurrículoEnfermagemA reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.The curriculum restructuration in the nursing graduation course, that is necessary according to the National Curriculum Guidelines (NCG), starts its activities with a critical reading of the Resolution 03/2201. In this Resolution, there is, besides others orientations, the egresses profile. This critical review of literature aimed at reflecting about the words or categories that the egresses profile contains, according to the NCG. It will be made by using dictionaries (of Portuguese language and philosophy) and literature diverse (of the nursing course and others subjects) to understand them better and perceive them relevant to the nurse professional formation and,consequently, essential in the Pedagogical Political Project (PPP). The values of the egresses profile proposal in the nurse’s formation are recognized, but it is important to realize that it is not a matter of establish new marks,prioritize new objectives, change the profile, restructure subjects, reestablish functioning conditions or schedule only, but realize a collective work with a group growth.La reestructuración curricular en el curso de graduación en enfermero, necesaria a partir de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN), se inicia sus actividades con la lectura crítica de la Resolución 03 / 2001 y en ella se encuentra, entre otras orientaciones, el perfil de egresos. E objetivo de esta revisión crítica de literatura fue reflexionar sobre las palabras o categorías explícitas en el perfil de egresos sugeridas por las DCN, utilizando de diccionarios (de lengua portuguesa y filosofía) y diversas literaturas (del enfermero y de otras disciplinas),para que las comprenda de forma mas concreta y la perciba relevantes en la formación del profesional enfermero y, por lo tanto, necesarias en el Proyecto Político Pedagógico (PPP). Se reconocen los valores de la propuesta del perfil de egresos de las DCN en la formación del enfermero, pero, se torna importante percibir que no se trata solo de establecer nuevos marcos, dar prioridad a nuevos objetivos, cambiar el perfil, reestructurar contenidos, restablecer condiciones de funcionamiento o cargas horarias, pero de realizar un trabajo colectivo en el crecimiento grupal.2014-09-08T21:01:13Z2014-09-08T21:01:13Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Silvana Sidney Costa. Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 2, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200018&lng=pt&nrm=iso>Acesso em 11 nov. 20110034-7167http://repositorio.furg.br/handle/1/4556http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000200018porSantos, Silvana Sidney Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-08T21:01:13Zoai:repositorio.furg.br:1/4556Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-08T21:01:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
Profile of Nursing Schools egresses according to the National Curriculum Guidelines: an approach
Perfil de los alumnos egresados de las Escuelas de Enfermería, según las Diretrizes Curriculares Nacionales: una aproximación
title Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
spellingShingle Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
Santos, Silvana Sidney Costa
Educação em enfermagem
Currículo
Enfermagem
title_short Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
title_full Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
title_fullStr Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
title_full_unstemmed Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
title_sort Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
author Santos, Silvana Sidney Costa
author_facet Santos, Silvana Sidney Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silvana Sidney Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Currículo
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Currículo
Enfermagem
description A reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-09-08T21:01:13Z
2014-09-08T21:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Silvana Sidney Costa. Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 2, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200018&lng=pt&nrm=iso>Acesso em 11 nov. 2011
0034-7167
http://repositorio.furg.br/handle/1/4556
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000200018
identifier_str_mv SANTOS, Silvana Sidney Costa. Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 2, abr. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200018&lng=pt&nrm=iso>Acesso em 11 nov. 2011
0034-7167
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4556
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187259869954048