A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5370 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem. |
id |
FURG_ee30fe36937439099aa3234b66b712aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5370 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011Comportamento do consumidorBibliometriaPeriódicosConsumer behaviorBibliometricsJournalsO objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem.The aim of this paper is to review the research that has been done so far on consumer behavior and presented in Brazilian journals published between the years 2000 and 2011, by assessing online papers. Based on the analysis of 127 papers it can be seen that the researches on consumer behavior apply positivist logic, given that most studies are quantitative and descriptive, although few experiments have been conducted and few theoretical papers have been written. It can also be seen that over half of the publishing is concentrated in 12 institutions. Finally, it has been observed that those papers were not often cited.2015-09-08T19:18:04Z2015-09-08T19:18:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015.2176-8366http://repositorio.furg.br/handle/1/5370porFrio, Ricardo Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-09-08T19:18:04Zoai:repositorio.furg.br:1/5370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-09-08T19:18:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
title |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
spellingShingle |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 Frio, Ricardo Saraiva Comportamento do consumidor Bibliometria Periódicos Consumer behavior Bibliometrics Journals |
title_short |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
title_full |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
title_fullStr |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
title_full_unstemmed |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
title_sort |
A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011 |
author |
Frio, Ricardo Saraiva |
author_facet |
Frio, Ricardo Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frio, Ricardo Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Bibliometria Periódicos Consumer behavior Bibliometrics Journals |
topic |
Comportamento do consumidor Bibliometria Periódicos Consumer behavior Bibliometrics Journals |
description |
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão da pesquisa sobre comportamento do consumidor nos periódicos brasileiros entre 2000 a 2011, avaliando artigos disponíveis na internet. A partir da análise de 127 artigos pode-se constatar que as pesquisas sobre comportamento do consumidor seguem uma lógica positivista, pois os estudos em sua maioria são quantitativos e descritivos, porém com poucos experimentos e artigos teóricos. Nota-se também que mais de metade da publicação encontra-se em 12 instituições. Por fim se observou um baixo número de citações que os artigos recebem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-09-08T19:18:04Z 2015-09-08T19:18:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015. 2176-8366 http://repositorio.furg.br/handle/1/5370 |
identifier_str_mv |
FRIO, Ricardo Saraiva. A pesquisa sobre comportamento do consumidor no Brasil: uma análise bibliométrica acerca de artigos publicados em periódicos nacionais no período de 2000 a 2011. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/view/693/822>. Acesso em: 03 set. 2015. 2176-8366 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187263138365440 |