Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adamatti, Diana Francisca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4776
Resumo: Este trabalho propoe a definicao de uma arquitetura para incorporar jogadores virtuais em uma classe de Sistemas de Apoio a Decisao em Grupos (SADs-G), baseados na utilizacao conjunta de Simulacao Baseada em Multiagentes (MABS) e Jogos de Papeis (RPGs). Estas duas tecnicas, MABS e RPGs, vem sendo utilizadas de forma integrada ha alguns anos devido a capacidade de discussao e aprendizado dos RPG e da capacidade dinamica de MABS. Os jogadores virtuais definidos devem ter a capacidade de tomada de decisao e de comunicacao entre si e com os jogadores reais durante as negociacoes. Os principais aspectos discutidos neste trabalho sao: i) se os jogadores virtuais definidos possuem comportamentos nao-triviais perante aos jogadores reais; ii) se continua ocorrendo o processo de negociacao entre os jogadores, sejam eles reais ou virtuais; iii) se a realizacao de um jogo de forma eletronica (via computador) dificulta a interacao entre os jogadores. De forma a discutir estes aspectos, duas instancias de SADs-G foram implementadas no contexto da Gestao de Recursos Naturais, pois neste dominio o processo de negociacao e extremamente importante e complexo.
id FURG_ee7e7e708c9076cdf90e47aa46b5eb22
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4776
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos NaturaisEste trabalho propoe a definicao de uma arquitetura para incorporar jogadores virtuais em uma classe de Sistemas de Apoio a Decisao em Grupos (SADs-G), baseados na utilizacao conjunta de Simulacao Baseada em Multiagentes (MABS) e Jogos de Papeis (RPGs). Estas duas tecnicas, MABS e RPGs, vem sendo utilizadas de forma integrada ha alguns anos devido a capacidade de discussao e aprendizado dos RPG e da capacidade dinamica de MABS. Os jogadores virtuais definidos devem ter a capacidade de tomada de decisao e de comunicacao entre si e com os jogadores reais durante as negociacoes. Os principais aspectos discutidos neste trabalho sao: i) se os jogadores virtuais definidos possuem comportamentos nao-triviais perante aos jogadores reais; ii) se continua ocorrendo o processo de negociacao entre os jogadores, sejam eles reais ou virtuais; iii) se a realizacao de um jogo de forma eletronica (via computador) dificulta a interacao entre os jogadores. De forma a discutir estes aspectos, duas instancias de SADs-G foram implementadas no contexto da Gestao de Recursos Naturais, pois neste dominio o processo de negociacao e extremamente importante e complexo.This thesis proposes the definition of an architecture to insert virtual players in a particular subclass of Group Decision Support Systems (GDSS), that uses Multi-Agent-Based Simulation (MABS) and Role-Playing Games (RPGs) techniques in an integrated way. These techniques can bring interesting results, since it is possible to join the dynamic capacity of MABS with the discussion and learning capacity of RPGs. The defined virtual players must make decisions and communicate with each other and with the real players during the negotiation process. In this work, the main aspects discussed are the following: i) can virtual players have no-trivial behavior in the face of real players? ii) is the negotiation process between all players (virtual or real) still happening when virtual players are inserted? iii) do electronic games make more difficult the interaction between players? In order to discuss these aspects, two instances of GDSSs were developed in the natural resources management domain. This domain was chosen because its negotiation process is both very important and complex.Sichman, Jaime SimãoAdamatti, Diana Francisca2015-03-10T18:35:30Z2015-03-10T18:35:30Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfADAMATTI, Diana Adamatti. Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistemas de apoio a decisão em grupo: um experimento no domínio da gestão dos recursos naturais. 2007. 196 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07012008-154915/pt-br.php>. Acesso em: 20 fev. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/4776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-03-10T18:35:30Zoai:repositorio.furg.br:1/4776Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-03-10T18:35:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
title Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
spellingShingle Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
Adamatti, Diana Francisca
title_short Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
title_full Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
title_fullStr Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
title_full_unstemmed Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
title_sort Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistema de apoio a decisão em grupos: um Experimento no Domínio da Gestão dos Recursos Naturais
author Adamatti, Diana Francisca
author_facet Adamatti, Diana Francisca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sichman, Jaime Simão
dc.contributor.author.fl_str_mv Adamatti, Diana Francisca
description Este trabalho propoe a definicao de uma arquitetura para incorporar jogadores virtuais em uma classe de Sistemas de Apoio a Decisao em Grupos (SADs-G), baseados na utilizacao conjunta de Simulacao Baseada em Multiagentes (MABS) e Jogos de Papeis (RPGs). Estas duas tecnicas, MABS e RPGs, vem sendo utilizadas de forma integrada ha alguns anos devido a capacidade de discussao e aprendizado dos RPG e da capacidade dinamica de MABS. Os jogadores virtuais definidos devem ter a capacidade de tomada de decisao e de comunicacao entre si e com os jogadores reais durante as negociacoes. Os principais aspectos discutidos neste trabalho sao: i) se os jogadores virtuais definidos possuem comportamentos nao-triviais perante aos jogadores reais; ii) se continua ocorrendo o processo de negociacao entre os jogadores, sejam eles reais ou virtuais; iii) se a realizacao de um jogo de forma eletronica (via computador) dificulta a interacao entre os jogadores. De forma a discutir estes aspectos, duas instancias de SADs-G foram implementadas no contexto da Gestao de Recursos Naturais, pois neste dominio o processo de negociacao e extremamente importante e complexo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-10T18:35:30Z
2015-03-10T18:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ADAMATTI, Diana Adamatti. Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistemas de apoio a decisão em grupo: um experimento no domínio da gestão dos recursos naturais. 2007. 196 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07012008-154915/pt-br.php>. Acesso em: 20 fev. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/4776
identifier_str_mv ADAMATTI, Diana Adamatti. Inserção de jogadores virtuais em jogos de papéis para uso em sistemas de apoio a decisão em grupo: um experimento no domínio da gestão dos recursos naturais. 2007. 196 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07012008-154915/pt-br.php>. Acesso em: 20 fev. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384401251663872