O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forster, Gabrielle da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4868
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como se figura literariamente a construção da subjetividade e os processos de subjetivação na ficção de Caio Fernando Abreu, na qual se pode visualizar não apenas através da temática, mas também da própria tessitura do texto, um dos conflitos que perpassa toda a sua obra: a busca infinita e impossível de se reconhecer no e pelo olhar do outro, que resulta da impossibilidade de estabelecer com este uma relação sólida de afeto. Através da análise deste conflito e de sua relação com o contexto ditatorial brasileiro e com o pós-moderno busco compreender quais são as principais problemáticas para a construção da identidade apresentadas nos contos do escritor gaúcho e como o papel do outro, enquanto território subjetivo pós-moderno, aparece em sua ficção.
id FURG_ec16cb430c1a6298424ec2d36eccbddf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4868
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?Caio Fernando AbreuSubjetividadeAlteridadeDobra deleuziana-guattariana.SubjetividadAlteridadDobla deleuziana-guattariana.Este trabalho tem como objetivo discutir como se figura literariamente a construção da subjetividade e os processos de subjetivação na ficção de Caio Fernando Abreu, na qual se pode visualizar não apenas através da temática, mas também da própria tessitura do texto, um dos conflitos que perpassa toda a sua obra: a busca infinita e impossível de se reconhecer no e pelo olhar do outro, que resulta da impossibilidade de estabelecer com este uma relação sólida de afeto. Através da análise deste conflito e de sua relação com o contexto ditatorial brasileiro e com o pós-moderno busco compreender quais são as principais problemáticas para a construção da identidade apresentadas nos contos do escritor gaúcho e como o papel do outro, enquanto território subjetivo pós-moderno, aparece em sua ficção.Este trabajo tiene como objetivo discutir cómo se figura literariamente la construcción de la subjetividad y los procesos de subjetivación en la ficción de Caio Fernando Abreu, en la cual se puede visualizar, no sólo en la temática sino también en la propia tesitura del texto, uno de los conflictos centrales de su obra: la búsqueda infinita e imposible de reconocerse en y pela mirada del otro, que resulta de la imposibilidad de establecer con este una relación sólida de afecto. Por medio de la análisis de este conflicto y de su relación con el contexto dictatorial brasilero y con el post-moderno busco comprender las principales problemáticas para la construcción de la identidad presentadas en los cuentos del escritor gaucho y cómo el papel del otro, mientras territorio subjetivo post-moderno, aparece en su ficción.Caimi, Claudia LuizaForster, Gabrielle da Silva2015-05-15T20:01:39Z2015-05-15T20:01:39Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORSTER, Gabrielle da Silva. O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/4868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-02-08T22:51:46Zoai:repositorio.furg.br:1/4868Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-02-08T22:51:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
title O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
spellingShingle O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
Forster, Gabrielle da Silva
Caio Fernando Abreu
Subjetividade
Alteridade
Dobra deleuziana-guattariana.
Subjetividad
Alteridad
Dobla deleuziana-guattariana.
title_short O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
title_full O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
title_fullStr O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
title_full_unstemmed O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
title_sort O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?
author Forster, Gabrielle da Silva
author_facet Forster, Gabrielle da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caimi, Claudia Luiza
dc.contributor.author.fl_str_mv Forster, Gabrielle da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Caio Fernando Abreu
Subjetividade
Alteridade
Dobra deleuziana-guattariana.
Subjetividad
Alteridad
Dobla deleuziana-guattariana.
topic Caio Fernando Abreu
Subjetividade
Alteridade
Dobra deleuziana-guattariana.
Subjetividad
Alteridad
Dobla deleuziana-guattariana.
description Este trabalho tem como objetivo discutir como se figura literariamente a construção da subjetividade e os processos de subjetivação na ficção de Caio Fernando Abreu, na qual se pode visualizar não apenas através da temática, mas também da própria tessitura do texto, um dos conflitos que perpassa toda a sua obra: a busca infinita e impossível de se reconhecer no e pelo olhar do outro, que resulta da impossibilidade de estabelecer com este uma relação sólida de afeto. Através da análise deste conflito e de sua relação com o contexto ditatorial brasileiro e com o pós-moderno busco compreender quais são as principais problemáticas para a construção da identidade apresentadas nos contos do escritor gaúcho e como o papel do outro, enquanto território subjetivo pós-moderno, aparece em sua ficção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-05-15T20:01:39Z
2015-05-15T20:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORSTER, Gabrielle da Silva. O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/4868
identifier_str_mv FORSTER, Gabrielle da Silva. O outro como porto na (auto) ficção de Caio F. uma procura ir-remediável?. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361153069056