O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6780
Resumo: Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental.
id FURG_e4237b744bd48d9a4c061b834e5a661b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6780
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocosThe conceptual- methodological chaos in Environmental Education and some possible origins to its mistakesAmbienteEcologiaEducaçãoEnvironmentEcologyEducationEstudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental.Studies on Environmental Education (EE) have exhaustively emphasized that it must not be mixed up with the teaching of Ecology. However, some EE researches and activities in Brazil still maintain the conceptual controversy over what Environment, Environmental Education, Nature, and the teaching of Ecology are. Likewise, there are few researches that analyze the context which led to such controversies, how they were legitimated, and what would justify the preference for any of these terms. Based on these considerations, this paper aims at historically and epistemologically identifying some possible roots of misunderstandings between Environment/Nature and Environmental Education/teaching of Ecology. Therefore, I focus on the philosophical and historical basis of the current environmental crisis and relate the occurrence of Environmentalism and EE to the concern our society shows about this crisis. At last, I discuss the implications such misunderstandings have for the development of Environmental Education.EDGRAF2016-11-25T18:01:30Z2016-11-25T18:01:30Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, Marlécio Maknamara da Silva. O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 75-86, 2006. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/769 >. Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6780porCunha, Marlécio Maknamara da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-25T18:01:30Zoai:repositorio.furg.br:1/6780Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-25T18:01:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
The conceptual- methodological chaos in Environmental Education and some possible origins to its mistakes
title O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
spellingShingle O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Ambiente
Ecologia
Educação
Environment
Ecology
Education
title_short O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
title_full O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
title_fullStr O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
title_full_unstemmed O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
title_sort O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos
author Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
author_facet Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
Ecologia
Educação
Environment
Ecology
Education
topic Ambiente
Ecologia
Educação
Environment
Ecology
Education
description Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-11-25T18:01:30Z
2016-11-25T18:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva. O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 75-86, 2006. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/769 >. Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6780
identifier_str_mv CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva. O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 75-86, 2006. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/769 >. Acesso em: 25 nov. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384389067210752