Uma cartografia que pode dançar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438 |
Resumo: | Duas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las. |
id |
UNICAMP-19_993ba0c550538f7cdd9d4ce73c3b6b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646438 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma cartografia que pode dançarEducação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana.EducaçãoGeografiaCartografiaDuas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las.Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica e históricaapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864643810.20396/etd.v18i4.8646438ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-8741676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/14502https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19826https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19827https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19828https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19829https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19830https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19831https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19832Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCazetta, ValériaPreve, Ana Maria Hoepers2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646438Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:19.697518ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma cartografia que pode dançar |
title |
Uma cartografia que pode dançar |
spellingShingle |
Uma cartografia que pode dançar Cazetta, Valéria Educação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana. Educação Geografia Cartografia |
title_short |
Uma cartografia que pode dançar |
title_full |
Uma cartografia que pode dançar |
title_fullStr |
Uma cartografia que pode dançar |
title_full_unstemmed |
Uma cartografia que pode dançar |
title_sort |
Uma cartografia que pode dançar |
author |
Cazetta, Valéria |
author_facet |
Cazetta, Valéria Preve, Ana Maria Hoepers |
author_role |
author |
author2 |
Preve, Ana Maria Hoepers |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazetta, Valéria Preve, Ana Maria Hoepers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana. Educação Geografia Cartografia |
topic |
Educação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana. Educação Geografia Cartografia |
description |
Duas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica e histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438 10.20396/etd.v18i4.8646438 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i4.8646438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/14502 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19826 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19827 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19828 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19829 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19830 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19831 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653757153280 |