Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217027 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. |
id |
UFRGS-2_b50ead6200ef6f764efc685ed8ae9719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217027 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Paula Regina CostaSouza, Nádia Geisa Silveira deSouza, Diogo Onofre Gomes de2020-12-31T04:14:15Z20040104-026Xhttp://hdl.handle.net/10183/217027001121185Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.In this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelationship of severaldiscourses – those of biology; gender and sexual identities; the innocent and asexual child; family; protection–, and of interdictions – for instance, the biological field explanations, students transfers, derogatory naming,reprehensions, micro punishments.application/pdfporEstudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129SexualidadeSéries iniciaisEnsino fundamentalNarrativaSexualityNarrativesSchool pedagogiesInitial school gradesSexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamentalSexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial gradesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121185.pdf.txt001121185.pdf.txtExtracted Texttext/plain62841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/2/001121185.pdf.txtd6e7e5847a10218f4089922e4d32f3e2MD52ORIGINAL001121185.pdfTexto completoapplication/pdf95661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/1/001121185.pdf2061ff48f62c09f8ddf316cd7d9462f6MD5110183/2170272021-03-09 04:32:01.266918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:32:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial grades |
title |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental Ribeiro, Paula Regina Costa Sexualidade Séries iniciais Ensino fundamental Narrativa Sexuality Narratives School pedagogies Initial school grades |
title_short |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
author_facet |
Ribeiro, Paula Regina Costa Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre Gomes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Paula Regina Costa Souza, Nádia Geisa Silveira de Souza, Diogo Onofre Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Séries iniciais Ensino fundamental Narrativa |
topic |
Sexualidade Séries iniciais Ensino fundamental Narrativa Sexuality Narratives School pedagogies Initial school grades |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sexuality Narratives School pedagogies Initial school grades |
description |
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-31T04:14:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217027 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-026X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121185 |
identifier_str_mv |
0104-026X 001121185 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/2/001121185.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/1/001121185.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6e7e5847a10218f4089922e4d32f3e2 2061ff48f62c09f8ddf316cd7d9462f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447729003823104 |