Tendências atuais da pesquisa Brasileira em Educação Física: parte 1: uma análise a partir de periódicos nacionais
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16752 |
Resumo: | Após poucos séculos de existência, a disciplina de Educação Física (EF) convive, de um lado, com a tradicional valorização de aspectos biológicos e médicos e, de outro, com a recente valorização de aspectos sócio-culturais, políticos e filosóficos. Estes parecem promover uma ruptura com a concepção tradicional de corpo, concepção "biologizada", da EF. Neste contexto, iniciamos um amplo estudo sobre as tendências atuais da pesquisa brasileira em EF. Por meio de uma abordagem bibliométrica, neste trabalho apresentamos uma análise das comunicações científicas em EF, veiculadas em quatro periódicos nacionais, no período de 2000 a 2005. O objetivo central foi caracterizar um recorte da pesquisa contemporânea brasileira em EF, publicada nestes periódicos, incluindo-se na análise as questões acerca das temáticas de maior interesse dos pesquisadores. O estudo seguiu duas etapas principais: a) coleta e organização dos dados e b) categorização e análises quantitativa e qualitativa. As 595 publicações analisadas classificaram-se em 20 áreas do conhecimento sendo fisiologia a de maior incidência (n = 376). Publicações com enfoque em áreas mais humanísticas e/ou sociais, como a filosofia, a história, a sociologia do esporte, a psicologia aplicada à educação física e ao esporte, a didática, também são encontradas, porém, são ainda minoria. Estes resultados apontam a predominância da concepção biologizada da pesquisa em EF no universo do estudo. As razões podem ser variadas, incluindo o perfil dos periódicos analisados. |
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Tendências atuais da pesquisa Brasileira em Educação Física: parte 1: uma análise a partir de periódicos nacionais Trends on the Brazilian research in physical education: part 1: a view through national journals Educação FísicaComunicação científicaPeriódicos científicosBibliometriaPhysical educationScientific communicationNational journalsBibliometrics Após poucos séculos de existência, a disciplina de Educação Física (EF) convive, de um lado, com a tradicional valorização de aspectos biológicos e médicos e, de outro, com a recente valorização de aspectos sócio-culturais, políticos e filosóficos. Estes parecem promover uma ruptura com a concepção tradicional de corpo, concepção "biologizada", da EF. Neste contexto, iniciamos um amplo estudo sobre as tendências atuais da pesquisa brasileira em EF. Por meio de uma abordagem bibliométrica, neste trabalho apresentamos uma análise das comunicações científicas em EF, veiculadas em quatro periódicos nacionais, no período de 2000 a 2005. O objetivo central foi caracterizar um recorte da pesquisa contemporânea brasileira em EF, publicada nestes periódicos, incluindo-se na análise as questões acerca das temáticas de maior interesse dos pesquisadores. O estudo seguiu duas etapas principais: a) coleta e organização dos dados e b) categorização e análises quantitativa e qualitativa. As 595 publicações analisadas classificaram-se em 20 áreas do conhecimento sendo fisiologia a de maior incidência (n = 376). Publicações com enfoque em áreas mais humanísticas e/ou sociais, como a filosofia, a história, a sociologia do esporte, a psicologia aplicada à educação física e ao esporte, a didática, também são encontradas, porém, são ainda minoria. Estes resultados apontam a predominância da concepção biologizada da pesquisa em EF no universo do estudo. As razões podem ser variadas, incluindo o perfil dos periódicos analisados. After few centuries of its foundation, the discipline of Physical Education (PE) resides with a dichotomic approach: on the one hand, the tradition of its medical and biological aspects and on the other hand, socio-cultural, political and philosophical issues are highlighted. This seems to disrupt the historical concept of "the biologized body". Within this context, we have started an investigation of trends in Brazilian research on PE. Using a bibliometric approach, in the present paper we analyze scientific publications from four Portuguese-language journals, in the 2001-2005 period. Our aim is identify with of the two concepts prevail in Brazilian current research on EP. The following steps were taken: a) data-gathering and categorization; and b) quantitative and qualitative analyses. We found that 431 (72.43%) out of 595 of the publications analyzed were from the biological sciences. More specifically, 376 (63.19%) were from physiology. These results point to the prevalence of a broad biological approach to PE, in which anatomical, biochemical, biophysical, and medical aspects at large are prevalent. Although our data does not allow us to give a complete picture of research trends in PE in Brazil, they suggest that PE's current research in the country is still biologically-oriented, revealing its strong historical concept. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1675210.1590/S1807-55092010000100011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 1 (2010); 121-134 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 1 (2010); 121-134 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 1 (2010); 121-134 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16752/18465Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, SuelyLeta, Jacqueline2012-05-22T12:39:40Zoai:revistas.usp.br:article/16752Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:39:40Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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