Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Julia Rovena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6071
Resumo: O presente trabalho constituiu-se em uma investigação que buscou analisar uma experiência de educação ambiental (EA) desenvolvida pela ONG Instituto Curicaca em unidades de conservação (UCs) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta é representada pela “Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, desenvolvida entre os anos de 2005 e 2010, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de cinco municípios da região. A partir disso, objetivou-se compreender a repercussão que o processo educativo desenvolvido nessa Ação Cultural de Criação gerou nas práticas pedagógicas das educadoras que dele participaram. Historicamente, a criação e implantação de UCs esteve vinculada a uma perspectiva dissociativa da relação ser humano-natureza, sendo apreciadas como “ilhas de natureza intocável”. No Brasil, foram regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), configurando-se em espaços com diferentes características e fins, de acordo com sua categoria, sendo que a educação e a interpretação ambiental apresentam-se dentre os objetivos de unidades da categoria “parque”. Nesse sentido, as ações de educação ambiental propostas pela ONG foram empreendidas principalmente nesses espaços protegidos, com a intenção de trabalhar com as escolas inseridas nos microcorredores ecológicos definidos para a região do Litoral Norte. Para a elucidação dos resultados gerados, a investigação foi feita a partir de pesquisa qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a análise de relatórios das ações educativas realizadas com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras que participaram dessa ação. A sistematização dos dados foi feita a partir da análise textual discursiva (ATD), aliada à compreensão do subtexto. Para isso, foram consideradas três categorias a priori na pesquisa: práxis, consciência e autonomia. A análise foi feita à luz do materialismo histórico dialético e da EA crítica transformadora emancipatória, entendendo-se a questão ambiental configurada na integração e inter-relação entre as dimensões biológica, social, econômica e política. Os resultados encontrados permitem concluir que ações de EA continuam a ser desenvolvidas nas escolas da região, com a incorporação e apropriação de práticas pedagógicas ressignificadas pelas educadoras, em uma confluência de ações vinculadas tanto a práticas mais comportamentalistas de EA quanto a propostas mais críticas e com potencial transformador. Com isso, propõese que UCs podem se constituir em importantes espaços educativos, potencializadores na construção de uma “práxis ambiental”.
id FURG_e6ff86abdbb2d620072a5c7f18a6f68d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6071
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúchoUnidades de conservaçãoEducação ambiental transformadoraRelação ser humano-naturezaFormação de educadores ambientaisProtected areasTransformative environmental educationHuman-nature relationshipEnvironmental educators educationO presente trabalho constituiu-se em uma investigação que buscou analisar uma experiência de educação ambiental (EA) desenvolvida pela ONG Instituto Curicaca em unidades de conservação (UCs) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta é representada pela “Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, desenvolvida entre os anos de 2005 e 2010, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de cinco municípios da região. A partir disso, objetivou-se compreender a repercussão que o processo educativo desenvolvido nessa Ação Cultural de Criação gerou nas práticas pedagógicas das educadoras que dele participaram. Historicamente, a criação e implantação de UCs esteve vinculada a uma perspectiva dissociativa da relação ser humano-natureza, sendo apreciadas como “ilhas de natureza intocável”. No Brasil, foram regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), configurando-se em espaços com diferentes características e fins, de acordo com sua categoria, sendo que a educação e a interpretação ambiental apresentam-se dentre os objetivos de unidades da categoria “parque”. Nesse sentido, as ações de educação ambiental propostas pela ONG foram empreendidas principalmente nesses espaços protegidos, com a intenção de trabalhar com as escolas inseridas nos microcorredores ecológicos definidos para a região do Litoral Norte. Para a elucidação dos resultados gerados, a investigação foi feita a partir de pesquisa qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a análise de relatórios das ações educativas realizadas com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras que participaram dessa ação. A sistematização dos dados foi feita a partir da análise textual discursiva (ATD), aliada à compreensão do subtexto. Para isso, foram consideradas três categorias a priori na pesquisa: práxis, consciência e autonomia. A análise foi feita à luz do materialismo histórico dialético e da EA crítica transformadora emancipatória, entendendo-se a questão ambiental configurada na integração e inter-relação entre as dimensões biológica, social, econômica e política. Os resultados encontrados permitem concluir que ações de EA continuam a ser desenvolvidas nas escolas da região, com a incorporação e apropriação de práticas pedagógicas ressignificadas pelas educadoras, em uma confluência de ações vinculadas tanto a práticas mais comportamentalistas de EA quanto a propostas mais críticas e com potencial transformador. Com isso, propõese que UCs podem se constituir em importantes espaços educativos, potencializadores na construção de uma “práxis ambiental”.This work consisted in an investigation that analyzed the experience of environmental education (EE) developed by the non-governmental organization (NGO) “Instituto Curicaca” in protected areas (PAs) in the North Coast of Rio Grande do Sul. This experience is represented by the cultural action "Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, developed between the years 2005 and 2010, involving students and teachers of public schools of five cities in the region. The research aimed to understand the impact of this educational process in the pedagogical practices of the teachers who participated of it. Historically, the creation and deployment of PAs has been linked to a dissociative perspective of the relationship between human beings and nature, being assessed as "islands of untouched nature." In Brazil, they were regulated by the law of the National System