Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzarino, Jane Márcia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Munhoz, Angélica Vier, Keil, Jaqueline Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4130
Resumo: A escola pode ser um espaço de educação ambiental, de sensibilização dos alunos na busca por valores que pautem as relações entre todas as formas de vida. Mas qual o papel do currículo diante desta necessidade? O objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir na compreensão do papel do currículo em relação à educação ambiental. Entende-se que a ecopedagogia sugere a transversalidade entre vários campos dos saberes. O que interessa são as possíveis conexões e a partir delas a viabilização da experimentação desses saberes, as inusitadas possibilidades de aprendizagem, a construção de conhecimentos que produzam afectos no corpo, gerando outros modos de existência.
id FURG_e9b07e2cdbf525314f66ecceb18a376d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4130
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Currículo, transversalidade e sentidos em Educação AmbientalEducação ambientalCurrículoTransversalidadeSentidosA escola pode ser um espaço de educação ambiental, de sensibilização dos alunos na busca por valores que pautem as relações entre todas as formas de vida. Mas qual o papel do currículo diante desta necessidade? O objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir na compreensão do papel do currículo em relação à educação ambiental. Entende-se que a ecopedagogia sugere a transversalidade entre vários campos dos saberes. O que interessa são as possíveis conexões e a partir delas a viabilização da experimentação desses saberes, as inusitadas possibilidades de aprendizagem, a construção de conhecimentos que produzam afectos no corpo, gerando outros modos de existência.2013-11-10T19:13:11Z2013-11-10T19:13:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAZZARINO, Jane Márcia; MUNHOZ, Angélica Vier; KEIL, Jaqueline Luciana. Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental. Revbea, Rio Grande, v. 7, n. 2, p. 51-61, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/2250/2256>. Acesso em: 8 nov. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/4130porMazzarino, Jane MárciaMunhoz, Angélica VierKeil, Jaqueline Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-11-10T19:13:11Zoai:repositorio.furg.br:1/4130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-11-10T19:13:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
title Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
spellingShingle Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
Mazzarino, Jane Márcia
Educação ambiental
Currículo
Transversalidade
Sentidos
title_short Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
title_full Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
title_fullStr Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
title_full_unstemmed Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
title_sort Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental
author Mazzarino, Jane Márcia
author_facet Mazzarino, Jane Márcia
Munhoz, Angélica Vier
Keil, Jaqueline Luciana
author_role author
author2 Munhoz, Angélica Vier
Keil, Jaqueline Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzarino, Jane Márcia
Munhoz, Angélica Vier
Keil, Jaqueline Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Currículo
Transversalidade
Sentidos
topic Educação ambiental
Currículo
Transversalidade
Sentidos
description A escola pode ser um espaço de educação ambiental, de sensibilização dos alunos na busca por valores que pautem as relações entre todas as formas de vida. Mas qual o papel do currículo diante desta necessidade? O objetivo deste artigo é refletir sobre as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, de modo a contribuir na compreensão do papel do currículo em relação à educação ambiental. Entende-se que a ecopedagogia sugere a transversalidade entre vários campos dos saberes. O que interessa são as possíveis conexões e a partir delas a viabilização da experimentação desses saberes, as inusitadas possibilidades de aprendizagem, a construção de conhecimentos que produzam afectos no corpo, gerando outros modos de existência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-11-10T19:13:11Z
2013-11-10T19:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAZZARINO, Jane Márcia; MUNHOZ, Angélica Vier; KEIL, Jaqueline Luciana. Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental. Revbea, Rio Grande, v. 7, n. 2, p. 51-61, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/2250/2256>. Acesso em: 8 nov. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/4130
identifier_str_mv MAZZARINO, Jane Márcia; MUNHOZ, Angélica Vier; KEIL, Jaqueline Luciana. Currículo, transversalidade e sentidos em Educação Ambiental. Revbea, Rio Grande, v. 7, n. 2, p. 51-61, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/2250/2256>. Acesso em: 8 nov. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187248173088768