O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Bianca Langhinrichs
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8822
Resumo: Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as duas temáticas e discuti-las de forma integrada. O trabalho tem como problemática de pesquisa: os modos como o ensino de História para os Surdos vão se instituindo na escola e como objetivo: descrever os processos de ensino de História para Surdos em uma escola bilíngue. Para tanto, buscou-se a descrição de um espaço por meio da observação simples e da entrevista pautada, com a análise da prática de uma professora de História no âmbito bilíngue de ensino. Conclui-se que tal tarefa resultou na caracterização de um cenário que é convergente com o panorama expresso pelos demais trabalhos acadêmicos que procuram discorrer sobre esta temática, apontando vivências e estratégias didáticas adotadas pela professora. As convergências podem ser resumidas quanto aos problemas enfrentados no processo de ensino de História para os Surdos, referente à língua e às demandas encontradas pelo professor desse espaço, além das maneiras pelas quais os envolvidos se valem para a solução dos percalços e a melhoria do processo educativo.
id FURG_e72f241583822cb723baa56d597fa448
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8822
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenárioEnsino de HistóriaSurdosEscola BilingueLibrasHistory teachingDeafBilingual SchoolAtualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as duas temáticas e discuti-las de forma integrada. O trabalho tem como problemática de pesquisa: os modos como o ensino de História para os Surdos vão se instituindo na escola e como objetivo: descrever os processos de ensino de História para Surdos em uma escola bilíngue. Para tanto, buscou-se a descrição de um espaço por meio da observação simples e da entrevista pautada, com a análise da prática de uma professora de História no âmbito bilíngue de ensino. Conclui-se que tal tarefa resultou na caracterização de um cenário que é convergente com o panorama expresso pelos demais trabalhos acadêmicos que procuram discorrer sobre esta temática, apontando vivências e estratégias didáticas adotadas pela professora. As convergências podem ser resumidas quanto aos problemas enfrentados no processo de ensino de História para os Surdos, referente à língua e às demandas encontradas pelo professor desse espaço, além das maneiras pelas quais os envolvidos se valem para a solução dos percalços e a melhoria do processo educativo.Currently, there are manu discussions about the teachinh of history and abouth the deaf education in bilingual schools as well. However, these discussions have dealt whith these two topics in a separate manner and thus the presente study seeks to join these two topics and discuss about og history to deaf students in a bilingual achool situated in the Southern region of Rio Grande do Sul. For that, the presente research sought to describe na environment through the application of the direct observation and interview methods, by analyzing a history teachers practices in the bilingual teaching scope. It was possible to conclude that the observed scenario is in agrément whit the orther researches that approach the same subject of study, pointing out the experiences and teaching strategies adopted by the teacher.Caetano, Marcio Rodrigo ValeCunha, Bianca Langhinrichs2020-06-15T17:38:32Z2020-06-15T17:38:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Bianca Langhinrichs. O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário. 2018. 84 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-06-15T17:38:32Zoai:repositorio.furg.br:1/8822Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-06-15T17:38:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
title O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
spellingShingle O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
Cunha, Bianca Langhinrichs
Ensino de História
Surdos
Escola Bilingue
Libras
History teaching
Deaf
Bilingual School
title_short O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
title_full O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
title_fullStr O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
title_full_unstemmed O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
title_sort O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário
author Cunha, Bianca Langhinrichs
author_facet Cunha, Bianca Langhinrichs
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Marcio Rodrigo Vale
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Bianca Langhinrichs
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Surdos
Escola Bilingue
Libras
History teaching
Deaf
Bilingual School
topic Ensino de História
Surdos
Escola Bilingue
Libras
History teaching
Deaf
Bilingual School
description Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as duas temáticas e discuti-las de forma integrada. O trabalho tem como problemática de pesquisa: os modos como o ensino de História para os Surdos vão se instituindo na escola e como objetivo: descrever os processos de ensino de História para Surdos em uma escola bilíngue. Para tanto, buscou-se a descrição de um espaço por meio da observação simples e da entrevista pautada, com a análise da prática de uma professora de História no âmbito bilíngue de ensino. Conclui-se que tal tarefa resultou na caracterização de um cenário que é convergente com o panorama expresso pelos demais trabalhos acadêmicos que procuram discorrer sobre esta temática, apontando vivências e estratégias didáticas adotadas pela professora. As convergências podem ser resumidas quanto aos problemas enfrentados no processo de ensino de História para os Surdos, referente à língua e às demandas encontradas pelo professor desse espaço, além das maneiras pelas quais os envolvidos se valem para a solução dos percalços e a melhoria do processo educativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-06-15T17:38:32Z
2020-06-15T17:38:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Bianca Langhinrichs. O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário. 2018. 84 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8822
identifier_str_mv CUNHA, Bianca Langhinrichs. O ensino de História em uma escola bilíngue para surdos como ponto de partida para a descrição de um cenário. 2018. 84 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187228442034176