Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Maqueni Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11432
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_f1509fe0fb2a8e9c31738a603cab877b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11432
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de HistóriaMemóriaPaisagemEnsino de HistóriaMemoryLandscapeTeaching HistoryDissertação (mestrado)Este estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto do Ensino de História. Nessa perspectiva, os caminhos dessa dissertação aconteceram a partir dos referenciais da Nova História Cultural, portanto, consideram as dimensões dos significados, das práticas, das representações e dos símbolos. Por esse ângulo, a questão que nos mobilizou foi a seguinte: Quais concepções e perspectivas históricas emergem entre estudantes do Ensino Fundamental, a partir do contato com a Paisagem e as Memórias da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS? Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida é de cunho social e articula dimensões coletivas e individuais. Para a análise das informações discursivas, utilizamos a técnica do Discurso do sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Lefèvre e Lefèvre (2005). Pela tessitura realizada, entendemos que emergiu uma expectativa por parte dos estudantes de que a História pudesse lhes entregar algumas “chaves” que lhes permitissem compreender sua existência no tempo e no espaço e que lhes possibilitasse a autonomia necessária para acolher ou refutar àquilo que no contexto de uma cultura é considerado essencial. Nesse viés, compreendemos que as interações entre Memória e Paisagem suscitam reflexões sobre a dimensão cultural e essa condição age diretamente na ampliação da capacidade reflexiva que busca suprir demandas essenciais ao construto do ser. Logo, convergimos para a ideia de buscar estabelecer parâmetros que possibilitem apreender noções espaço-temporais e que sejam capazes de atribuir sentidos para a existência.This study stems from concerns and questions about issues that transcend the purely objective aspects of human existence. Therefore, what excites us is the interweaving between Landscape Memory in the context of History Teaching. In this perspective, the paths of this dissertation happened from the references of the New Cultural History, therefore, they consider the dimensions of the meanings, the practices, the representations and the symbols. From this angle, the question that mobilized us was: What historical conceptions and perspectives emerge among elementary school students, from the contact with the Landscape and Memories of the port area of the city of Rio Grande / RS? In this sense, the research developed is of a social nature and articulates collective and individual dimensions. For the analysis of the discursive information, we used the technique of the Discourse of the Collective Subject (DSC), elaborated by Lefèvre and Lefèvre (2005). In this context, we understand that there was an expectation on the part of the students that history could give them some "keys" that would allow them to understand their existence in time and space and that would allow them the autonomy necessary to accept or refute what in the context culture is considered essential. In this bias, we understand that the interactions between Memory and Landscape give rise to reflections on the cultural dimension and this condition acts directly in the expansion of the reflexive capacity that seeks to supply essential demands to the construct of being. Therefore, we converge on the idea of seeking to establish parameters that allow us to grasp space-time notions and that are capable of assigning meanings to existence.Santos, Rita de Cassia Grecco dosPureza, Maqueni Barreto2024-02-08T00:10:49Z2024-02-08T00:10:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPUREZA, Maqueni Barreto. Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-08T00:10:49Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11432Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-08T00:10:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
title Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
spellingShingle Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
Pureza, Maqueni Barreto
Memória
Paisagem
Ensino de História
Memory
Landscape
Teaching History
title_short Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
title_full Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
title_fullStr Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
title_full_unstemmed Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
title_sort Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS : concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História
author Pureza, Maqueni Barreto
author_facet Pureza, Maqueni Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita de Cassia Grecco dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pureza, Maqueni Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Paisagem
Ensino de História
Memory
Landscape
Teaching History
topic Memória
Paisagem
Ensino de História
Memory
Landscape
Teaching History
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-02-08T00:10:49Z
2024-02-08T00:10:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PUREZA, Maqueni Barreto. Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11432
identifier_str_mv PUREZA, Maqueni Barreto. Memórias e paisagem da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS: concepções e perspectivas de estudantes do ensino fundamental no contexto do ensino de História. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187263712985088