Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1625 |
Resumo: | Neste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <<correta>> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault. |
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Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológicoSexualidadeNarrativasDiscurso biológicoSala de aulaSéries iniciaisSexualityNarrativeBiological discourseClassroomInitial gradesNeste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <<correta>> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault.In this article, I challenge the understanding of sexuality as universal and biologically structured. I discuss sexuality as a historical and cultural construct, from the narratives of primary school teachers at initial grades, on their classroom experiences related to such issue. In the experiences narrated, the biological discourse stood out as the <<correct>> way to approach sexuality in school practices. Also related to that discourse structured on biology, some other discourses came up, which act in the media, in social groups, in the family, therefore engendering sexuality as an effect of cultural practices inscribed on bodies. In the study, I establish some connections with Cultural Studies, in their post-structuralist views, and with some of FoulcaultÕs propositions.2011-12-20T04:32:26Z2011-12-20T04:32:26Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Diogo Onofre. Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico. Revista Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, p. 67-75, 2003. Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/edlc/02124521v21nExtrap67.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.1579-1513http://repositorio.furg.br/handle/1/1625porRibeiro, Paula Regina CostaSouza, Diogo Onofreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-20T04:32:26Zoai:repositorio.furg.br:1/1625Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-20T04:32:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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