of Protected Areas (SNUC), setting up in spaces with different characteristics and purposes, according to its category, and environmental education and interpretation are presented among the goals of units of the category "park." In this sense, environmental education actions proposed by the NGO were mainly undertaken in these protected areas, with the intention of working with schools embedded in ecological micro-corridors defined for the North Coast region. For the elucidation of the results, the investigation was made from qualitative research, adopting methodological procedures as the analysis of reports of educational activities with teachers and conducting semi-structured interviews with educators that participated in this action. The systematization of data was made from the discursive textual analysis (DTA), coupled with the understanding of the subtext. Three categories were considered a priori: praxis, consciousness and autonomy. The analysis was made in the light of historical and dialectical materialism and of the critical transformative emancipatory EE, understanding the environment as the integration and interrelationship between the biological, social, economic and political aspects. The results allow us to conclude that schools continue to develop EE actions, with the incorporation and appropriation of pedagogical practices resignified by educators in a confluence of actions linked to both behavioral practices and critical proposals with transformative potential. It is proposed that PAs may be important educational spaces, contributing to the construction of an "environmental praxis".Loureiro, Carlos Frederico BernardoAnello, Lucia de Fatima Socoowski deWitt, Julia Rovena2016-04-26T17:13:06Z2016-04-26T17:13:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWITT, Julia Rovena. Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho. 2013. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-11-13T21:51:55Zoai:repositorio.furg.br:1/6071Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-11-13T21:51:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
title Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
spellingShingle Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
Witt, Julia Rovena
Unidades de conservação
Educação ambiental transformadora
Relação ser humano-natureza
Formação de educadores ambientais
Protected areas
Transformative environmental education
Human-nature relationship
Environmental educators education
title_short Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
title_full Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
title_fullStr Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
title_full_unstemmed Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
title_sort Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho
author Witt, Julia Rovena
author_facet Witt, Julia Rovena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Anello, Lucia de Fatima Socoowski de
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt, Julia Rovena
dc.subject.por.fl_str_mv Unidades de conservação
Educação ambiental transformadora
Relação ser humano-natureza
Formação de educadores ambientais
Protected areas
Transformative environmental education
Human-nature relationship
Environmental educators education
topic Unidades de conservação
Educação ambiental transformadora
Relação ser humano-natureza
Formação de educadores ambientais
Protected areas
Transformative environmental education
Human-nature relationship
Environmental educators education
description O presente trabalho constituiu-se em uma investigação que buscou analisar uma experiência de educação ambiental (EA) desenvolvida pela ONG Instituto Curicaca em unidades de conservação (UCs) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta é representada pela “Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, desenvolvida entre os anos de 2005 e 2010, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de cinco municípios da região. A partir disso, objetivou-se compreender a repercussão que o processo educativo desenvolvido nessa Ação Cultural de Criação gerou nas práticas pedagógicas das educadoras que dele participaram. Historicamente, a criação e implantação de UCs esteve vinculada a uma perspectiva dissociativa da relação ser humano-natureza, sendo apreciadas como “ilhas de natureza intocável”. No Brasil, foram regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), configurando-se em espaços com diferentes características e fins, de acordo com sua categoria, sendo que a educação e a interpretação ambiental apresentam-se dentre os objetivos de unidades da categoria “parque”. Nesse sentido, as ações de educação ambiental propostas pela ONG foram empreendidas principalmente nesses espaços protegidos, com a intenção de trabalhar com as escolas inseridas nos microcorredores ecológicos definidos para a região do Litoral Norte. Para a elucidação dos resultados gerados, a investigação foi feita a partir de pesquisa qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a análise de relatórios das ações educativas realizadas com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras que participaram dessa ação. A sistematização dos dados foi feita a partir da análise textual discursiva (ATD), aliada à compreensão do subtexto. Para isso, foram consideradas três categorias a priori na pesquisa: práxis, consciência e autonomia. A análise foi feita à luz do materialismo histórico dialético e da EA crítica transformadora emancipatória, entendendo-se a questão ambiental configurada na integração e inter-relação entre as dimensões biológica, social, econômica e política. Os resultados encontrados permitem concluir que ações de EA continuam a ser desenvolvidas nas escolas da região, com a incorporação e apropriação de práticas pedagógicas ressignificadas pelas educadoras, em uma confluência de ações vinculadas tanto a práticas mais comportamentalistas de EA quanto a propostas mais críticas e com potencial transformador. Com isso, propõese que UCs podem se constituir em importantes espaços educativos, potencializadores na construção de uma “práxis ambiental”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-04-26T17:13:06Z
2016-04-26T17:13:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WITT, Julia Rovena. Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho. 2013. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6071
identifier_str_mv WITT, Julia Rovena. Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho. 2013. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187231696814080