Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental : estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8857 |
Resumo: | A presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental. |
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Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental : estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul.SolidariedadeÉticaEducação a distânciaEducação ambientalProfuncionárioSympathyEthicsOn-line educationEnvironmental educationProfuncionário programSolidaridadEducación a distanciaEducación ambientalA presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental.This doctoral dissertation is inserted into on-line education at the Profuncionário program carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), located in Pelotas, RS, Brazil. Its proposition involves sympathetic ethical awareness in environmental teacher education, based on the search for possible and desirable answers regarding the ethical rules which are implicit in the concept of sympathy, reflected in the environmental teacher education process in on-line education. This dissertation aims at finding out how sympathy becomes an ethical principle in the environmental teacher education process in an on-line technical course in the light of the Paradigm of Complexity, whose theory was proposed by the French philosopher Edgar Morin. In this theory, a human being is perceived as a product and a producer of a set of connections among biological, physical, chemical, cultural, ecological, social and natural interactive systems which accredit the individual/subjects relation with society and nature. The development of this study and reflection is based on a research of on-line education at the Technical Course in School Infrastructure, in the Profuncionário program at IFSul; it had 1778 employee-students enrolled in 12 centers in Rio Grande do Sul state, Brazil, from June 2012 to April 2014 (in the case of students who needed neither make-up classes nor final exams). The dissertation problem statement is formulated as follows: Is solidarity, while an affective component in relation to a way of handling the practice of caring about yourself and others in fellowship , able to comprise one of the variables which in turn can shed light on the complexity of ethics in professional qualification of environmental educators? The following statement pitched forth the dissertation hypothesis: "E-learning clears the path for solidarity networking, an ethical precept which the professional qualification of an environmental educator is based upon according to current spatial and temporal settings as in the specific case of the Programa Profuncionario do IFSul." The very hypothesis proved that the individual subject only becomes an environmental educator once one is held accountable at ones school and community. This accountability in turn implies a guided effort enabling closeness between the individuals well-being alongside the public sphere, wherein ethics is the decisive overriding element. Another burden of proof about this hypothesis can be well verified given that what these individuals at first glance deemed as mere icons on a computer screen came to become beams of light for conscientious transformation in personal commitment and ethical accountability throughout the entire online training program. This change was feasible by means of development of human potential along with each individual personal confrontation. Such claims can be attested by analysis of 1,156 pages which showed an actual productive citizenship network bridging individual-collective relationship whereas the reciprocity of "trans-form-action" stood out. The methodology approaches a study case in which an analysis process of all messages among employee-students and tutors/coordinators about the course School Infrastructure, posted in the site Moodle in three out of twelve centers, is carried out. Teachers and coordinators talks in weekly meetings are also analyzed. The research line chosen to develop this dissertation in Environmental Education is Principles of Environmental Education, since it favors the construction of new and complex perspectives of the theme sympathy/ethics/on-line education/Environmental Education.Esta investigación de doctorado es en modalidad EaD del programa Profuncionário de IFSul, con administración ubicada en la ciudad de Pelotas, RS, Brasil. Teniendo por consecuencia directa la conciencia ética solidaria en el proceso de formación del educador ambiental, involucrado en la búsqueda a una respuesta posible y esperada a respecto del estatuto ético implícito al concepto de solidaridad y específicamente reflejado en el proceso de formación del educador ambiental en la modalidad EaD. La tesis objetiva saber en qué medida la solidaridad se constituye en fundamento ético al proceso del educador ambiental en un curso técnico de la modalidad de Educación a distancia – EaD – basado en el paradigma de la complejidad, en la cual la teoría es propuesta por el filosofo francés Edgar Morin. Para esta teoría, el ser humano es tenido como producto y productor de un conjunto de conexiones entre sistemas interactivos: biológicos, físicos, químicos, culturales, ecológicos, sociales y naturales, que añaden la relación del individuo / sujeto con la sociedad y la naturaleza. El estudio y la reflexión se desarrollan a partir de una investigación en EaD, en el Curso Técnico de Infraestructura Escolar, del Programa Profuncionário – IFSul que poseía 1.778 funcionarios-estudiantes matriculados en 12 polos en el RS, empezado en junio de 2012 y concluido en abril de 2014 a aquellos que no estuvieron en recuperación y exámenes finales. El problema de investigación de la Tesis posee la siguiente formulación: Es la solidaridad, mientras componente afectivo, relacionado a un modo de se conducir una práctica del cuidado de si y del otro, capaz de constituirse en una de las variantes que puedan auxiliar en la comprensión de la complejidad ética para la formación de educadores ambientales? La hipótesis de la tesis se establece con la siguiente afirmativa: “La tecnología de la Educación posibilita la construcción de solidaridades, fundamento ético que constituye la formación del educador ambiental en nuevas configuraciones espacio tiempo, así como en el programa Profuncionário del IFSul.” La hipótesis ha comprobado que el individuo/sujeto se torna el educador ambiental a partir del hecho de responsabilizarse en la escuela y en la comunidad y que esta misma responsabilidad implica, por su vez, esfuerzo para aproximación del bien estar individual conjugado a la esfera social, donde la ética es elemento determinante. La confirmación de la hipótesis puede ser más fácilmente verificada a la medida en que lo que eran iconos en la tela de la computadora pasaron a ser posibilidades de transformación de individuos en sujetos conscientes de responsabilidades éticas y del compromiso durante el curso, por medio del desarrollo del potencial humano con el enfrentamiento personal de acuerdo con las 1.156 páginas en análisis y que demostraron una red productiva de ciudadanía por medio de la concretización de las relaciones del individual hacia al colectivo, de la reciprocidad de la “ trans – forma – acción”. La metodología comprende un estudio de caso, donde entonces se puede presenciar un proceso de análisis de todos los mensajes disponibles en el ambiente Moodle , en tres de los 12 polos, entre funcionarios estudiantes/tutores a distancia y tutores presenciales/coordinaciones, relativo al curso de Infraestructura Escolar, así como las conversaciones de los profesores formadores y coordinadores mientras reunidos, semanalmente. La línea de investigación elegida para el desarrollo de esta tesis en Educación Ambiental es la de Fundamentos de Educación Ambiental, porque favorece la construcción de nuevas y complejas perspectivas a respecto de la temática solidaridad/ ética/ educación a distancia/ educación ambiental.Calloni, HumbertoArrial, Luciana Roso de2020-07-01T12:04:39Z2020-07-01T12:04:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARRIAL, Luciana Roso de. Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental : estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-07-01T12:04:39Zoai:repositorio.furg.br:1/8857Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-07-01T12:04:39Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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