Produção de verdade e ensino jurídico: por uma prática de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Jonas Melo Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7325
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a questão da verdade e seus principais mecanismos de produção no ocidente, através de suas práticas judiciárias e pretensão de ensinar do ensino jurídico. Para este trabalho utilizou-se análise bibliográfica, sendo o mesmo dividido em três capítulos. Primeiramente recorreu-se a genealogia dos saberes, especialmente como compreendida e desenvolvida por Michel Foucault, em virtude de tal análise conseguir escapar a um sujeito de conhecimento predeterminado. A verdade se apresenta, então, como uma invenção, processando-se por meio de relações de força e jogos, nos quais determinados discursos ascendem a uma condição de certeza, pureza. Em um segundo momento serão problematizadas as formas de produção da verdade ocidentais: o Inquérito e o Exame, pois no desenvolvimento de ambas as concepções há um importante aporte nas práticas judiciárias. Por fim, a partir dos teóricos Japiassu e Warat, são explicitadas as maneiras pelas quais as práticas de ensino no Direito estão relacionadas com a verdade e seus modos de produção, pois assim é possível o exercício da crítica sobre a violência sofrida por estudantes em face de práticas que transformam o conhecimento jurídico em algo plenamente objetivo, e logo indiscutivelmente realizado ou acabado.
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