Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bigliardi, Rossane Vinhas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8770
Resumo: Este estudo ocupa-se do Processo de Avaliação Educacional, analisando as proximidades e distanciamentos em relação aos princípios da Educação Ambiental, havendo, ao longo desta dissertação, uma argumentação favorável à aproximação do processo avaliativo educacional aos princípios postos pela Educação Ambiental crítica, transformadora. Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do próprio projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação na sociedade em que está inserido.A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A partir da implementação de uma análise indiciária das experiências em formação ou atuação profissional da autora, o estudo desenvolveu uma discussão fundamentada em estudiosos das temáticas concernentes à pesquisa. O estudo foi feito ancorado na abordagem sócio-histórica, adotando como fonte de inspiração o método indiciário (GINZBURG, 1989) e a análise microgenética (GÓES, 2000). A análise dos indícios vivenciais, bem como sua problematização, sustentada a partir dos posicionamentos adotados pelos pesquisadores das áreas de estudo envolvidas na temática em questão, possibilitou a identificação de alguns princípios que, efetivamente parecem ter definido as decisões (e ações) político-pedagógicas concretizadas nas práticas pedagógicas vivenciadas. Este estudo detecta a importância de refletir acerca dos procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didáticopedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios da Educação Ambiental crítica e transformadora; entre eles destaco a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, efetivada por meio de mediações pedagógicas que as estimulem e se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade, visando a redução das desigualdades e garantia de condições dignas de vida para as gerações presentes e futuras. Além disso, conclui-se que, para que o Educador, no Processo de Avaliação Educacional que implementa, possa se colocar como instrumento mobilizador da mudança paradigmática da organização e das relações sociais, precisará, necessariamente, ter clareza de em que acredita e para o que vai trabalhar, pois, não será, irrefletidamente, que poderá contribuir para a amenização da situação precária em que se encontra a maioria da população, na atualidade. Também, a pesquisa conduziu à compreensão de que a mudança nas relações sociais é possível, pelo fato de não estar condicionada à mudança paradigmática de organização social para implementar a adoção de posturas coerentes com a construção de uma sociedade mais justa, eqüânime responsável, sustentável e solidária. E que, estas modificações de posturas de cada um de nós, em nossas decisões educativas, ligadas à avaliação educacional, ou mesmo nas relações cotidianas de forma geral, exercerão influência favorável à modificação do modelo de sociedade majoritário na atualidade.
id FURG_e62081663b181941ac4aa0cd341e5e44
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8770
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.Educação ambientalAvaliação educacionalTransformação socialMétodo indiciárioAbordagem microgenéticaEnvironmental educationEducational evaluationSocial transformationInditiary methodMicrogenetical approachEste estudo ocupa-se do Processo de Avaliação Educacional, analisando as proximidades e distanciamentos em relação aos princípios da Educação Ambiental, havendo, ao longo desta dissertação, uma argumentação favorável à aproximação do processo avaliativo educacional aos princípios postos pela Educação Ambiental crítica, transformadora. Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do próprio projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação na sociedade em que está inserido.A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A partir da implementação de uma análise indiciária das experiências em formação ou atuação profissional da autora, o estudo desenvolveu uma discussão fundamentada em estudiosos das temáticas concernentes à pesquisa. O estudo foi feito ancorado na abordagem sócio-histórica, adotando como fonte de inspiração o método indiciário (GINZBURG, 1989) e a análise microgenética (GÓES, 2000). A análise dos indícios vivenciais, bem como sua problematização, sustentada a partir dos posicionamentos adotados pelos pesquisadores das áreas de estudo envolvidas na temática em questão, possibilitou a identificação de alguns princípios que, efetivamente parecem ter definido as decisões (e ações) político-pedagógicas concretizadas nas práticas pedagógicas vivenciadas. Este estudo detecta a importância de refletir acerca dos procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didáticopedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios da Educação Ambiental crítica e transformadora; entre eles destaco a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, efetivada por meio de mediações pedagógicas que as estimulem e se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade, visando a redução das desigualdades e garantia de condições dignas de vida para as gerações presentes e futuras. Além disso, conclui-se que, para que o Educador, no Processo de Avaliação Educacional que implementa, possa se colocar como instrumento mobilizador da mudança paradigmática da organização e das relações sociais, precisará, necessariamente, ter clareza de em que acredita e para o que vai trabalhar, pois, não será, irrefletidamente, que poderá contribuir para a amenização da situação precária em que se encontra a maioria da população, na atualidade. Também, a pesquisa conduziu à compreensão de que a mudança nas relações sociais é possível, pelo fato de não estar condicionada à mudança paradigmática de organização social para implementar a adoção de posturas coerentes com a construção de uma sociedade mais justa, eqüânime responsável, sustentável e solidária. E que, estas modificações de posturas de cada um de nós, em nossas decisões educativas, ligadas à avaliação educacional, ou mesmo nas relações cotidianas de forma geral, exercerão influência favorável à modificação do modelo de sociedade majoritário na atualidade.This study concerns the Educational evaluation process, analyzing the proximity and the distance in relation to the principles of Environmental Education. Making clear the meaning that the educational evaluation has been taking in the school process constitutes a fertile way for analysis and possible reforwarding of the pedagogical project experienced by the educational institution; starting from the conception that the evaluation process is based on the existing conception of education in the society it is inserted in. The research is linked to the Environmental education field: Curriculum and teacher’s education. The study was made based on the socialhistorical approach, adopting as source of inspiration the inditiary method (GINZBURG, 1989) and the microgenetical analysis (GÓES, 2000). From the implementation of an inditiary analysis of the experiences in education or professional performance of the author, the study developed a discussion based on scholars who study the themes concerning the research. The analysis of the experiential indications as well as their probleming, supported by the position adopted by the researchers of the study fields involved in the theme