A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frio, Ricardo Saraiva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5370
Resumo: O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem.
id FURG_ee30fe36937439099aa3234b66b712aa
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5370
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011Comportamento do consumidorBibliometriaPeriódicosConsumer behaviorBibliometricsJournalsO objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem.The aim of this paper is to review the research that has been done so far on consumer behavior and presented in Brazilian journals published between the years 2000 and 2011, by assessing online papers. Based on the analysis of 127 papers it can be seen that the researches on consumer behavior apply positivist logic, given that most studies are quantitative and descriptive, although few experiments have been conducted and few theoretical papers have been written. It can also be seen that over half of the publishing is concentrated in 12 institutions. Finally, it has been observed that those papers were not often cited.2015-09-08T19:18:04Z2015-09-08T19:18:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015.2176-8366http://repositorio.furg.br/handle/1/5370porFrio, Ricardo Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-09-08T19:18:04Zoai:repositorio.furg.br:1/5370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-09-08T19:18:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
title A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
spellingShingle A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
Frio, Ricardo Saraiva
Comportamento do consumidor
Bibliometria
Periódicos
Consumer behavior
Bibliometrics
Journals
title_short A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
title_full A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
title_fullStr A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
title_full_unstemmed A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
title_sort A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
author Frio, Ricardo Saraiva
author_facet Frio, Ricardo Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frio, Ricardo Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Bibliometria
Periódicos
Consumer behavior
Bibliometrics
Journals
topic Comportamento do consumidor
Bibliometria
Periódicos
Consumer behavior
Bibliometrics
Journals
description O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-09-08T19:18:04Z
2015-09-08T19:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015.
2176-8366
http://repositorio.furg.br/handle/1/5370
identifier_str_mv FRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015.
2176-8366
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187263138365440