Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Layana Carla Gomes de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Macêdo, João Marcelo Alves, Lira, Islânia Andrade de, Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6821
Resumo: O ensino superior no Brasil sofre modificações constantes e a utilização de novos métodos de ensino-aprendizagem é de suma importância. O objetivo deste estudo foi demonstrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de nível superior do Curso de Ciências Contábeis da UFCG, Campus de Sousa-PB. Esta Universidade introduziu em 2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários estudantes e técnicos da profissão em graduarem-se no referido curso. Para os professores isto se torna mais um desafio pelo fato de que alguns desses alunos possuem o conhecimento prático na área. A questão problema que norteia o estudo é Como as estratégias de ensino e as metodologias adotadas pelos docentes que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa, lidam com diferentes níveis de conceitos prévios sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem? Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, do tipo descritiva e quanto a sua amplitude optou-se pela pesquisa de campo, sendo a coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado. As principais estratégias de ensino adotadas são dinâmicas, seminários, aulas expositivas, palestras, aulas orientadas e estudos de caso. Quanto ao perfil do docente que compõe o Curso de Ciências Contábeis em Sousa-PB são profissionais que possuem um alto grau de capacidade, e têm a vontade de inserir a prática nos ensinamentos Contábeis fazendo do aluno de Contabilidade não só um pesquisador, mas um profissional preparado para o mercado de trabalho.
id FURG_ee62ca6c05acd9c25e8fae0ae5fd7908
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6821
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.Methodologies in higher education: a review of its use by teachers of accoMetodologiaAprendizagemEnsinoDocenteCiências ContábeisMethodologyLearningEducationTeacherAccountingO ensino superior no Brasil sofre modificações constantes e a utilização de novos métodos de ensino-aprendizagem é de suma importância. O objetivo deste estudo foi demonstrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de nível superior do Curso de Ciências Contábeis da UFCG, Campus de Sousa-PB. Esta Universidade introduziu em 2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários estudantes e técnicos da profissão em graduarem-se no referido curso. Para os professores isto se torna mais um desafio pelo fato de que alguns desses alunos possuem o conhecimento prático na área. A questão problema que norteia o estudo é Como as estratégias de ensino e as metodologias adotadas pelos docentes que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa, lidam com diferentes níveis de conceitos prévios sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem? Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, do tipo descritiva e quanto a sua amplitude optou-se pela pesquisa de campo, sendo a coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado. As principais estratégias de ensino adotadas são dinâmicas, seminários, aulas expositivas, palestras, aulas orientadas e estudos de caso. Quanto ao perfil do docente que compõe o Curso de Ciências Contábeis em Sousa-PB são profissionais que possuem um alto grau de capacidade, e têm a vontade de inserir a prática nos ensinamentos Contábeis fazendo do aluno de Contabilidade não só um pesquisador, mas um profissional preparado para o mercado de trabalho.Higher education in Brazil undergoes constant changes and new methods of teaching and learning is paramount. The objective of this study was to demonstrate the teaching methodologies used by teachers of upper level Accounting Course UFCG, Campus de Sousa-PB. The University introduced in 2004, Campus de Sousa-PB, the course of Bachelor of Science in Accounting, which aroused the interest of many students and technicians in the profession to graduate in that course. For teachers this becomes more challenging by the fact that some of these students have the knowledge in the area. The question that guides the study issue is how the teaching strategies and methodologies adopted by the faculty who teach undergraduate courses in Accounting UFCG - Campus Sousa, deal with different levels of previous concepts from the point of view of the teaching-learning? The methodological procedures involved the research is characterized as a quantitative, descriptive and its range and it was decided to field research, data collection was performed using a structured questionnaire. The main strategies adopted are dynamic teaching, seminars, lectures, lectures, guided and case studies. Regarding the profile of teachers that make up the Accounting Course in Sousa-PB are professionals who have a high capacity, and have the desire to include practice teaching in Accounting Accounting student doing not only a researcher but a professional prepared for the labor market.EDGRAF2016-11-29T17:13:34Z2016-11-29T17:13:34Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Layana Carla Gomes de. et al. Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB. Sinergia, v. 15, n. 1, p. 37-50, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2050>. Acesso em: 28 nov. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/6821porOliveira, Layana Carla Gomes deMacêdo, João Marcelo AlvesLira, Islânia Andrade dePessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-29T17:13:34Zoai:repositorio.furg.br:1/6821Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-29T17:13:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
Methodologies in higher education: a review of its use by teachers of acco
title Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
spellingShingle Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
Oliveira, Layana Carla Gomes de
Metodologia
Aprendizagem
Ensino
Docente
Ciências Contábeis
Methodology
Learning
Education
Teacher
Accounting
title_short Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
title_full Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
title_fullStr Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
title_full_unstemmed Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
title_sort Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.
author Oliveira, Layana Carla Gomes de
author_facet Oliveira, Layana Carla Gomes de
Macêdo, João Marcelo Alves
Lira, Islânia Andrade de
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
author_role author
author2 Macêdo, João Marcelo Alves
Lira, Islânia Andrade de
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Layana Carla Gomes de
Macêdo, João Marcelo Alves
Lira, Islânia Andrade de
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Aprendizagem
Ensino
Docente
Ciências Contábeis
Methodology
Learning
Education
Teacher
Accounting
topic Metodologia
Aprendizagem
Ensino
Docente
Ciências Contábeis
Methodology
Learning
Education
Teacher
Accounting
description O ensino superior no Brasil sofre modificações constantes e a utilização de novos métodos de ensino-aprendizagem é de suma importância. O objetivo deste estudo foi demonstrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de nível superior do Curso de Ciências Contábeis da UFCG, Campus de Sousa-PB. Esta Universidade introduziu em 2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários estudantes e técnicos da profissão em graduarem-se no referido curso. Para os professores isto se torna mais um desafio pelo fato de que alguns desses alunos possuem o conhecimento prático na área. A questão problema que norteia o estudo é Como as estratégias de ensino e as metodologias adotadas pelos docentes que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa, lidam com diferentes níveis de conceitos prévios sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem? Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, do tipo descritiva e quanto a sua amplitude optou-se pela pesquisa de campo, sendo a coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado. As principais estratégias de ensino adotadas são dinâmicas, seminários, aulas expositivas, palestras, aulas orientadas e estudos de caso. Quanto ao perfil do docente que compõe o Curso de Ciências Contábeis em Sousa-PB são profissionais que possuem um alto grau de capacidade, e têm a vontade de inserir a prática nos ensinamentos Contábeis fazendo do aluno de Contabilidade não só um pesquisador, mas um profissional preparado para o mercado de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-29T17:13:34Z
2016-11-29T17:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Layana Carla Gomes de. et al. Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB. Sinergia, v. 15, n. 1, p. 37-50, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2050>. Acesso em: 28 nov. 2016.
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/6821
identifier_str_mv OLIVEIRA, Layana Carla Gomes de. et al. Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB. Sinergia, v. 15, n. 1, p. 37-50, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2050>. Acesso em: 28 nov. 2016.
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384372013170688