itself, made it possible to identify some principles that, seem to effectively have defined the political-pedagogical decisions (and actions) made concrete in the pedagogical practices experienced. With this critical-reflexive look at evaluation practices, it is possible to detect a coexistence of paradigms, thus, in the same educational environment, in some situations, I identified elements characteristic of an excluding education, connected to the classic scientific paradigm; and, in other experiences, the indications are close to a transformational education, connected to the emerging scientific paradigm. This study detects the importance of reflecting on the evaluative procedures adopted in our educational backgrounds and that have influence on our didactical-pedagogical options. The proposition of an educational evaluation process that shows coherence as to the principles of the transformational and critical Environmental Education appears as conditioning. Among them I mention the dialogism, the qualified and responsible participation, done by pedagogical mediations that stimulate them and that show coherence as to the role conception of Education as society transformer, aiming at reducing the differences and at guaranteeing minimum life conditions for the present and future generations. Besides that, it is concluded that in order for the educator to place him/herself as a mobilizing tool of the paradigmatic change of the institution and of the social relationships, in the educational evaluation process implemented, it will be necessary to be certain of what he/she believes in and for what he/she will work, because without a reflection it will not be possible to relieve the poor condition most of the population is in nowadays. The research has also led to the understanding that the change in social relationships is possible, for it is not connected to the paradigmatic change of social organization to implement the adoption of attitudes coherent with the construction of a fair society, equal, responsible, sustainable and solidary; and that these attitude changes in every one of us, in our educational decisions, connected to the educational evaluation, or even in daily relationships in a general way, will have a favorable influence as to the change in the present majority society model.Molon, Susana InêsBigliardi, Rossane Vinhas2020-05-28T11:01:26Z2020-05-28T11:01:26Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBIGLIARDI, Rossane Vinhas. Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2007.http://repositorio.furg.br/handle/1/8770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-05-28T11:01:26Zoai:repositorio.furg.br:1/8770Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-05-28T11:01:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
title Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
spellingShingle Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
Bigliardi, Rossane Vinhas
Educação ambiental
Avaliação educacional
Transformação social
Método indiciário
Abordagem microgenética
Environmental education
Educational evaluation
Social transformation
Inditiary method
Microgenetical approach
title_short Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
title_full Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
title_fullStr Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
title_full_unstemmed Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
title_sort Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
author Bigliardi, Rossane Vinhas
author_facet Bigliardi, Rossane Vinhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Bigliardi, Rossane Vinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Avaliação educacional
Transformação social
Método indiciário
Abordagem microgenética
Environmental education
Educational evaluation
Social transformation
Inditiary method
Microgenetical approach
topic Educação ambiental
Avaliação educacional
Transformação social
Método indiciário
Abordagem microgenética
Environmental education
Educational evaluation
Social transformation
Inditiary method
Microgenetical approach
description Este estudo ocupa-se do Processo de Avaliação Educacional, analisando as proximidades e distanciamentos em relação aos princípios da Educação Ambiental, havendo, ao longo desta dissertação, uma argumentação favorável à aproximação do processo avaliativo educacional aos princípios postos pela Educação Ambiental crítica, transformadora. Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do próprio projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação na sociedade em que está inserido.A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A partir da implementação de uma análise indiciária das experiências em formação ou atuação profissional da autora, o estudo desenvolveu uma discussão fundamentada em estudiosos das temáticas concernentes à pesquisa. O estudo foi feito ancorado na abordagem sócio-histórica, adotando como fonte de inspiração o método indiciário (GINZBURG, 1989) e a análise microgenética (GÓES, 2000). A análise dos indícios vivenciais, bem como sua problematização, sustentada a partir dos posicionamentos adotados pelos pesquisadores das áreas de estudo envolvidas na temática em questão, possibilitou a identificação de alguns princípios que, efetivamente parecem ter definido as decisões (e ações) político-pedagógicas concretizadas nas práticas pedagógicas vivenciadas. Este estudo detecta a importância de refletir acerca dos procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didáticopedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios da Educação Ambiental crítica e transformadora; entre eles destaco a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, efetivada por meio de mediações pedagógicas que as estimulem e se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade, visando a redução das desigualdades e garantia de condições dignas de vida para as gerações presentes e futuras. Além disso, conclui-se que, para que o Educador, no Processo de Avaliação Educacional que implementa, possa se colocar como instrumento mobilizador da mudança paradigmática da organização e das relações sociais, precisará, necessariamente, ter clareza de em que acredita e para o que vai trabalhar, pois, não será, irrefletidamente, que poderá contribuir para a amenização da situação precária em que se encontra a maioria da população, na atualidade. Também, a pesquisa conduziu à compreensão de que a mudança nas relações sociais é possível, pelo fato de não estar condicionada à mudança paradigmática de organização social para implementar a adoção de posturas coerentes com a construção de uma sociedade mais justa, eqüânime responsável, sustentável e solidária. E que, estas modificações de posturas de cada um de nós, em nossas decisões educativas, ligadas à avaliação educacional, ou mesmo nas relações cotidianas de forma geral, exercerão influência favorável à modificação do modelo de sociedade majoritário na atualidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-05-28T11:01:26Z
2020-05-28T11:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIGLIARDI, Rossane Vinhas. Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2007.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8770
identifier_str_mv BIGLIARDI, Rossane Vinhas. Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2007.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187272663629824