Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Regina Costa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Souza, Nádia Geisa Silveira de, Souza, Diogo Onofre Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217027
Resumo: Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
id UFRGS-2_b50ead6200ef6f764efc685ed8ae9719
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217027
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Paula Regina CostaSouza, Nádia Geisa Silveira deSouza, Diogo Onofre Gomes de2020-12-31T04:14:15Z20040104-026Xhttp://hdl.handle.net/10183/217027001121185Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.In this study, we seek to identify and understand how sexuality has been treated in classroompractices at initial grades, considering that we see it as a historical and cultural construct. We examinedfemale teachers’ narratives about their classroom experiences involving sexuality, in order know discoursesand strategies involved in the constitution of children’s sexuality through the school pedagogies used bythem. In the experiences narrated, we noted the emergence of the action and interrelationship of severaldiscourses – those of biology; gender and sexual identities; the innocent and asexual child; family; protection–, and of interdictions – for instance, the biological field explanations, students transfers, derogatory naming,reprehensions, micro punishments.application/pdfporEstudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129SexualidadeSéries iniciaisEnsino fundamentalNarrativaSexualityNarrativesSchool pedagogiesInitial school gradesSexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamentalSexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial gradesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121185.pdf.txt001121185.pdf.txtExtracted Texttext/plain62841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/2/001121185.pdf.txtd6e7e5847a10218f4089922e4d32f3e2MD52ORIGINAL001121185.pdfTexto completoapplication/pdf95661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/1/001121185.pdf2061ff48f62c09f8ddf316cd7d9462f6MD5110183/2170272021-03-09 04:32:01.266918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:32:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sexuality in the Classroom : the pedagogies of primary school teachers at initial grades
title Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
Ribeiro, Paula Regina Costa
Sexualidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
Narrativa
Sexuality
Narratives
School pedagogies
Initial school grades
title_short Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
title_full Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Sexualidade na sala de aula : pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
author Ribeiro, Paula Regina Costa
author_facet Ribeiro, Paula Regina Costa
Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre Gomes de
author_role author
author2 Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula Regina Costa
Souza, Nádia Geisa Silveira de
Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
Narrativa
topic Sexualidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
Narrativa
Sexuality
Narratives
School pedagogies
Initial school grades
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Narratives
School pedagogies
Initial school grades
description Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como umaconstrução histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências emsala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias queatuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolaresutilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlaçãotanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criançainocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações docampo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-31T04:14:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217027
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-026X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121185
identifier_str_mv 0104-026X
001121185
url http://hdl.handle.net/10183/217027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos feministas. Florianópolis. Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2004), p. 109-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/2/001121185.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217027/1/001121185.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6e7e5847a10218f4089922e4d32f3e2
2061ff48f62c09f8ddf316cd7d9462f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447729003823104